Você conhece a chave fim de curso? Neste artigo do Mundo da Elétrica explicaremos o que é uma chave fim de curso, quais são as características da chave fim de curso e como funciona a chave fim de curso. Então, vamos lá pessoal!

O que é chave fim de curso?

A chave fim de curso que também pode ser conhecida como sensor fim de curso, interruptor fim de curso ou microswitch, é um dispositivo muito comum para os eletricistas e profissionais da área de comandos elétricos.

A chave fim de curso é um dispositivo eletromecânico que consegue determinar que um motor ou outra estrutura ligada ao seu eixo, chegou ao fim do seu campo de acionamento, ou seja, chegou ao fim do seu curso.

A chave fim de curso consegue ser atuada por uma mínima força externa, tem baixo custo de aquisição e consegue desempenhar a sua função em um circuito várias vezes! Em média, o número de atuações de uma chave fim de curso ultrapassa o valor de 1 milhão de ciclos, podendo chegar em até 10 milhões de ciclos, dependendo do modelo.

Como instalar um fim de curso.

Exemplo de uma chave fim de curso.

Características da chave fim de curso

A chave fim de curso tem em sua composição três elementos básicos:

  • Caixa
  • Contato
  • Atuador

A caixa é uma estrutura que pode ser metálica ou plástica, dependendo do tipo da chave fim de curso. A caixa abriga os contatos e o atuador, deixando o conjunto da chave fim de curso unido.

Na chave fim de curso existe um contato que geralmente é normalmente fechado (NF), embora exista também alguns modelos de chave fim de curso com o contato normalmente aberto (NA). Este contato será usado dentro do circuito afim de fazer com que a atuação da chave fim de curso interrompa ou acione algum outro dispositivo.

O atuador é a parte da chave fim de curso que recebe a força externa, imagine essa parte como um interruptor que acionamos para ligar uma lâmpada, a força externa é a pressão que exercemos sobre o interruptor.

No caso da chave fim de curso, o acionador pode ter diferentes formas como por exemplo:

  • Pinos arredondados
  • Pinos com roletes
  • Alavancas com roletes
  • Alavancas angularem com roletes
  • Alavanca de rotação
Chave de fim de curso funcionamento.

Tipos de atuadores das chaves fim de curso.

Como funciona a chave fim de curso

Quando o atuador da chave fim de curso recebe alguma ação de força externa, este abre ou fecha o contato que existe na chave fim de curso. Este contato estará implementado dentro de um circuito elétrico e assumirá o estado conforme projetado.

Aplicações da chave fim de curso

Existem diversos modelos de chave fim de curso que podem ser instalados em diferentes posições de acionamento (vertical, horizontal ou diagonal). A chave fim de curso tem grande aplicação na indústria, em situações que exigem indicar o posicionamento, monitorar ou detectar partes e peças de uma máquina ou processo.

Na robótica, a chave fim de curso tem como aplicação identificar degraus, paredes ou até mesmo como medida de segurança, impedindo que o motor seja forçado. No dia a dia, podemos encontrar fins de curso em portões eletrônicos, por exemplo.

Dentre as aplicações mais comuns das chaves fim de curso estão:

  • Inversão de polaridade
  • Circuito de tempo
  • Mudança de estado ou função
  • Acionamento biestável

O Mundo da Elétrica preparou o vídeo a seguir demonstrando a aplicação de duas chaves fim de curso em um portão eletrônico. Neste vídeo, mostramos a ligação das chaves fim de curso e como elas funcionam no circuito, não deixe de conferir!

Gostou de aprender sobre a chave fim de curso? Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário para nós! Existe uma grande chance de que a sua dúvida seja tema de um próximo artigo aqui no site.

Para continuar aprendendo com o Mundo da Elétrica, leia os nossos outros artigos e nos acompanhe em nossas redes sociais, assim você terá acesso à conteúdos exclusivos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)