Curso de eletricista industrial!

Em Cursos de elétrica em vídeo por Henrique Mattede

A área da eletricidade é extremamente ampla e observando apenas a profissão do eletricista podemos dividir esta profissão em três grandes grupos como por exemplo, eletricista residencial, eletricista predial e eletricista industrial, além disso, dentro de um destes grandes grupos que definimos o profissional pode executar diversos tipos de serviços distintos.

Sabemos que existem muitos “profissionais” que se intitulam como “eletricistas”, mas não possuem ao menos os pré-requisitos para ser um bom eletricista. Devido à grande quantidade destes “profissionais” no mercado de trabalho é preciso ter além dos requisitos básicos para ser um bom profissional possuir diferenciais como profissional, se capacitar cada vez mais, buscando se atualizar e aprender tudo aquilo que o mercado oferece de melhor.

Leia também

Se você possui a intenção de ingressar na área da elétrica, busca por uma melhor qualificação profissional ou é simplesmente um amantes da eletricidade e quer compreender melhor sobre uma determinada profissão nesta área aqui é o lugar certo, porque o Mundo da Elétrica irá apresentar o que é faz o eletricista industrial e explicar detalhes sobre o curso de eletricista industrial. Vamos lá!

Eletricista industrial – O que é?

O eletricista Industrial é o profissional da área da eletricidade que possui conhecimento técnico e experiência em montagem, manutenção (preditiva, preventiva e corretiva) de instalações elétricas de baixa tensão, além de obter conhecimentos sobre máquinas elétricas como por exemplo, motores elétricos, sejam eles trifásicos ou monofásicos, entre muitas e outras atividades.

A formação de um eletricista industrial permite com que este profissional esteja preparado para atuar em outras diversas áreas, mas como o seu próprio nome sugere, o eletricista industrial possui a indústria como o seu principal local de atuação.

Aprenda mais sobre o curso de eletricista industrial.

Curso de eletricista industrial, como é?

Outra característica que podemos citar sobre o eletricista industrial é ser um profissional que utiliza a lógica dos comandos elétricos, técnicas e métodos específicos para controlar os acionamentos de máquinas e equipamentos elétricos.

Além de executar trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, o eletricista industrial desenvolve atividades em sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos, componentes e materiais, também podendo programar controladores lógicos por exemplo.

Curso de eletricista industrial

Como acabamos de ver o eletricista industrial deve ter uma qualificação suficiente para desenvolver diversos tipos de atividades, mas além da experiência na área ter uma boa formação faz parte da construção de um grande profissional. Por isso iremos conhecer mais sobre como é o curso de eletricista industrial.

Curso de eletricista industrial – Objetivo

O principal objetivo do curso de eletricista industrial é preparar o aluno para atuar em operações de elaboração de diagramas, realizar levantamento de cargas, montagens e principalmente manutenção de dispositivos, equipamentos e componentes industriais, sempre tendo o foco nas normas técnicas e principalmente visando a qualidade e a segurança nas atividades executadas.

Curso de eletricista industrial – Pré-requisitos

Os pré-requisitos para realizar o curso de eletricista industrial varia muito de acordo com a instituição de ensino, pois algumas instituições podem exigir uma idade mínima, que varia entre 16 a 18 anos.

Além da idade mínima a instituição de ensino pode ou não exigir os conhecimentos básicos sobre eletricidade, ou seja, dependendo da instituição a mesma pode ou não oferecer estes conhecimentos básicos sobre eletricidade, de maneira com que os cursos que ofertam esta matéria em seu conteúdo programático tenham como resultado uma carga horária maior, se comparado a outro curso por exemplo.

Curso de eletricista industrial – Área de atuação

Como visto antes, as possibilidades de atuação para o eletricista industrial são diversas, portanto, através do conteúdo ensinado no curso de eletricista industrial o mesmo poderá ter diversas oportunidades no mercado de trabalho, atuando na indústria conforme as normas trabalhistas ou ser dono do seu próprio negócio. O eletricista industrial poderá atuar em indústrias, construtoras, assistências técnicas e realizar prestações de serviços por exemplo.

O vídeo abaixo é apenas um dos exemplos que podemos citar entre as atividades desempenhadas por um eletricista industrial. Neste vídeo do Mundo da Elétrica é ensinado na prática, passo a passo, como realizar a troca dos botões de fresa.

Curso de eletricista industrial – Conteúdo programático

É importante destacar que o conteúdo programático para o curso de eletricista industrial pode variar de acordo com a instituição de ensino. Basicamente podemos citar as seguintes matérias que integram o conteúdo programático do curso de eletricista industrial:

Finalizamos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidades sobre a profissão do eletricista industrial ou em relação ao curso de eletricista industrial, deixe nos comentários que iremos responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário