Relé térmico ou disjuntor motor? Veja algumas características e aplicações!

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

Quais são as proteções ideais para o motor elétrico? Relé térmico, disjuntor motor ou os dois? O motor elétrico atualmente representa aproximadamente quase metade do consumo de energia elétrica no mundo, sendo o principal equipamento das indústrias. É por isso que a proteção dos motores elétricos é tão importante, se tornando o tema desse artigo do Mundo da Elétrica. Então, vamos lá pessoal!

Esse artigo aborda a área dos comandos elétricos, um assunto que muita gente pede para nós. Por isso, pedimos a ajuda de vocês lá no Instagram do Mundo da Elétrica, e fizemos um quiz com perguntas que caem nos testes de elétrica e em provas de concursos. Para a nossa surpresa, menos de 15% das pessoas acertaram tudo!

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Proteção e Comando: Componentes

Como vamos falar de dois componentes importantes de comandos elétricos (relé térmico e disjuntor motor), nós realizamos testes com eles para relatar os resultados.

E para que isso fosse possível, nós contamos com a ajuda da equipe da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, uma empresa que possui disjuntor motor, relé térmico, além de toda uma linha de proteção e comandos!

Quando falamos linha de proteção e comando, falamos dos componentes usados em comandos elétricos e no acionamento de motores. Componentes como:

Temos também os componentes de proteção, e é neste nicho que estão os disjuntores motor e os relés térmicos! Bom, para aprendermos mais sobre esses dois componentes, responderemos e comentaremos cada pergunta do quiz, como dito anteriormente.

Regulagem de Corrente

A primeira pergunta sobre disjuntor motor e relé térmico foi: qual deles possui regulagem de corrente nominal?

Nesta primeira pergunta tivemos 347 respostas na letra A, 720 respostas na letra B e 1460 respostas na letra C.

Podemos ver no disjuntor motor da imagem abaixo, que ele tem um disco seletor que vai de 20 a 25 amperes. E também no corpo do disjuntor há uma indicação da sua corrente nominal, que é entre 20 e 25 amperes.

Disjuntor Motor e Relé Térmico: Características e Diferenças!

Regulagem de corrente e indicação da corrente nominal do Disjuntor Motor.

Nos dois relés térmicos que temos aqui no Mundo da Elétrica também existe o disco seletor. No primeiro, o alcance de ajuste vai de 17 a 25 amperes. Já no segundo, que é bem maior, o ajuste vai de 80 a 93 amperes.

Disjuntor Motor e Relé Térmico: Características e Diferenças!

Regulagem de corrente do Relé Térmico.

A resposta certa então é a letra C – Os dois! E aproximadamente 58% das pessoas acertaram a questão!

Rearme Automático

A segunda pergunta sobre disjuntor motor e relé térmico foi: qual deles possui rearme automático em caso de falha?

Nesta segunda pergunta tivemos 510 respostas na letra A, 1199 respostas na letra B e 738 respostas na letra C. Esse é um detalhe de comandos que pouca gente sabe.

Veja esse disco seletor azul no relé térmico da imagem abaixo. Ele tem a letra A e H.

Disjuntor Motor e Relé Térmico: Características e Diferenças!

Configuração do rearme automático/manual no Relé Térmico.

Na posição H, ele fica levantado e é possível pressioná-lo. Esse H é de Hand, que traduzindo é “manual”. Portanto, na posição hand, o eletricista tem que ir e apertar este botão para poder religar o circuito cada vez que ocorrer uma falha.

Já na posição A que é de automático, não precisa apertar o botão, pois o relé se rearma sozinho. No disjuntor motor não existe esse seletor, o que torna a letra B a resposta correta. Ela teve aproximadamente 49% dos votos!

Contatos Auxiliares

A terceira pergunta sobre disjuntor motor e relé térmico foi sobre a possibilidade de utilizar contatos auxiliares, tendo as mesmas opções de resposta das perguntas anteriores.

Os votos dessa questão foram: 461 na letra A, 1192 na letra B e 730 na letra C. Aqui é outra questão que tem um macete que pouca gente conhece.

No relé térmico existem dois contatos auxiliares que já vêm no próprio componente, o NC 95-96 que é o normalmente fechado e o NO 97-98 que é o normalmente aberto.

Disjuntor Motor e Relé Térmico: Características e Diferenças!

Contatos Auxiliares integrados no Relé Térmico.

No comando para partida de motores, os contatos 95-96 são utilizados para cortar o selo e desligar o motor em caso de falhas, ou seja, eles são contatos de segurança.

Em contrapartida, o disjuntor motor não tem contatos auxiliares que vêm no próprio componente. Porém, o que pouca gente sabe é que dá para colocar contatos auxiliares no disjuntor motor!

Podemos te provar isso através dos dois blocos de contatos que a Tramontina nos enviou. Um dos blocos é lateral, basta encaixar a trava superior e em seguida apertar a trava inferior que o contato estará instalado.

O segundo bloco de contatos é encaixado no lugar de uma tampa do disjuntor, bastando retirar a tampa e empurrar o bloco de contatos até ele travar.

Disjuntor Motor e Relé Térmico: Características e Diferenças!

Blocos de Contatos para o Disjuntor Motor.

Então a resposta correta é a letra C que teve apenas 30% dos votos.

Ligação do Circuito

A quarta pergunta sobre disjuntor motor e relé térmico foi: em qual deles é possível ligar e desligar o circuito?

Considerando as mesmas alternativas acima, tivemos 1040 votos na letra A, 139 votos na letra B e 1138 votos na letra C.

Veja como exemplo esse disjuntor motor abaixo, que tem um botão on e outro off. Eles são usados para seccionar o circuito, ou seja, ligar e desligar. Isso é uma característica de todo disjuntor motor!

Disjuntor Motor e Relé Térmico: Características e Diferenças!

Disjuntor Motor com botões de acionamento ON/OFF.

Agora, quando olhamos os dois relés térmicos que recebemos da Tramontina, podemos ver que eles não têm esses botões.

Disjuntor Motor e Relé Térmico: Características e Diferenças!

Relés Térmicos sem botões de acionamento ON/OFF.

O relé térmico consegue desligar o circuito, mas não religar. Já o disjuntor motor desliga em caso de falha, mas a partir dele também é possível ligar o circuito de forma manual.

Nessa pergunta 55% das pessoas erraram, porque somente no disjuntor motor é possível ligar e desligar o circuito!

Chave de Partida

A quinta e última pergunta sobre disjuntor motor e relé térmico foi: qual deles é utilizado dentro de uma chave de partida?

Nesta quinta pergunta tivemos 619 respostas na letra A, 752 respostas na letra B e 927 respostas na letra C. Mas antes de dar a resposta, é preciso saber o que é uma chave de partida!

A chave de partida é um comando elétrico pronto, usado para ligar e desligar um motor. E para saber a resposta, nós abrimos a chave de partida e vimos que dentro dela havia apenas o contator e o relé térmico.

Disjuntor Motor e Relé Térmico: Características e Diferenças!

Chave de Partida tem Disjuntor Motor?

Esta chave de partida da imagem acima não possui disjuntor motor porque a Tramontina não fabrica chaves de partida com este componente. Porém, existem chaves de partida que possuem disjuntor motor!

Neste caso, a resposta adequada seria a letra C, que teve aproximadamente 40% de acerto das pessoas que responderam essa questão.

Você teria acertado todas as perguntas desse quiz? Ter um grande conhecimento e capacitação na área da elétrica industrial é um grande diferencial, podendo ser um divisor de águas na sua contratação!

Com base nisso, como seria o seu rendimento se fizéssemos outro quiz sobre a área industrial? Imagine que fosse sobre um componente como as tomadas industriais, por exemplo, você saberia responder as questões sobre elas?

Se você não tem certeza de como iria se sair nesse possível quiz, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica e aumente os seus conhecimentos sobre essas tomadas tão importantes na indústria!

Esperamos que tenha gostado deste artigo e se quiser nos ajudar, é só compartilhar o artigo com os seus amigos! Se tiver ficado alguma dúvida sobre o assunto ou tenha alguma sugestão, não se acanhe e deixe aqui nos comentários para podermos te ajudar.

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Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

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