Você quer se tornar um eletricista? Neste artigo vamos dar todas as dicas para conseguir destaque nesta área. Para começar, o bom eletricista sempre vai ter oportunidades de trabalho no mercado! Em grande parte dos casos, os bons profissionais são tão requisitados que não conseguem atender toda à procura. Sendo assim, ser um eletricista eficiente e de confiança é o primeiro passo para conseguir sucesso na área.

Eletricista: Curso de qualificação

Os bons cursos que formam eletricistas tem duração de aproximadamente 2 anos no caso dos cursos técnicos e até 5 anos para curso superior, sempre contando com aulas práticas e teóricas, principalmente sobre a eletricidade predial voltada para a construção civil. Um bom curso de elétrica deve abordar:

  • Lei da eletricidade
  • Sistemas e circuitos elétricos
  • Segurança em eletricidade
  • Esquemas de sistemas elétricos
  • Soldas e atividades similares
  • Código Elétrico Nacional
  • Normas
Como se tornar um eletricista de sucesso?

Veja como ser tornar um ótimo eletricista e ter cada vez mais clientes!

Ainda existem os cursos ofertados em instituições de ensino como o SENAI por exemplo, nestes casos os cursos também contam com:

  • Estudo de interpretação de desenhos técnicos
  • Conhecimentos sobre instalação e manutenção de redes elétricas
  • Reparos e detecção de problemas em redes elétricas
  • Segurança em redes elétricas
  • Registro de problemas elétricos

É muito importante escolher o curso conforme a sua didática e riqueza de conteúdo, quem opta pelo preço baixo nem sempre tem um curso de qualidade, mas é importante destacar que existem sim excelentes cursos gratuitos, então é necessário avaliar bem as características de cada curso antes de fazer a escolha.

Eletricista: Como ingressar na carreira?

Ter o Ensino Médio completo é primordial para buscar um lugar de destaque na sua profissão! Para realizar cursos profissionalizantes ou técnicos na área, o nível de escolaridade é muito importante e seguindo na parte de ingresso na profissão, é indicado que o eletricista esteja sempre participando de cursos realmente bons e que possuam uma carga horária que realmente possa capacitar este profissional para o mercado. Diversos estudantes de elétrica ingressam no mercado atuando como aprendizes e realizando estágios, esta é sem dúvidas uma excelente inciativa.

Eletricista? Licença para trabalhar

Para atuar como eletricista é necessário cumprir toda a burocracia de licenciamento. Desde já informamos que este processo para obter a licença varia de região para região. Se você quer saber mais informações sobre a carteira profissional para eletricista, basta acessar o site do Ministério do Trabalho e consultar as informações que falam da Carteira de Aptidão Profissional. Você também pode ir pessoalmente ao órgão de Direção Geral de Energia de sua região. Adiantamos que para conseguir tirar a licença, o profissional passará por exames que irão avaliar todos os seus conhecimentos na área de eletricidade.

Eletricista: Mercado de trabalho

Como já falamos, o mercado de trabalho para um eletricista é muito amplo e oferece diversas possibilidades, pois o profissional pode atuar como eletricista residencial, predial, inspetor e etc. Quanto mais capacitado o profissional for, mais espaço no mercado ele terá, ou seja, expandir os seus horizontes é um passo importantíssimo.

Eletricista: Como se destacar?

Para ser um eletricista de destaque você vai precisar ir além dos conhecimentos teóricos e habilidades técnicas, o bom profissional deve ter uma excelente forma de comunicação, também deve contar com uma boa estratégia de divulgação e um ótimo planejamento de trabalho. Respeito, pontualidade e eficiência são requisitos básicos de quem quer ter destaque em sua área.

Eletricista: Segurança do trabalho

Saber qual ferramenta escolher e principalmente como usá-la é algo primordial para evitar riscos desnecessários e efetuar um trabalho de qualidade. Passar para o cliente a sensação de segurança é um ponto muito importante para o seu negócio prosperar. Neste ponto devemos destacar não apenas as ferramentas, mas também todos os equipamentos de segurança que podem salvar a sua vida e também a das pessoas daquele local em que esteja trabalhando.

Jamais pense em economizar quando o assunto é equipamento de segurança, a sua vida e a de outras pessoas está em jogo. O bom EPI e EPC além de te proteger de riscos desnecessários, passa uma imagem muito mais profissional para o cliente que está acompanhando o seu trabalho ou pensando em contratá-lo.

E já que estamos falando de preço e segurança do trabalho, oriente o seu cliente sobre a importância de usar sempre materiais de qualidade e explique o porquê que o mais barato não é a melhor opção. Claro que para isso, você precisa ter propriedade para falar do assunto, ou seja, a capacitação é cada vez mais importante.

Agora com todas estas dicas em mãos, basta traçar o seu plano de trabalho corretamente e buscar sempre mais e mais conhecimento. Passe sempre uma imagem profissional e nunca falte com respeito com os clientes, a indicação boca a boca é a melhor forma de divulgação que um profissional pode ter!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)