Um bom profissional sabe o quanto é importante estar sempre se capacitando! Por isso, neste artigo do Mundo da Elétrica falaremos sobre o curso de comandos elétricos, uma área que vários eletricistas têm interesse de trabalhar. Veja o que são comandos elétricos, como os comandos elétricos são importantes para a indústria e o que você deve esperar de um curso de comandos elétricos. Vamos lá pessoal!

O que são comandos elétricos?

Os comandos elétricos são as diferentes formas de acionar um motor ou máquina elétrica, através da utilização de componentes elétricos e eletromecânicos, afim de haver uma lógica e sequência de funcionamento.

Para realizar um comando elétrico é necessário ter o conhecimento dos diagramas de carga e de comando. O diagrama de comando contempla a parte lógica de comandos elétricos, nele são utilizados botões, contatos e sinaleiros.

Partida direta de motor trifásico.

Diagrama de comandos elétricos.

Já o diagrama de carga é a parte atuante, que contempla os dispositivos de proteção, como o disjuntor e o relé térmico, além da carga, que geralmente é um motor elétrico de alguma máquina.

Aula de comandos elétricos.

Diagrama de carga elétrica.

Os comandos elétricos são vastamente aplicados em todo tipo de indústria e até mesmo no nosso dia a dia, quando utilizamos um elevador, por exemplo. Os comandos elétricos são também muito importantes para a automação, pois foi em comandos elétricos que começamos a utilizar relés e temporizadores para acionar o circuito.

Curso de comandos elétricos

O curso de comandos elétricos é uma ótima opção para o profissional que deseja ingressar na área da elétrica, atuando em indústrias. Isso porque, nas aulas de comandos elétricos, o aluno será submetido a assuntos como máquinas elétricas, componentes de comandos elétricos, execução de diagramas de carga e comandos.

No curso online o aluno terá mais contato com os diagramas de comandos elétricos, mas caso o curso seja presencial será interessante interagir com os componentes, como contatores e disjuntores, fazer a ligação de um motor na prática e observar o funcionamento dos diagramas que desenvolveu.

Noções de eletricidade.

Prática de comandos elétricos.

Conteúdo do curso de comandos elétricos

Seja bastante criterioso para escolher a instituição onde fará o curso de comandos elétricos. Escolha um curso completo para que seu investimento seja recompensado com educação de qualidade.

Um curso básico de comandos elétricos deve contemplar os seguintes assuntos:

  • Revisão dos fundamentos de eletricidade: o curso de comandos elétricos deve reforçar o básico sobre eletricidade, definindo e relacionando as grandezas elétricas;
  • Motores trifásicos: a definição de motores elétricos e o funcionamento do motor trifásico devem ser assuntos abordados no curso de comandos elétricos.
  • Potência elétrica: o entendimento de potência elétrica deve estar presente no curso de comandos elétricos para que o aluno entenda o funcionamento da rede de distribuição de energia.
  • Partida de motores trifásicos: as várias formas de partir um motor elétrico devem ser abordadas no curso de comandos elétricos, o aluno deve ser capaz de identificá-las e fazer os diagramas de carga e comando dessas partidas.
  • Dispositivos elétricos: os dispositivos elétricos utilizados em comandos elétricos devem ser temas de aulas do curso de comandos elétricos, isso porque entender o que é e como funcionam esses dispositivos ajuda o aluno desse curso a desenvolver melhor uma lógica de funcionamento.
  • Botões e chaves seletoras: os botões e chaves seletoras são dispositivos de acionamentos em comandos elétricos, a forma como funcionam e a sua aplicação devem estar presentes nas aulas de comandos elétricos.
  • Dispositivos de proteção do circuito: Os dispositivos de proteção em comandos elétricos são os disjuntores, os fusíveis e os relés térmicos. No curso de comandos elétricos o aluno deve entender como estes dispositivos funcionam e como eles fazem a proteção do circuito.
  • Contatores e temporizadores: os contatores e os temporizadores são dois elementos muito importantes em comandos elétricos, ensinar o que são e como funcionam é dever do instrutor do curso de comandos elétricos.
  • Sensores: os sensores são parte muito importante de comandos elétricos e da automação industrial, aprender sobre a variedade de sensores que existem e como eles funcionam é muito importante para um crescimento profissional.
  • Projetos de comandos elétricos: o projeto de comandos elétricos é a parte onde o aluno do curso de comandos elétricos aprenderá a fazer os diagramas de carga e de comandos.
  • Exercícios de comandos elétricos: colocar em prática o que foi ensinado é muito importante para o profissional desenvolver a sua capacidade lógica.
  • Partidas eletrônicas: as partidas eletrônicas são aquelas que envolvem o soft starter e o CLP. No curso de comandos elétricos o aluno deve entender como esses dispositivos funcionam e como aplicá-los na partida de motores.
  • Simbologia elétrica: o entendimento sobre a simbologia elétrica é essencial para a composição dos diagramas de carga e de comandos, o aluno deve conhecer e praticar a simbologia no curso de comandos elétricos.
  • NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade: o curso de comandos elétricos deve oferecer noções básicas sobre a NR 10, que é a norma regulamentadora responsável por determinar as condições mínimas de segurança das instalações elétricas.

Tenha certeza que fazer um curso de comandos elétricos vai ser um diferencial em seu currículo, além de ampliar os seus conhecimentos. Escolha bem o curso e sempre coloque em prática o que aprendeu.

Para entender melhor sobre comandos elétricos, o Mundo da Elétrica preparou o vídeo a seguir. Nele explicaremos o que são comandos elétricos, onde o eletricista vai utilizar os conhecimentos sobre comandos elétricos, quais são os principais elementos de comandos elétricos e exemplos de comandos elétricos. Vale a pena conferir!

Como vimos, os comandos elétricos são muito importantes na indústria e quem se capacitar dentro do assunto se tornará um destaque no mercado! Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós, faremos o possível para responde-lo! Continue no Mundo da Elétrica para aprender mais com nossos artigos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)