Um debate bem antigo é sobre a importância da teoria e da prática na carreira de um profissional! Existem eletricistas que falam que a teoria é mais importante do que a prática, mas também existem profissionais que falam que a prática é muito mais importante. Neste artigo vamos falar qual a importância da teoria e da prática para a sua capacitação, vamos lá pessoal!

Teoria ou prática: Qual é melhor?

Podemos afirmar que tanto a teoria quanto a prática são fundamentais, ou seja, elas se complementam! O profissional que foca apenas na teoria ou prática, dificilmente irá se destacar no mercado de trabalho. E é exatamente por isso, que os cursos de eletricistas de boa qualidade contam com aulas teóricas e práticas.

Os eletricistas que não têm formação teórica e são extremamente eficientes na prática, infelizmente não os profissionais mais adequados para realizar a atividade para o cliente. Os profissionais que as vezes são menos habilidosos, mas seguem corretamente as orientações e exigências das normas, vão realizar um serviço eficiente e seguro para os clientes.

Como melhorar a prática como eletricista?

Para o eletricista o que é mais importante, a teoria ou a prática?

Sabemos que existem defensores que afirmam que se o problema foi resolvido, não importa qual método foi utilizado! Para eles a teoria não é tão relevante, mas será que isso é verdade? Uma instalação elétrica pode funcionar por um tempo mesmo fora das condições ideais, mas não é porque a instalação está funcionando que está tudo correto, visto que vários problemas surgem com o passar do tempo ou de acordo com a utilização.

Sendo assim, os clientes que escolhem profissionais que não seguem as normas, certamente vão ter problemas futuros e a dor de cabeça pode ser enorme, porque muitos deles nem vão saber como repará-los, justamente por não saber a parte teórica que explica aquele problema.

Portanto, o aprendizado puramente prático não confere ao eletricista a adaptação correta para outras situações como por exemplo, utilizar corretamente os cálculos de dimensionamento adequados para outros tipos de instalação.

Eletricista: Como melhorar a prática?

Agora vamos destacar os aspectos indispensáveis da prática, e este é um ponto importante para os eletricistas que são defensores da teoria. A capacitação deve ser uma prática constante na vida do profissional de eletricidade, ou seja, quando aprender a teoria, a melhor coisa a se fazer é colocar estes aprendizados na prática.

É importante compreender que o cliente quase sempre vai querer o profissional mais ágil, pois assim o serviço vai ser finalizado com muito mais rapidez. Então, além de mostrar que entende das normas e explicar porque elas são importantes, o profissional tem que desenvolver uma boa agilidade nas tarefas de elétrica.

Outro ponto positivo da prática, é que o bom profissional vai fixar ainda mais as informações que estudou ao realizar as diversas tarefas da área de elétrica. Em contrapartida, o profissional que não coloca em prática o que aprendeu, possivelmente vai esquecer muitas informações.

Teoria e prática são importantes

A profissão do eletricista é muito importante para toda a população, e o profissional da elétrica deve ser o primeiro a se valorizar. Mas para que todo o trabalho seja correto, a segurança deve ser a primeira preocupação e é indispensável que o eletricista tenha treinamento de NR 10.

O valor a se cobrar pela atividade deve ser bem correto e justo para ambas as partes. Se você quer saber um pouco mais sobre a relação cliente e profissional, tem vários artigos aqui no Mundo da Elétrica falando sobre os pontos importantes, como por exemplo, orçamento de serviço de elétrica.

Sendo assim, podemos afirmar que a prática é importante, mas a teoria é essencial, ou seja, esta frase resume bem a opinião do Mundo da Elétrica sobre o debate Teoria X Prática.

Valorize os aprendizados, seja na parte teórica ou na prática! Busque se capacitar sempre, porque essa é a melhor atitude para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Se tiver ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)