Você sabe o que é um relé falta de fase? Neste artigo do Mundo da Elétrica explicaremos o que é um relé falta de fase, quais são as características do relé falta de fase e como o relé falta de fase funciona. Mostraremos também como é feita a instalação do relé falta de fase. Vamos lá pessoal!

O que é um relé falta de fase?

Os relés são dispositivos que fazem a comutação dos seus contatos mediante a alguma situação especificada. No caso do relé falta de fase, essa ação especificada é a falta de uma ou mais fases da rede de distribuição no circuito.

O relé falta de fase é um dispositivo de proteção para o motor elétrico trifásico e para o circuito de comando, pois com a falta de alguma das fases da rede de distribuição, o motor pode queimar durante o funcionamento.

Tipos de relés elétricos.

Exemplo de relé falta de fase.

Além da função de falta de fase, alguns relés falta de fase também são capazes de identificar:

  • A inconsistência de uma das fases
  • A sequência incorreta das fases
  • A assimetria nos ângulos de defasamento das fases
  • A tensão incompatível com os níveis mínimo e máximo
  • A falta do neutro

Para executar o seu funcionamento, o relé falta de fase dispõem dos seguintes elementos em sua constituição:

  • Circuito eletrônico de monitoramento das fases
  • Microprocessador
  • Relé interno
  • Contato comutador

Contato comutador

O contato comutador é um tipo diferenciado de contato, pois ele consegue assumir a função de um contato aberto (NA) e um contato fechado (NF) ao mesmo tempo. É indicado que na saída do contato (NA) do relé de falta de fase seja instalado um sinalizador, para que a falta de fase seja representada visualmente.

O que é um relé falta de fase.

Contatos aberto, fechado e comutador.

Como funciona o relé falta de fase?

Quando o relé falta de fase é instalado no circuito, ele recebe as três fases (R, S e T) nos seus bornes de entrada L1, L2 e L3. Enquanto as fases estiverem com seu funcionamento pleno, o relé falta de fase permite o funcionamento do circuito.

Caso alguma das três fases do sistema deixe de funcionar, o circuito eletrônico detecta essa falha. Neste ponto, o microprocessador envia um sinal para o relé interno que comuta os contatos, fazendo com que o circuito pare de funcionar.

Ajuste de sensibilidade

Na parte frontal do relé falta de fase existe, além dos LEDs que indicam o funcionamento, um trimmer que efetua o ajuste de sensibilidade do relé. Esse ajuste serve para identificar quando ocorre uma variação na tensão elétrica da rede, assim o relé falta de fase também estará pronto para desativar o circuito caso haja necessidade.

Para fazer o ajuste, energize o relé falta de fase em um circuito elétrico, gire o trimmer lentamente até que o relé desarme, gire o trimmer novamente em sentido contrário para que ele recue um pouco antes do ponto onde ele desarmou. Esse é o ponto em que o relé falta de fase deve ter sua sensibilidade ajustada.

O vídeo a seguir do Mundo da Elétrica mostra a montagem de uma partida direta de um motor utilizando o relé falta de fase como dispositivo de proteção. Para aprender como ligar o relé falta de fase, recomendamos que assista este vídeo que mostra essa ligação.

Gostou de aprender sobre o relé falta de fase? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários para a gente. Existe uma grande chance de que sua dúvida vire tema de um novo artigo aqui no site!

Siga o Mundo da Elétrica nas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)