Choveu e acabou a luz, você tem ideia do por que isso acontece? E se estragar a comida da geladeira, o que eu faço? São muitas dúvidas envolvendo a falta de energia, e neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar as principais causas da queda de energia em dias de chuva, vamos lá pessoal.

Falta de energia elétrica: Raios

Se a gente parar para pensar os motivos são muitos, porque a chuva pode castigar as instalações elétricas de várias formas. Talvez a maioria das pessoas imagine que o raio é o principal motivo para a falta de energia em dias de chuva, e realmente este é sim um dos causadores deste problema!

Caso você não saiba, um raio que cai em uma rede elétrica pode causar diversos problemas, agora imagine se este raio cair direto em um transformador! Pois é, isso acontece com muita frequência e quem já presenciou isso sabe que o transformador sofre sérios danos, desligando toda a rede de grande parte daquela região.

Um surto elétrico provocado pelos raios pode acionar os dispositivos de proteção, resultando na interrupção de energia. Entenda que a falta de energia na grande maioria das vezes é justamente para proteger as instalações elétricas.

Falta de luz, o que fazer?

Por que falta energia elétrica quando chove? Entenda porque isso é normal!

Falta de energia elétrica: Ventos

Os ventos fortes podem fazer com que os cabos elétricos da rede de distribuição se aproximem fechando arcos, e consequentemente fazendo acionar as proteções. Quando isso acontece certamente resulta no desligamento da rede.

O vento forte também pode fazer com que os galhos das árvores e outros materiais sejam projetados sobre os cabos da rede elétrica. Quando isso acontece pode ocorrer um curto-circuito ou o rompimento dos cabos, que certamente vai gerar problemas no fornecimento de energia elétrica.

Tem regiões onde os ventos são tão intensos que podem derrubar até mesmo as torres de transmissão, então imagine só o estrago que este tipo de incidente irá causar! Pode ter certeza que o público afetado pelos problemas dos exemplos anteriores seria muito inferior ao número afetado neste exemplo da torre de transmissão.

Falta de energia elétrica: O que fazer?

Em qualquer uma das situações citadas acima as concessionárias de energia precisam agir de imediato, justamente para garantir que a energia seja restabelecida no menor tempo possível! Mas e se demorar, o que eu devo fazer?

Caso o tempo para restabelecer a energia elétrica seja demorado demais e cause danos que possam ser comprovados pela demora no restabelecimento da energia elétrica, é possível solicitar o ressarcimento da concessionária.

Entenda que não é simplesmente ir lá e exigir, você deve ter tudo documentado, ou seja, você precisa informar a concessionária através do telefone do serviço de atendimento ao consumidor sobre a falta de energia e também sobre a demora para religar. Caso o problema não seja solucionado, você pode gerar uma reclamação na ANEEL e também mover uma ação em um juizado de pequenas causas.

Falta de energia elétrica: Problemas em casa

É fundamental compreender que o problema pode ter sido causado dentro da sua residência, e quando é falado dentro não é dentro da casa e sim na instalação elétrica. A chuva pode causar uma falha elétrica depois do padrão de entrada, e neste caso a responsabilidade de encontrar o problema e resolvê-lo é do dono do imóvel!

Um dos principais problemas que a chuva pode causar depois do padrão de entrada é o rompimento dos cabos, mas também pode ocorrer fuga de corrente devido aos danos na isolação dos condutores e etc.

Para resolver isso o mais aconselhado é contratar um profissional do Mundo da Elétrica capacitado. O eletricista deve saber identificar este tipo de problema para ajudar corretamente o cliente que está passando por uma falta de energia.

Ninguém gosta de ficar sem energia elétrica, mas agora você sabe que a queda não é porque a energia é uma porcaria, visto que na verdade a queda de energia na maioria das vezes é para proteger a sua instalação.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e caso tenha ficado alguma dúvida, favor deixar nos comentários que nós iremos responder com maior prazer!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)