Você sabe qual a origem do arco elétrico? Talvez muitas pessoas nem saibam o que é arco elétrico. Neste artigo vamos falar o que é arco elétrico, como ele é formado e mostrar o que a norma NR 10 diz sobre este assunto. Entenda também como o arco voltaico pode ser extremamente perigoso para a sua vida, vamos lá pessoal!

Arco elétrico: O que é e como é formado?

O arco elétrico ocorre quando há uma ruptura dielétrica na qual produz uma descarga elétrica. O termo arco elétrico é o mais comum, mas ele também pode ser chamado de arco voltaico ou curto-circuito como é popularmente chamado. Este fenômeno é tão forte que consegue romper a isolação feita pelo ar, conduzindo elétrons de um eletrodo ao outro através de um fluxo de corrente.

Para que o arco elétrico aconteça precisamos analisar dois fatores primordiais. O primeiro é o tipo do gás e o segundo é a pressão no local. Quando os especialistas observaram isso, eles notaram que isso é totalmente relevante para as características do arco elétrico. Portanto, o tipo de gás e a pressão no local influenciam no brilho e temperatura daquele arco elétrico formado!

O que é arco elétrico e quais as suas aplicações?

Como é formado um arco elétrico?

Arco elétrico: Quais as suas aplicações?

O brilho gerado pelo arco elétrico é usado para iluminação em praticamente todas as casas, ou seja, estão presentes no funcionamento de vários tipos de lâmpadas. O arco elétrico também é importante para várias funções, confira a seguir uma lista com vários exemplos de aplicação do arco elétrico:

  • Lâmpadas de arco voltaico
  • Corte a plasma
  • Lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio
  • Soldagem
  • Lâmpadas fluorescentes
  • Monitores de plasma
  • Forno
  • Projetores de filme
  • Lâmpadas de câmaras de flash
  • Letreiros de neon
  • Holofotes

Caso você não saiba as lâmpadas funcionam da seguinte maneira! Em um recipiente que geralmente é de vidro é criado um vácuo que contém um gás, esses fatores favorecem a formação dos arcos elétricos. Outro fator primordial é a pressão que em grande parte das lâmpadas é única a todo momento. Com isso, basta inserir um controlador de pressão para determinar o resultado do arco elétrico e obter as diferentes intensidades de brilho.

Algumas industrias usam forno de arco voltaico que são equipamentos que tem como função empregar uma temperatura extremamente alta, sendo capaz de fundir metais de forma rápida utilizando menos energia quando comparados com um forno convencional. Este tipo de forno de arco voltaico é bastante usado em empresas que trabalham com a recuperação de metais sucateados.

E como foi dito, uma outra aplicação bem comum do arco elétrico é no processo de soldagem. Estes equipamentos de solda usam uma fonte de alimentação para eletrificar as hastes de metais que possuem um eletrodo, quando encostamos o eletrodo em um outro metal, imediatamente acontece a fusão de ambos porque o calor gerado pelo arco elétrico é muito alto.

E quando o arco elétrico é indesejado? Bom, nestes casos o arco elétrico pode causar danos ao sistema de transmissão de energia elétrica e prejudicar o funcionamento dos equipamentos elétricos e eletrônicos. Os acidentes elétricos também são considerados arcos elétricos indesejados, e na maioria dos casos a vítima acaba morrendo ou ficando com sequelas gravíssimas.

Arco elétrico: Recomendações da NR 10

Como podemos notar, o arco elétrico é um fenômeno extremamente perigoso e por ter uma enorme potência vários cuidados precisam ser tomados. De acordo com a norma NR 10, os descuidos e negligências ao manipular ou projetar o arco elétrico podem causar graves acidentes.

No item 10.2.9.2 da NR 10 estão descritos todos os cuidados necessários, principalmente sobre as vestimentas adequadas que devem atender todas as aplicações como por exemplo, inflamabilidade, condutibilidade e até mesmo influências eletromagnéticas.

Os profissionais do mundo da elétrica precisam conhecer todos os riscos e principalmente as formas de prevenção! Sendo assim, todo tipo de leitura e atualização sobre formas de precaução é válida e pode ser fundamental para oferecer mais segurança e salvar vidas.

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica você pode ver a formação do arco elétrico no exato momento em que a rigidez dielétrica é rompida. Caso queira conhecer um pouco mais sobre o tema, assista este vídeo porque vale muito a pena!

Caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder. Se tiver alguma sugestão ou crítica construtiva, também deixe nos comentários porque elas são bem vindas e podem ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo que trazemos aqui no site.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para “Arco elétrico, o que é? Como é formado?”

  1. Hermess Alves Freire

    Meu sonho de Consumo!
    Mas ainda é muito cara.

    Responder
  2. Jaime da Silva dos Santos

    Muinto legal obrigado

    Responder
  3. Jaime da Silva dos Santos

    Muinto legal

    Responder
  4. Geison

    Tirei minha dúvida no texto obrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Nós que agradecemos pela credibilidade Geison!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)