De acordo com a norma NBR-5410 todas as instalações elétricas devem conter no mínimo um Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC), mas infelizmente nem os eletricistas sabem como fazer ou por onde começar a montagem de um QDC, pensando nisso resolvemos ensinar como realizar a montagem de um quadro de distribuição passo a passo. Vamos lá pessoal!

Caixa de distribuição:

A caixa de distribuição, mais conhecido como quadro de distribuição de circuitos (QDC) é sem dúvidas uma das partes mais importantes em uma instalação elétrica, pois é pelo quadro de distribuição que passa toda a energia da instalação.

O quadro de distribuição é responsável por conter todos os dispositivos de proteção necessários, e como o próprio nome diz ele tem o objetivo de distribuir todos os circuitos para os pontos de utilização da instalação, para garantir a segurança e o bom funcionamento, além disso a caixa de distribuição evita defeitos e acidentes dentro da instalação.

Os circuitos contidos na caixa de distribuição são devidamente separados, como por exemplo circuito de iluminação, circuito para tomadas de uso geral (TUG), e circuitos individuais para tomadas de uso específico, de forma que todos os circuitos possuam uma potência máxima a ser dissipada.

Todos os circuitos que se encontram dentro da caixa de distribuição devem estar todos devidamente identificados, para garantir a segurança do profissional que irá realizar manutenção, ensaios e inspeções no QDC e dos usuários da instalação.

Instalação de uma caixa de distribuição de energia.

Montagem de quadro de distribuição passo a passo.

Não importa quais os serviços que iremos desenvolver nas instalações elétrica, todos estes serviços devem sempre estar de acordo com as normas, como por exemplo a NBR 5410 – Instalações elétrica em baixa tensão – e NR-10 – Segurança em instalações e serviços com eletricidade. Seguir as normas e executar corretamente as instalações elétricas é o mínimo que se espera de um profissional do Mundo da Elétrica.

Como foi mencionado anteriormente, o quadro de distribuição é onde está contido todos os dispositivos de proteção, tanto para os circuitos quanto para as pessoas, como por exemplo os disjuntores, dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e interruptor diferencial residual (IDR), portanto é fundamental que todos eles estejam devidamente dimensionados e  instalados conforme a norma NBR-5410 para instalações elétricas em baixa tensão.

Montagem do quadro de distribuição:

Antes de realizar a montagem é preciso saber qual será a caixa de distribuição a ser utilizada, para isso deverá ser feito a divisão de circuitos, e o dimensionamento dos componentes de proteção, como por exemplo o dimensionamento dos disjuntores e cabos elétricos.

Local de instalação do QDC:

De acordo com a norma NBR-5410 não existem muitas restrições em relação ao local de instalação da caixa de distribuição, sendo assim a única exigência para o QDC é que ele não seja instalado em locais que o quadro de distribuição de força (QDF) fique trancado, ou seja, de difícil acesso, fora estas situações o quadro de distribuição pode ser instalado em qualquer local, de acordo como a norma.

Abaixo mostramos a imagem de uma planta baixa com as devidas indicações dos locais que podem ou não ser instalado o quadro de distribuição de circuitos.

Onde instalar o quadro de distribuição de circuitos?

Locais que podem ou não ser instalado o QDC.

Observem que a imagem acima não indica se pode ou não instalar a caixa de distribuição na sala, mas devido a questões de estética não recomendamos que se feita a instalação do QDC na sala.

Recomendamos que a instalação do quadro de distribuição seja feita o mais próximo possível do medidor, pois os cabos que são levados até a caixa de distribuição são os que conduzem maior corrente e são de maior espessura, dessa forma a distância interfere diretamente no dimensionamento dos cabos elétricos.

Montando o quadro de distribuição:

Iremos montar um quadro de distribuição para um circuito bifásico (fase, fase e neutro) que contém um dispositivo diferencial residual, três dispositivos de proteção contra surto e seis disjuntores, sendo que cinco deles são monofásicos de o disjuntor geral que é bipolar.

Alertamos para que você certifique-se de que os condutores que estão vindo do medidor não estejam energizados, portanto desligue o disjuntor do padrão de entrada antes de realizar qualquer serviço.

Passo 1: Faça primeiro a fixação dos componentes, de forma que a montagem fique a mais organizada possível, em seguida faça a alimentação do disjuntor geral.

Neste caso iremos alimentar o disjuntor geral por baixo, como mostra a imagem abaixo. O disjuntor está sendo alimentado por baixo devido a uma questão de estética e organização, mas não existe uma polaridade correta para os disjuntores de corrente alternada, eles irão funcionar de qualquer maneira.

Como fazer a montagem de quadro de distribuição de circuitos (QDC).

Esquema de ligação para um QDC . Energizando o disjuntor geral.

Passo 2: O condutor de neutro que vem diretamente do medidor é ligado diretamente na entrada de um DPS e logo em seguida derivamos para a entrada do DR, neste caso alimentamos o diferencial residual por cima, como mostra abaixo:

Como fazer a montagem de quadro de distribuição de circuitos (QDC).

Esquema de ligação para um QDC . Conectando o cabo neutro no DPS e DR.

É importante destacar que única restrição do interruptor diferencial residual são os polos de fase e de neutro, ou seja só pode ligar os cabos de fase e neutro nos bornes especificados no dispositivo.

Passo 3: Após os condutores de fase serem seccionados pelo disjuntor geral, os dois dispositivos de proteção contra surto (DPS) que restaram e o diferencial residual (DR) serão alimentados, ou seja, os cabos são ligados da saída do disjuntor geral e derivados para as entradas dos DPS´s e do DR, como mostra a imagem abaixo:

Como fazer a montagem de quadro de distribuição de circuitos (QDC).

Esquema de ligação para um QDC . Derivando os condutores de fase.

Passo 4: Após ter feito a alimentação dos DPS´s e do DR iremos ligar as saídas dos DPS´s no barramento de terra e neste mesmo barramento ligamos o condutor de aterramento, de forma que cada circuito tenha um condutor de aterramento separadamente, como o indicado no esquema abaixo:

Como fazer a montagem de quadro de distribuição de circuitos (QDC).

Esquema de ligação para um QDC . Ligando as saídas dos DPS´s no barramento de aterramento.

Passo 5: Agora iremos realizar as ligações para alimentar os disjuntores monopolares. Para isso iremos utilizar um barramento pente para derivar as saídas do interruptor diferencial residual. Neste caso, recomendamos a utilização do barramento pente, pois ele oferece uma melhor fixação nos bornes, é mais seguro e ainda economiza espaço.

Como fazer a montagem de quadro de distribuição de circuitos (QDC).

Esquema de ligação para um QDC . Energizando os disjuntores de cada circuito, usando o barramento pente.

Passo 6: Assim que o barramento pente é conectado nas entradas dos disjuntores é conectado o cabo de fase nos bornes de saída de cada um dos disjuntores, que serão o condutor fase de cada circuito. O esquema abaixo demonstra como devem ser conectados os cabos fase de cada circuito.

Como fazer a montagem de quadro de distribuição de circuitos (QDC).

Esquema de ligação para um QDC . Conectando os cabos de fase nos disjuntores de casa circuito.

Passo 7: Cada circuito tem que ter um cabo de neutro separado, portanto iremos conectar um cabo da saída do DR e ligar diretamente no barramento de neutro. A partir de então iremos conectar os demais cabos de neutro do circuito no barramento de neutro, como mostra o esquema abaixo.

Como fazer a montagem de quadro de distribuição de circuitos (QDC).

Esquema de ligação para um QDC . Cabo saindo do DR e conectado junto ao barramento neutro.

Considerações finais:

Como podemos observar as ligações feitas, é um quadro de distribuição para cinco circuitos, portanto cada um dos circuitos, possuem um disjuntor e seus respectivos condutores de aterramento e condutores de neutro, que estão protegidos pelo disjuntor geral, DPS e DR. A imagem abaixo mostra o esquema de liação final do quadro de distribuição.

Como fazer a montagem de quadro de distribuição de circuitos (QDC).

Esquema de ligação para um QDC .Esquema de ligação completa.

Para que você possa entender perfeitamente o passo a passo desta montagem, deixamos um vídeo abaixo realizando esta montagem e dando algumas dicas que são fundamentais durante a instalação.

Finalizamos este artigo e esperamos ter ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer a montagem de um quadro de distribuição! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

14 comentários para “Caixa de distribuição elétrica. Montando passo a passo!”

  1. Antonio Romeu Figueiredo

    Parabenizo MUNDO DA ELÉTRICA que gera uma difusão dos ensinamentos básicos dos eletricistas em geral. Sempre me interesso em atualizar meus conhecimentos. Lendo e relendo tudo sobre eletricidade. A forma didática conduzida pelos técnicos nos temas são de fácil entendimento.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Antonio! Somos muito gratos por nos prestigiar!

      Responder
  2. Benivaldo Bezerra do Nascimento

    Sempre muito bem elaborado, de forma bem pedagógica. Como sempre o trabalho é realizado por profissionais, com profundo conhecimento e acima de tudo gostam do que se propõem a fazer. Parabéns

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Benivaldo!

      Responder
  3. Fábio Ribeiro

    Top professor!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Fábio!

      Responder
  4. Ubirajara Pereira Fernandes

    Sou eletricista mais trabalhei, mais na industria, instalei muito pouco o (QDC) foi muito importante, este informativo.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bacana demais! Obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  5. Ubaldino

    Explicação da montagem QDC excelente.Estou sempre ligado a este canal.Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Ubaldino!

      Responder
  6. Geraldo Matias

    Cada dia aprendendo mais com vocês.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu Geraldo!

      Responder
  7. Geraldo Magela da Costa

    Obrigado pelas dicas

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Por nada Geraldo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)