O tema deste artigo é disjuntor DR, mas será que você sabe o que DR? Vamos mostrar o significado do disjuntor DR e explicar para que serve o DR e como escolher um disjuntor DR, vamos lá pessoal!

O que é interruptor DR?

Também conhecido como interruptor diferencial residual (IDR), o diferencia residual (DR) é um dispositivo de proteção obrigatório em todas as instalações elétricas, mas apesar de ser obrigatório, grande parte das instalações elétricas do Brasil não tem um DR.

A instalação de um DR deveria ser algo bem simples e comum, mas como grande parte das instalações não seguem o que a norma diz, são poucos os profissionais que realmente entendem sobre o assunto e com isso, o número de eletricistas com duvidas é cada vez maior.

Para que serve um dispositivo DR?

Conheça as aplicações do dispositivo DR e entenda porque o uso deste componente é obrigatório.

Qual à aplicação do DR?

Para facilitar o entendimento, o dispositivo diferencial residual (DR) como já falamos é um dispositivo de proteção. Ele é utilizado dentro das instalações elétricas funcionando como um interruptor automático, tendo a função de desenergizar o circuito sempre que houver alguma fuga de corrente que seja superior ao que este DR seja capaz de detectar.

O interruptor diferencial residual também ajuda na economia de dinheiro, visto que ao perceber essa fuga de corrente elétrica e desarmar, ele indiretamente vai contribuir evitando o aumento na conta de energia elétrica, justamente por não permitir os gastos desnecessários causados pela fuga de corrente elétrica.

Dispositivo DR: Segurança dos usuários

A obrigatoriedade do DR tem como principal objetivo a proteção dos usuários contra os choques elétricos, porque no momento que ele detecta a fuga de corrente para o corpo da pessoa, ele desarma imediatamente. Portanto, com a proteção ocorrendo dessa maneira, as graves consequências dos choques elétricos são minimizadas consideravelmente.

À necessidade de usar o dispositivo de proteção DR é ainda maior em ambientes que são considerados de maior risco, ou seja, onde os choques elétricos podem acontecer com maior intensidade devido às condições locais como por exemplo, onde tenha chuveiros elétricos, banheiras elétricas, outros aparelhos eletrônicos e a presença de água..

Dispositivo DR: Como funciona?

Existem várias classificações de DR, mas ele sempre vai funcionar como um interruptor que desarma quando uma certa corrente de fuga que é especificada no DR é atingida. Para compreender melhor isso, siga este exemplo: Quando é um DR com corrente de 30mA, ele só vai desarmar se a diferença entre a corrente nos terminais for igual ou maior que estes 30mA.

Desta forma é garantido que o usuário não leve um choque com corrente maior que 30mA, justamente porque o dispositivo DR irá desarmar. É preciso informar que o DR leva sim um tempo para desarmar, mas este tempo entre o momento que detectou a fuga e o desarme é muito rápido, evitando os danos maiores em casos de fugas de corrente.

Neste vídeo abaixo você pode conferir uma aula completa sobre IDR, DR e DDR. Veja quais as diferenças entre eles e como é importante fazer o dimensionamento correto. Isso mesmo pessoal, não adianta usar um dispositivo DR qualquer, o certo é fazer os cálculos para garantir tanto o funcionamento, quanto à proteção ideal.

As pessoas não imaginam que os acidentes podem acontecer com elas e por isso, muitas não dão à devida atenção para as prevenção e proteção. Quando o assunto é acidente elétrico, quase sempre a pessoa não tem uma segunda chance. Então, não espere acontecer parar tirar uma lição, se previna e use todos os componentes de proteção seguindo as indicações das normas, principalmente em ambientes com água!

Caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder. Se tiver alguma crítica ou sugestão, elas também serão bem recebidas. Compartilhe conosco a sua opinião e ajude-nos a melhorar cada vez mais o conteúdo do nosso site!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Dispositivo DR! O que é e qual sua aplicação?”

  1. Sidnei Soares dos Santos

    As informações de segurança são muito importantes Obrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre! Salvam vidas!

      Responder
  2. Nicola Roberto de Oliveira

    Excelente Aula sobre os IDR, DR ou DDR. Fundamental na segurança de pessoas.
    Parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Nicola! OBrigado por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)