Comandos elétricos e as suas principais simbologias!

Escrito na categoria "Comandos Elétricos" por Henrique Mattede.

Sabemos que a eletricidade é importante para o modo de vida que temos atualmente, desde o desenvolvimento das indústrias até a comunicação à distância. A eletricidade que usamos funciona em quatro áreas, que são elas: geração, transmissão, distribuição e consumo.

Sabendo disso, o Mundo da Elétrica traz para você um artigo sobre os comandos elétricos e as suas principais simbologias, deixando você informado sobre os componentes dos comandos elétricos. Então, vamos lá pessoal!

Os comandos elétricos são divididos em dois circuitos, que são eles: o circuito de força onde as cargas se agrupam e o circuito de comando, onde ficam as sinalizações e os dispositivos de acionamento.

Os comandos elétricos mais comuns são feitos por um circuito de força, que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico e um circuito de comando, onde fica o acionamento dos dispositivos de sinalização.

É com o acionamento através dos comandos elétricos que as máquinas elétricas conseguem funcionar normalmente.

Principais componentes dos comandos elétricos

Abaixo você vai conhecer de forma prática todos os componentes de comandos, já que sabemos que os comandos elétricos têm inúmeros componentes.

Botoeiras:

A botoeira funciona interrompendo ou permitindo a passagem da energia elétrica a partir do momento que ela for acionada. Se a função da botoeira for ligar, quando ela for acionada e o circuito estiver desligado, ela irá ligar, caso a sua função seja desligar, o circuito será desligado após o seu acionamento.

Existem botoeiras com diferentes modelos, dentre eles:

Para simplificar a operação, as botoeiras possuem cores que sinalizam as suas funções, sendo elas:

Botoeira e suas simbologias

Simbologia gráfica e literal da botoeira.

Contatores

O contator é um dispositivo eletromecânico e é um dos principais componentes de um comando elétrico. A sua função é controlar a passagem de altas correntes (como por exemplo, 120A), possuindo as configurações de contatos NA (Normalmente Aberto) e NF (Normalmente Fechado).

Os contatores são compostos por uma bobina que cria um campo magnético, proporcionando movimento e realizando a mudança de estado dos contatos. O acionamento é feito pela energia que chega na bobina, e a alimentação é feita nos contatos A1 e A2.

Existem dois tipos de contatos, que são eles:

Bobina de contator

Simbologia gráfica e simbologia literal do contator.

Disjuntor

Os disjuntores são dispositivos utilizados para proteção dos circuitos de carga e comando. Eles possuem sistemas de proteção e manobra (ligando e desligando o circuito) em um único equipamento.

Assim como os fusíveis, os disjuntores servem para fazer a proteção do circuito elétrico contra curto-circuito e sobrecarga. Ele atua como uma chave e interrompe a circulação de corrente elétrica assim que é acionado.

Disjuntor motor e símbolos

Simbologia gráfica e simbologia literal do disjuntor.

Fusíveis

Os fusíveis estão presentes nas instalações elétricas de estabelecimentos, automóveis e residências. A função deste componente é a de proteção do circuito contra curtos-circuitos e as suas características são:

Dispositivos de proteção

Simbologia gráfica e simbologia literal dos fusíveis.

Relés

Os relés são dispositivos que funcionam como chaves de comando, que em função da sua alimentação na entrada, podem alterar os circuitos ligados na sua saída. Existem vários tipos de relés, onde cada um deles apresenta características e aplicações distintas, como por exemplo:

Relé temporizador, componente e simbologias

Simbologia gráfica e simbologia literal do relé temporizador.

Relé térmico e suas simbologias

Simbologia gráfica e simbologia literal do relé térmico.

Sinaleiros

O sinaleiro é um dispositivo que tem como função alertar sobre um acontecimento, diferente da botoeira, que é usada para acionar e/ou interromper um sistema. Ambos são extremamente importantes e funcionam quase com dependência mútua.

O sinaleiro é utilizado para sinalizar e indicar o estado do circuito elétrico, podendo ser o acionamento de uma carga ou a falha no sistema por exemplo!

Sinaleiro e simbologias, como identificar

Simbologia gráfica e simbologia literal dos sinaleiros.

Com todas as informações acima sobre os comandos elétricos e as suas principais simbologias, podemos dizer que você já tem um breve conhecimento sobre o assunto. E pode aprender ainda mais com o vídeo do canal Mundo da Elétrica que recomendamos abaixo.

Te convidamos a conhecer nosso canal no YouTube e continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica para ter acesso a mais conteúdos como este, podendo melhorar os seus conhecimentos na área da eletricidade.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, pode deixar o seu comentário abaixo que iremos responder com prazer.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário