O que faz um técnico em eletrônica? Profissional de eletrônica tem muito espaço no mercado? Qual a área de atuação do técnico em eletrônica? Se você está pensando em ingressar nessa profissão ou quer aprofundar os seus conhecimentos, este artigo tem muitas dicas importantes te esperando, vamos lá pessoal!

O que faz um técnico em eletrônica?

Durante muitos anos as pessoas pensam quais os cursos devem buscar e cursar para conseguir uma boa posição no mercado de trabalho. Diversos pontos são destacados e a remuneração, oportunidade de crescimento e espaço de atuação no mercado estão sempre entre as mais citadas.

Todos estes aspectos são sim muito importantes, mas poucas são as informações sobre como cada profissão atua, e principalmente quais serão as competências necessárias a este profissional. A área de atuação do profissional de eletrônica é muito grande, e quem se interessa por esta profissão deve estar preparado para desempenhar atividades diversas em vários segmentos.

O que faz o técnico em eletrônica?

Veja como ser um bom profissional de eletrônica e veja como o mercado de trabalho é amplo!

Profissional de eletrônica: Técnico dos aparelhos

Um profissional de eletrônica é capaz de mexer com diversos aparelhos. Além de efetuar a montagem e os reparos em televisões, rádios, computadores e muitos outros aparelhos industriais e domésticos. A pessoa capacitada nesta área também é capaz de projetar vários destes aparelhos. Para muitas pessoas pode parecer pouco, mas esta é sem dúvidas uma profissão muito importante, basta você analisar a quantidade de aparelhos existentes e toda a complexidade para que eles funcionem.

Pra você ter ideia como é mais complicado do que parece, em uma simples televisão, existem muitos componentes com diversas funções, ou seja, o profissional de eletrônica deve saber o que é conversor, cabo, tela plana, tela de LED, entrada USB, entrada para HDMI e etc. E não é só isso, além de saber o que é cada componente, ele precisa identificar o tipo e qual a função de cada um deles.

O conserto de eletroeletrônicos é sem dúvidas uma das funções mais antigas desta profissão. Se observamos o crescimento tecnológico, facilmente chegaremos à conclusão de que existe muito mercado para o profissional em eletrônica. Portanto, ser aquele profissional de confiança que sabe lidar com os clientes e efetuar os reparos de forma rápida e eficaz, certamente lhe trará uma ótima remuneração.

Mas como já foi dito, a atuação deste profissional vai muito além dos consertos, o profissional de eletrônica também pode projetar novos aparelhos, ou seja, com boas ideias você pode criar um aparelho que supere as funções e qualidades do antigo, caso consiga isso, certamente será um investimento muito lucrativo.

Se você observar atentamente o mundo atual, quanto mais inovador for o equipamento apresentado, maiores são as chances de ele trazer investidores e deixar o negócio mais lucrativo possível. Os fabricantes de celulares e computadores estão sempre buscando novas tecnologias e se você tiver uma boa ideia, talvez consiga uma ótima oportunidade de emprego e isso poderia valorizar ainda mais o seu trabalho.

Na área de montagem dos aparelhos, a eficiência é fundamental, mas a agilidade também é muito importante. Sendo assim, o profissional que conseguir analisar aquele projeto complexo e executar a tarefa rapidamente e de forma correta, será aquele profissional que mais chamará a atenção dos clientes, com isso as chances de se destacar é muito grande.

Profissional de eletrônica: Área de Atuação

Este profissional pode trabalhar em empresas como projetista ou verificador de projetos, essa atuação pode ser tanto na área de telecomunicação, como na área de energia elétrica, automação industrial, informática, indústrias em geral, laboratórios e etc.

Existe também a possibilidade de atuar de forma autônoma, ou seja, você pode montar uma empresa de consertos ou montagem de produtos eletrônicos. Também pode prestar serviços de consultoria a outras empresas. Estas são excelentes opções para quem está começando na profissão.

Compensa ser um profissional de eletrônica?

A resposta é sim! O mercado é amplo, com várias oportunidades de trabalho e se você for um bom profissional, certamente você terá que dispensar serviço porque a demanda será muito grande. Mas para ter chance neste mercado de trabalho é muito importante se capacitar, ou seja, busque novos conhecimentos, pesquise constantemente sobre novas plataformas e equipamentos eletrônicos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)