Você sabe como a fuga de corrente elétrica acontece? A fuga de corrente elétrica é um mistério para muitos eletricistas e existem diversos detalhes importantes sobre a fuga de corrente e saiba que determinados aumentos na conta de luz, podem ser um clássico caso de fuga de corrente. Sabendo disso neste artigo vamos mostrar o que causa a fuga de corrente e quais são as suas consequências.

O que é a fuga de corrente elétrica?

A corrente elétrica é movimento ordenado de elétrons em por um determinado material condutor de energia elétrica e sua unidade de medida é dada em amperes (A), sendo uma das principais grandezas elétrica.

A fuga de corrente elétrica é caracterizada por uma corrente elétrica que além de fluir para o circuito principal, é escoada para outra massa durante o seu percurso.

A fuga de corrente elétrica pode acontecer de duas formas, onde a primeira é quando a fuga de corrente elétrica acontece nos cabos da instalação elétrica. Porém a segunda forma que pode ocasionar uma fuga de corrente elétrica é quando essa fuga de corrente acontece nos aparelhos ou nas máquinas.

Para facilitar o entendimento sobre o que é fuga de corrente elétrica, resolvemos fazer um desenho de um circuito com uma carga ligada à tomada, a carga pode ser uma lâmpada, uma máquina de lavar, uma geladeira, enfim, qualquer aparelho ou equipamento ligado à energia elétrica. A corrente circula naturalmente entre fase e neutro ou fase e fase, este é o princípio de funcionamento de um circuito elétrico de fonte alternada por exemplo.

E quando por alguma situação no circuito parte da corrente elétrica “foge” do circuito para aterramento temos uma fuga de corrente elétrica. Em nosso desenho parte da corrente elétrica que são as setas amarelas estão indo para o aterramento.

Como acontecer fuga de corrente.

O que é fuga de corrente elétrica?

É importante entender que um cabo com a parte condutora exposta não necessariamente é fuga de corrente, para que haja uma fuga de corrente é necessário que esta parte condutora do cabo esteja encostada em um ponto aterrado.

Um dos principais problemas da fuga de corrente elétrica é que esta energia circulando para “fora” do circuito não vai gerar um trabalho efetivo, porque corrente elétrica será dissipada para o sistema de aterramento, causando um aumento considerável no consumo de energia elétrica da residência.

A situação mais grave de fuga de corrente é quando alguém encosta neste ponto energizado e sofre um choque elétrico. O choque elétrico é uma fuga de corrente elétrica, porque parte da corrente que deveria retornar para o sistema sai pelo corpo da pessoa e vai para um ponto aterrado, por esse motivo é importante sempre ter um bom sistema de aterramento na instalação elétrica.

O choque elétrico pode matar.

A fuga de corrente é choque elétrico.

Fuga de corrente elétrica nas instalações

A fuga de corrente elétrica nas instalações é a fuga que mais ocorre. É muito comum ouvir alguém dizendo que de um mês para o outro houve um aumento muito grande na conta de energia elétrica, esse tipo de relato é um forte indicador que naquela instalação está tendo uma fuga de corrente.

As 5 condições para que haja fuga de corrente

A primeira condição: nas emendas mal isoladas, a isolação malfeita faz com que a resistência da isolação possa proporcionar a fuga de corrente, caso esta emenda encoste em alguma parte condutora e aterrada da instalação como é o caso de caixas de passagem metálica.

As emenda tem que ser bem isoladas sempre.

Fuga de corrente elétrica nas emendas mal isoladas.

A segunda condição: cabo com isolação ressecada e quebradiça, os cabos que sobreaquece e resfriam constantemente acima do limite para o qual foram fabricados, acabam com a capa de isolação ressecada e quebradiça.

Cabos ressecados pode causar incêndio.

Fuga de corrente elétrica em cabo com isolação ressecada e quebradiça.

A terceira condição: cabos feridos, os cabos podem ficar danificados quando na passagem de cabos durante a montagem instalação elétrica não se toma os devidos cuidados, assim ferindo o cabo. Esse ferimento é quando alguma parte da isolação é danificada deixando exposta a parte de cobre. Outra situação que pode ocorrer é quando algum roedor como rato morde os cabos e danifica a sua capa de isolação.

Verifique sempre os cabos antes da finalizar a instalação.

Fuga de corrente elétrica em cabo ferido.

A quarta condição: umidade e infiltração, em caixa de passagem no piso é comum acontecer infiltração de água, principalmente em locais onde o piso é lavado constantemente, mas isso também pode acontecer nas instalações no teto e nas paredes. A umidade e água diminuem bastante a resistência elétrica, então neste caso qualquer emenda mal isolada, cabo ressecado e cabo ferido vai proporcionar uma fuga de corrente elétrica.

A água danificar seriamente a instalação elétrica.

Fuga de corrente elétrica por causa de umidade e infiltração.

A quinta condição: instalação de cabos aparente malfeita, os cabos fixados em instalação aparente como por exemplo embaixo de telhado ou sobre forro no teto ficam expostos sem proteção mecânica.

Muitas destas instalações são fixadas com pregos, parafusos e outro prendedores que se mal colocados podem perfurar a isolação do cabo. E como estão presos diretamente na alvenaria da instalação, temos uma condição perfeita para proporcionar fuga de corrente. Este tipo de instalação de cabos expostos a norma NBR 5410 exige que seja usado cabo com dupla isolação, dessa forma o cabo fica protegido contrachoques mecânicos.

Cabos aparente devem ter dupla isolação NBR 5410.

Fuga de corrente elétrica na instalação de cabos aparente malfeita.

Fuga de corrente nos aparelhos e máquinas

Uma outra situação que pode causar fuga de corrente elétrica é quando um cabo interno de um aparelho ou máquina, ou mesmo algum componente apresenta falha e energiza a carcaça do aparelho. A fuga de corrente nestes casos só vai ocorrer efetivamente quando alguém encostar no aparelho é for eletrocutado, ou se estes aparelhos tiver a carcaça aterrada.

Existem aparelhos e eletrodomésticos duplamente isolados, que é quando os circuitos ficam protegidos da carcaça do aparelho, justamente para evitar que a carcaça aparelho fique energizada em caso de falhas. Mas muitos aparelhos como geladeiras, fornos elétricos, fornos de microondas não possuem dupla isolação.

Existem aparelhos com dupla isolação por segurança.

Fuga de corrente elétrica nos aparelhos e maquinas elétricas.

Os aparelhos que não possuem dupla isolação o terceiro pino no plug da tomada que é o pino do aterramento. O terceiro pino deve ser ligado ao aterramento da instalação elétrica para escoar essa carga elétrica acumulada nas carcaças em caso de falha, por isso nunca se deve cortar o terceiro pino e sim trocar a tomada.

Nunca devemos cortar o terceiro pino dos plugues.

O terceiro pino deve ser ligado ao aterramento da instalação elétrica.

Dispositivo DR diferencial residual

A melhor maneira de prevenir acidentes e desperdícios de energia por causa da fuga de corrente elétrica é utilizando um DR, pois o DR é o único componente de segurança que identifica e protege contra a fuga de corrente.

O DR desliga o circuito elétrico em caso de fuga de corrente, garantindo a proteção contrachoque elétrico. Quando ocorre um choque elétrico o DR desliga todo o circuito no tempo mais rápido possível e isso é fundamental para evitar que a pessoa fique presa sendo eletrocutada, por isso sempre é importante ter um DR na sua instalação elétrica.

Evitar graves consequências dos choques elétricos.

Dispositivo diferencial residual.

O aumento no consumo de energia é o menor dos problemas da fuga de corrente elétrica, visto que a pessoa pode tomar um choque elétrico que em muitos casos é fatal, por isso é de grande importância ter um DR no QDC. Abaixo deixamos um vídeo do canal do Mundo da Elétrica, com uma aula completa sobre DR, IDR e DDR.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a fuga de corrente elétrica. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)