Quando uma tempestade aparece você fica com medo de que haja uma descarga elétrica em sua residência? Tomar precauções para que isso não aconteça é de suma importância, pois essa descarga é um dos motivos que resultam em um surto elétrico que pode queimar aparelhos elétricos e eletrônicos, além de oferecer um alto risco para quem está por perto. Para que isto não aconteça, o Mundo da Elétrica vai te mostrar as características de um DPS e ensinar como instalar um DPS. Vamos lá pessoal!

O que causa um Surto Elétrico?

O surto elétrico é um fenômeno que pode ocorrer devido aos raios que caem sobre a rede elétrica, partida de grandes motores elétricos, além de outras anomalias. Por esses e outros motivos é que devemos usar sempre um DPS.

DPS: O que é?

DPS é um Dispositivo de Proteção contra Surtos que realiza a proteção de dispositivos elétricos e eletrônicos, evitando a queima dos mesmos.

O DPS ainda é um dispositivo que nem todos os eletricistas estão familiarizados, e por não saberem muito dele a maioria das instalações não têm o DPS. E para mudar isso nós vamos explicar o seu funcionamento e as suas respectivas características, além de mostrar como fazer a instalação da maneira correta.

DPS: Classes e Funcionamento

Antes de iniciar a instalação do DPS, devemos entender quais são as suas classes e aplicações. Existem três classes de dispositivos de proteção contra surto, que são: classe I, classe II e classe III.

Classe I

Primeira classe do Dispositivo de proteção.

Demonstração da primeira classe do DPS.

Os DPS classe I são os dispositivos utilizados na proteção contra os efeitos das descargas diretas, então a sua instalação é realizada no ponto de entrada da instalação. O DPS classe I é o mais robusto em relação à capacidade de descarga.

Classe II

Segunda classe do Dispositivo de proteção.

Demonstração da segunda classe do DPS.

Os DPS Classe II  são os dispositivos adequados para a proteção contra os efeitos das descargas indiretas, então a sua instalação normalmente é feita no quadro de distribuição.

O DPS classe II é o mais utilizado em residências e pequenos imóveis comerciais, trabalhando como complemento ao modelos classe I, ou ainda na prevenção contra sobretensões de manobra.

Classe III

Terceira classe do Dispositivo de proteção.

Demonstração da terceira classe do DPS.

Os DPS Classe III são os dispositivos instalados para uma proteção complementar. Eles são usados em níveis internos de proteção, sendo instalados próximos aos equipamentos para garantir uma proteção maior.

DPS: Instalação

Para ensinarmos como fazer a instalação usamos um DPS de classe II que suporta uma corrente nominal de 20 kA e uma corrente máxima de 40 kA. Outros modelos e tipos de DPS podem possuir valores menores ou maiores, por isso é importante analisar as informações do seu DPS.

É importante destacar que pelo fato da corrente nominal ser mais elevada, isso proporciona uma margem maior de segurança e uma vida útil mais longa. Enquanto a corrente máxima representa o valor máximo de um impulso de corrente que o dispositivo pode funcionar com segurança.

Existem duas maneiras de realizar a ligação do DPS, a ligação em série e a ligação em paralelo.

Ligação em série

Veja a ligação desse dispositivo em série.

Ligação do DPS em série com a instalação.

Na ligação em série da imagem acima, o DPS está protegido por meio do dispositivo de proteção instalado no quadro de distribuição e está ligado em série com esse dispositivo. Em caso de sobrecarga no DPS, o dispositivo de proteção dispara desligando toda a instalação. Este dispositivo de proteção pode ser um fusível ou um minidisjuntor.

Ligação em paralelo

Veja a ligação desse dispositivo em paralelo.

Ligação do DPS em paralelo com a instalação.

Na ligação em paralelo da imagem acima, o DPS pode ser protegido por meio do dispositivo de proteção instalado no cabo de conexão desse DPS, dessa forma quando o dispositivo de proteção atuar, apenas o circuito protegido é desligado e o resto da instalação continua energizada.

Como a instalação de DPS dentro do QDC é feita com DPS de classe II, mostramos uma configuração de ligação para o DPS classe II, além disso é importante destacar que o modelo de ligação do DPS em série é o modelo de ligação mais comum em instalações residenciais, sendo que neste modelo de ligação também é usado o disjuntor geral da instalação como disjuntor de proteção para o DPS.

No caso de uma ligação em que o neutro é aterrado, não existe a necessidade de instalar um DPS para o neutro.

Neste painel abaixo temos quatro DPS instalados para um sistema trifásico e com aterramento TN-S

Veja o exemplo de instalação de DPS.

Instalação trifásica com DPS e DR!

A configuração mostra a posição dos DPS e do DR logo após o disjuntor geral.

Observe que temos uma ligação em série dos DPS, a alimentação do disjuntor entra por baixo e na saída do disjuntor temos um barramento pente tripolar alimentando os DPS. Nós usamos conectores genéricos para derivar os cabos para a entrada do DR.

Como o sistema de aterramento é o TN-S, temos também um DPS para o neutro.

Na saída dos DPS usamos um barramento pente monopolar para derivar todos os DPS e levar um cabo para o barramento de terra.

Em qualquer DPS a instalação sempre será fase ou neutro entrando em um polo e um cabo saindo para aterramento no outro polo, sempre com um disjuntor antes do DPS, seja o geral ou o disjuntor de desconexão exclusivo para o DPS.

Seguindo corretamente as dicas e informações que passei, certamente você vai conseguir instalar o DPS, mas caso queira ver o passo a passo dessa instalação indicamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Ele vai te ensinar a instalar um QDC completo com DPS. Não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever!

Esperamos ter esclarecido sobre o assunto e que você tenha gostado deste artigo. Se ainda houver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e te responderemos, aproveite e deixe também a sua opinião sobre este artigo. Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica para não perder nenhuma novidade sobre eletricidade!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)