Você conhece a Norma Regulamentadora NR-10? Entre os profissionais da área da elétrica a NR-10 já é bem conhecida. Porém  para alguns profissionais da área da elétrica é comum ter dúvidas quando o assunto é NR-10. Neste artigo vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre NR-10 e responder às principais perguntas sobre esta norma.

O que é NR-10?

A NR-10 é uma norma regulamentadora que estabelece os requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, direto ou indiretamente.

Atualmente, existem 37 NR’s, cada uma trazendo diferentes aspectos relacionados à segurança e saúde no ambiente de trabalho, como por exemplo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), cuidados na realização de atividades de risco, prevenção de acidentes, entre outros.

Principal norma para os eletricista NR-10.

NR-10 é uma norma regulamentadora obrigatória.

Qual é a diferença entre NR e NBR?

O que diferencia uma Norma Regulamentadora (NR) de uma Norma Brasileira (NBR) é a obrigatoriedade. As Normas Regulamentadoras são normas obrigatórias elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e são voltadas para a segurança e saúde do trabalho, podendo gerar passivos trabalhistas, penalidades, multas, embargo e interdição em caso de descumprimento de tais normas.

As Normas Brasileiras fazem parte de um grupo de orientações elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para padronização. Por isso, a adoção dos critérios estabelecidos não é exigida legalmente.

Em quais áreas se aplica a NR-10?

A NR-10 se aplica para todas as empresas públicas, privadas ou qualquer outro estabelecimento que contrate funcionários para trabalhar com atividades relacionadas a energia elétrica como por exemplo:

  • Fases de geração de energia elétrica
  • Transmissão de energia elétrica
  • Distribuição de energia elétrica
  • Consumo de energia elétrica
  • Construção de projeto elétrico
  • Montagem de projeto elétrico
  • Manutenção das instalações elétricas
  • Qualquer atividade realizada nas suas proximidades

Também é importante destacar que na ausência ou omissão das normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes, as normas internacionais cabíveis devem ser aplicadas.

Principais tópicos da NR-10

A NR-10 nos conscientiza dos riscos existente ao trabalhar com eletricidade e por isso é dividida em vários tópicos que abrange diferentes temas como:

  • Medidas de controle
  • Medidas de proteção coletiva
  • Medidas de proteção individual
  • Segurança em projetos
  • Segurança na construção, montagem, operação e manutenção
  • Segurança em instalações elétricas desenergizadas
  • Segurança em instalações elétricas energizadas
  • Trabalhos envolvendo alta tensão (AT)
  • Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores
  • Proteção contra incêndio e explosão
  • Sinalização de segurança
  • Procedimentos de trabalho
  • Situação de emergência
  • Responsabilidades
  • Disposições finais

É obrigatório o curso de NR-10?

Sim, é obrigatório! Para os trabalhadores autorizados a trabalhar em instalações elétricas, os mesmos devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas. No anexo III da norma NR-10 informa as exigências mínima para o curso de NR-10 básico.

Qual é importância de ter curso de NR-10?

Não podemos negar que os trabalhos com eletricidade precisam de diversos cuidados e por isso o curso ou treinamento de NR-10 serve para conscientizar sobre os riscos presentes nos trabalhos com eletricidade.

Atualmente muitas empresas concedem o treinamento de NR-10 quando contrata um profissional da área, mas é fundamental ter um certificado de NR-10, pois o treinamento de NR-10 de empresas geralmente só vale para a empresa, isso acaba limitando o trabalhador.

É importante sim procurar um curso de NR-10 para ter conhecimento dos riscos presentes na área, ter um diferencial no mercado de trabalho por exemplo. O curso de NR-10 é indispensável para todos os profissionais da área de eletricidade.

O curso de NR-10 tem validade?

O curso de NR-10 tem uma validade, mas isso não significa que seu certificado deve ser descartado. Quando nos referimos a prazo de validade é o tempo para fazer a reciclagem do curso de NR-10, sendo que esse tempo é de dois anos, ou seja, a cada dois anos e preciso fazer a reciclagem do curso de NR-10.

A diferencia da reciclagem para o curso completo, é a carga horária, logo, é preciso ter feito o curso completo de NR-10 para realizar a reciclagem. Então se você já tem curso de NR-10 completo e já se passaram dois anos não é necessário refazer o curso completo novamente e sim a reciclagem a cada dois anos.

O que é o curso complementar de segurança SEP?

O curso complementar segurança Sistema Elétrico de Potência (SEP), é para profissionais que trabalham com alta tensão, superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

O curso NR-10 básico são para os profissionais que trabalha com baixa tensão, ou seja, superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual
ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. Para realizar o curso complementar SEP, é preciso ter feito curso de NR-10 básico.

Quais profissionais precisam fazer o curso sep?

Curso de segurança Sistema Elétrico de Potência.

Além de saber o que é NR-10 precisamos saber os campos de aplicações da NR-10 nos serviços elétrico, neste vídeo do canal Mundo da Elétrica explicamos os campos de aplicações da NR-10, para tirar suas duvidas de uma vez por todas.

Considerações finais:

Todas informações do artigo foram retiradas da NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE. No site do Mundo da Elétrica esta repleto de conteúdos sobre NR-10, sendo assim fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema. Qualquer dúvida ou curiosidades deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)