Como funciona um relé? O que é um relé?
Você sabe o que é um relé ou como funciona um relé? Existem diversos modelos de relés, como por exemplo relé auxiliar, relé de sobrecarga, relé fotoelétrico, relé falta de fase, rele de tempo, além de rele para arduino e outros. Entenda o que é um relé, como funciona o relé, para que serve um relé e como fazer ligação de um relé, vamos lá pessoal!
O que é relé?
O relé é um interruptor eletromecânico, cuja a movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo eletromagnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.
Leia também
Funcionamento do relé:
Para facilitar o entendimento de como funciona o relé é importante saber as partes básicas que o compõe, sendo elas:
- Eletroímã, também chamado de bobina, que é constituído por um fio de cobre que envolve um núcleo de ferro, oferecendo um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético.
- Armadura fixa, que atua como suporte do relé;
- Armadura móvel, que se desloca devido a atração do campo eletromagnético induzido no núcleo, sendo este movimento responsável pelos movimentos dos contatos.
- Conjuntos de contatos, NA e NF;
- Mola de rearme;
- Terminais, que podem variar de acordo com a sua aplicação.
De forma geral o funcionamento dos relés é bem simples, pois quando uma corrente circula pela bobina, ela gera um campo eletromagnético que acaba atraindo uma série de contatos, estes contato fecham ou abrem os circuitos.
Quando a corrente elétrica que passa pelas bobinas é interrompida o campo eletromagnético também é interrompido, ou seja, os contatos voltam para suas posições originais.
Existem configurações para os contatos dos relés, podendo ter contatos normalmente abertos (NA), normalmente fechado (NF) ou ambos. Os contatos NA são aqueles que estão abertos no momento que a bobina não está energizada e que fecham, quando são acionados, ou seja, passa uma corrente elétrica pelas bobinas. Já os contatos NF funcionam de maneira contrária aos NF, pois eles abrem quando a bobina é energizada.
Tipos de relés
Existem diversos tipos de relés, cada modelo com suas devidas características de funcionamento e aplicações distintas, tais como:
Relés temporizadores, que permitem ser acionados de acordo com o tempo que é ajustado, após este tempo ser excedido seus contatos comutam. Sua aplicação é frequente em processos industriais, como por exemplo em partidas de motores, fornos industriais, quadros de comando e etc.
Os relés térmicos, também conhecidos como relés de sobrecarga, é um dispositivo de proteção que é responsável por proteger os motores elétricos de possíveis anomalias. A mais comum é o sobreaquecimento do motor elétrico. Quando o motor trava o seu eixo ou está trabalhando com muita carga, ele solicita mais corrente da rede para tentar compensar o peso requerido, deste modo o motor acaba tendo que trabalhar com especificações que ele não suporta.
Relés de proteção trabalham sob o funcionamento de correntes elétricas e cria campos eletromagnéticos que podem provocar mudanças de estados dos contatos para ligar ou desligar dispositivos, eles conseguem medir grandezas de tensão, isolamento, temperatura, sequência de fase e outros. Um exemplo de relé de proteção é o relé falta de fase.
Os relés ainda são classificados como abertos, fechados ou selados. Os relés abertos são usados em equipamentos, que não estejam sujeitos a elementos que prejudiquem o dispositivo, como por exemplo a umidade ou sujeira.
Os relés fechados são utilizados na maioria das aplicações comuns, que são normalmente cobertos por plástico. Já os selados são utilizados em aplicações que ficam em atmosferas onde há o risco de explosões.
Vantagens e desvantagens dos relés:
Uma das vantagens dos Relés é que os contatos que acionam o circuito de carga estão completamente isolados do circuito de comandos, inclusive podendo trabalhar com tensões diferentes entre circuitos de comando e circuitos de carga.
A principal desvantagem do relé é o fator do desgaste, pois em todo o componente mecânico há uma vida útil. É importante observar algumas limitações dos relés em relação a corrente e tensão máxima suportadas entre os terminais, se não esses fatores não forem levados em consideração a vida útil do dispositivo ficará comprometida, e principalmente o circuito.
Esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre o que é e como funciona o relé! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Relé falta de fase – O que é e como funciona!
O que é relé eletrônico e qual sua aplicação?
Relé temporizador – Características e funcionamento
O que é um relé térmico?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
2 comentários para: “Como funciona um relé? O que é um relé?”
Rui Adão
Interessei-me pela página, porque achei os temas muito bem estruturado, acredito ter encontrado mas uma ferramenta para aprimorar mas, aquilo que são os meus conhecimentos uma vez que funciono no ramo de electricidade residencial.
Equipe Mundo da Elétrica
Ficamos contentes que tenha gostado de nosso conteúdo Rui! Obrigado por nos prestigiar!