Relé Fotoelétrico ou Fotocélula? Como você chama esse importante componente da automação residencial e industrial? Neste artigo do Mundo da Elétrica o tema é Relé Fotoelétrico! Vamos te explicar o que é fotocélula, como o sensor fotocélula funciona, como instalar fotocélula e se o nome correto deste componente é fotocélula ou relé fotoelétrico. Então, vamos lá pessoal!

Relé Fotoelétrico, o que é?

O Relé Fotoelétrico também conhecido como Fotocélula ou Relé Fotocélula, é um dos primeiros componentes que tornaram a automação elétrica reconhecida! Este componente faz o monitoramento da manifestação luminosa de um determinado local, sendo acionado ao captar uma determinada intensidade luminosa, liberando ou interrompendo a energia que vai para a carga destinada.

O Relé Fotoelétrico é um dos tipos de Sensores Fotoelétricos, e o seu uso mais visível é em postes de iluminação pública, onde faz o acendimento automático das luzes ao anoitecer e o desligamento ao amanhecer. Porém, ele tem outras aplicações importantes, onde é necessário acionar uma determinada carga dentro da sua potência, a partir de uma certa intensidade luminosa.

Além da automação do processo de acendimento e desligamento de uma carga como uma lâmpada por exemplo, esse componente também proporciona uma economia de energia considerável, pois ele descarta a possibilidade da carga estar ligada desnecessariamente ou do esquecimento da carga ligada.

Como funciona o Relé Fotoelétrico?

Como dito antes, o Relé Fotoelétrico ou Fotocélula é um tipo de sensor fotoelétrico, ou seja, o funcionamento deles é bem parecido!

A Fotocélula possui um relé conectado à um sensor fotoelétrico LDR, que significa Light Dependent Resistor ou Resistor Dependente de Luz, traduzido para o português. O Sensor LDR é um sensor que consegue mudar a sua resistência de acordo com a luminosidade que chega até ele. Já o relé, ele é um componente eletromecânico que funciona baseado no eletromagnetismo com o auxílio de uma bobina e contatos.

Com esta construção, o funcionamento do Relé Fotoelétrico acontece da seguinte maneira. Quando está energizado, o LDR monitora a intensidade de luz em um ambiente, e de acordo com essa intensidade ele varia a sua resistência. Como o LDR é conectado à bobina do relé, quando a luz chega em uma determinada intensidade, a resistência do LDR varia de tal forma que chega em um ponto onde a corrente que passa por ela é a suficiente para acionar a bobina.

Quando isso acontece, a corrente que passa pela bobina gera um campo magnético que se acumula de acordo com a quantidade de espiras da bobina, esse campo gera uma atração no contato do relé. Quando o contato é atraído, ele é comutado, resultando no acionamento ou no desligamento da carga.

Como Instalar Fotocélula ou Relé Fotoelétrico?

O processo de instalação deste relé é realmente muito simples! Mas alguns cuidados devem ser tomados para que não aconteça um erro no seu funcionamento, são eles:

  • Posição: A posição da instalação do relé pode interferir no seu funcionamento, então nunca coloque a fotocélula virada para a lâmpada que irá acender! Caso isso aconteça, vai gerar um efeito pisca-pisca no relé, ocasionando falhas nos funcionamento e gasto desnecessário de energia.
  • Potência: A potência máxima do relé deve ser um fator observado com bastante atenção! Geralmente, a potência máxima das fotocélulas é de 1000W, podendo ser dividida em muitas cargas, desde que não ultrapasse essa potência. Isso garante a segurança e o funcionamento correto da instalação!

Tomando esses cuidados, dificilmente o seu circuito vai dar errado. Agora quanto à instalação, veja como instalar o Relé Fotoelétrico de duas maneiras.

Instalação Relé Fotoelétrico Monofásico

O Relé Fotoelétrico monofásico tem a sua instalação feita com três bornes, dois para fase e neutro, e o terceiro para o retorno. Com os cabos identificados e o disjuntor da instalação ou o geral desligado, conecte o cabo neutro (se houver) diretamente no borne de neutro da carga e faça uma derivação dele para conectá-la ao borne de neutro do Relé Fotoelétrico.

Conecte o cabo da fase no borne de fase da fotocélula e após isso, saia com o cabo de retorno da fotocélula e o conecte no borne de fase da carga. Feito isso, confira o funcionamento e se estiver tudo ok, a  sua instalação estará concluída. Veja o esquema de ligação na imagem abaixo.

Ligação de Fotocélula.

Veja a Ligação do Relé Fotoelétrico Monofásico!

Instalação Relé Fotoelétrico Bifásico

O Relé Fotoelétrico bifásico tem a sua instalação feita com quatro bornes, sendo dois para as fases e dois para os retornos. Com os cabos identificados e o disjuntor da instalação ou o geral desligado, conecte os cabos das fases nos bornes de fase da fotocélula.

Após isso, saia com os cabos de retorno da fotocélula e os conecte nos bornes de fase da carga. Feito isso, confira o funcionamento e se estiver tudo ok, a sua instalação estará concluída. Veja o esquema de ligação na imagem abaixo.

Ligação de Fotocélula.

Veja a Ligação do Relé Fotoelétrico Bifásico!

Relé Fotoelétrico ou Fotocélula? Qual é o termo correto?

Fotocélula é o termo mais conhecido popularmente! Porém, ele não é o termo correto para este componente, pois o certo é Célula Fotovoltaica, Célula Fotoelétrica ou Fotocélula são termos característicos para componentes que fazem a coleta de energia solar, e como o relé fotoelétrico não cumpre esse requisito, não pode ser chamado de fotocélula.

É muito comum que as pessoas confundam estes termos, pois ambos trabalham com a iluminação como fator de acionamento. Todavia, o termo correto para este componente é Relé Fotoelétrico!

O relé é um componente muito interessante, os tipos de relé e as outras características são vastas. Portanto, é importante estudar não só sobre Relé Fotoelétrico, mas sim sobre todos os outros tipos de relés!

Para te ajudar com isso, deixamos um vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que fala sobre relés,e além deste vídeo temos diversos outros vídeos sobre relés em nosso canal. Esperamos que com eles você aprenda algo novo e aumente os seus conhecimentos!

Se tiver gostado, compartilhe o artigo e o vídeo nas suas redes sociais para mais pessoas aprenderem também! Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui e volte para ver a resposta. Nós temos artigos que falam sobre variados temas sobre a eletricidade aqui no site, vale à pena dar uma conferida neles!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)