Hoje em dia o treinamento da Norma Regulamentadora NR 10 para eletricistas é obrigatório, a fim de garantir a segurança no trabalho. Porém, este treinamento básico compreende somente quem exerce influência e trabalha com baixa tensão. Para os trabalhadores de alta tensão, além do curso básico de NR 10, é necessário um curso complementar chamado de treinamento SEP.

Mas o que é SEP? O que esse curso SEP abrange? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai te explicar o que é SEP, vamos falar sobre o curso de SEP e citar a importância dele. Então, vamos lá pessoal!

O que é SEP

SEP é a sigla do Sistema Elétrico de Potência, que corresponde ao conjunto de todos os equipamentos e instalações que trabalham com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, chegando até a medição.

Este sistema compreende vários processos de influência sobre a rede elétrica, e por ele abranger a alta tensão, faz-se necessário um curso de segurança complementar para minimizar os possíveis acidentes.

Baixa Tensão e Alta Tensão

É considerada como baixa tensão, toda aquela tensão que é superior a 50V em corrente alternada ou a 120V em corrente contínua e que tem como limite uma tensão de 1000V em corrente alternada e de 1500V em corrente contínua.

É considerada como alta tensão, toda aquela tensão que é superior a 1000V em corrente alternada ou a 1500V em corrente contínua. Ambas as definições foram estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), através das NBRs (Normas Brasileiras Regulamentadoras).

Curso NR 10 Básico e Complementar

A NR 10 é a norma regulamentadora que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade. O curso de NR 10 ensina esta norma emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil (MTE), e é obrigatório para que profissionais sejam autorizados a trabalhar em instalações elétricas!

Este curso tem a duração mínima de 40 horas e ao passar o seu tempo de validade que é de 2 anos, o profissional deve fazer um curso de reciclagem da NR 10 para relembrar e se atualizar. A versão básica deste curso é direcionada a quem trabalha com baixa tensão, e a complementar é destinada a quem trabalha com alta tensão. O curso NR10 SEP tem como requisito o curso NR 10 básico.

Treinamento SEP Elétrica: O que ensina?

Treinamento SEP! O que é?

O que o Curso NR10 SEP ensina?

O curso de SEP ensina com base nas diretrizes básicas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde. Entre os tópicos abordados no curso SEP podemos citar alguns, que são:

  • Organização do Sistema Elétrico de Potência
  • Ferramentas e equipamentos de trabalho (uso, como conservar, como escolher e outros)
  • Procedimentos de trabalho (análise e discussão)
  • Técnicas de análise de Risco no SEP
  • Posturas e vestuários de trabalho
  • Sinalização e isolamento de áreas de trabalho
  • Acidentes típicos (Análise, discussão, medidas de proteção)
  • Riscos típicos no SEP e sua prevenção
  • Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos
  • Liberação de instalação para serviço e para operação e uso
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
  • Sistemas de Proteção Coletiva

Com todas os ensinamentos deste curso adquiridos, o profissional de alta tensão estará capacitado para trabalhar com total segurança, para analisar o seu trabalho e fazer procedimentos de proteção.

Qual a Importância deste Treinamento?

Como todos sabem, a eletricidade é perigosa e deve ser respeitada! Devido à isso, o curso NR10 SEP é importante pois conscientiza os trabalhadores sobre os riscos e perigos que os trabalhos com eletricidade oferecem, principalmente em alta tensão.

Apesar da NR 10 ser uma norma regulamentadora obrigatória, muitas pessoas ainda não a cumprem, e isso é um grave erro que pode custar a vida de uma pessoa nos casos mais graves! Nos outros casos pode gerar multas altíssimas, embargos, penalidades, passivos trabalhistas, interdições e outros problemas.

O treinamento NR 10 SEP é realmente importante e necessário, pois pode salvar vidas! Mas para ter acesso à esse treinamento, um bom aproveitamento do curso NR 10 básico é um requisito. E para te ajudar a entender o curso NR 10, indicamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Esta aula vai te ensinar muito sobre este curso. Não se esqueça de deixar o gostei no vídeo e de se inscrever no canal!

Esperamos ter esclarecido as possíveis dúvidas sobre este treinamento, mas caso ainda haja alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários para te respondermos. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para nos ajudar e ajudar a muitas outras pessoas!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)