Interruptor para motor, montagem prática!
Você já usou interruptor para ligar motor elétrico? E interruptor com reversão? O Mundo da Elétrica, neste artigo ensinamos passo a passo como instalar um interruptor para acionar um motor de portão. Vamos lá!
Interruptor para Motor
Muitos eletricistas não sabem como ligar, desligar e inverter o sentido de rotação do motor elétrico usando interruptor para motor. Para ligar um motor com interruptor a ligação tem que ser feita com um interruptor adequado e próprio para uso em motores elétricos. A função principal de um interruptor é interrompe a passagem de uma corrente elétrica qual for preciso.
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No mercado existem inúmeros tipos de interruptores para motores, mas no geral os interruptores para motores tem o objetivo de ligar, desligar e inverter o sentido de rotação de motor. O interruptor para motor é diferente do interruptor simples para lâmpada, pois a função de um interruptor simples é acender e apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas.
Abaixo temos um modelo de interruptor para motor que tem dois botões para escolher o sentido de rotação do motor. Os botões do interruptor têm intertravamento mecânico, ou seja, se apertar um botão o outro desliga instantaneamente, evitando o fechamento errado das bobinas do motor. Também tem a parada central para desligar o motor em qualquer direção que esteja.
Este interruptor é muito usado em motores de portão elétrico ou motores de persianas motorizadas.
Interruptor para Motor – Ligação
Fazer a ligação de um motor com interruptor para motor é muito simples. O interruptor para motor abaixo é bipolar, então na parte de trás do interruptor temos dois conjuntos com três contatos, um conjunto para cada fase no caso de motores bifásicos, mas também pode ser usado apenas um conjunto de contatos no caso de um motor monofásico.
No nosso esquema vamos instalar este interruptor para acionar um motor de portão. O motor de portão vai ser ligado em 127v monofásico e o motor tem três cabos, um comum para o neutro e outros dois para cada sentido de rotação do motor, uma para esquerda e outro para a direita.
Na caixa da passagem já temos instalado o suporte para o interruptor. Temos cinco cabos na caixa, o cabo preto é fase e o azul é o neutro da alimentação, mais dois cabos cinzas de retorno para o motor, além de outro cabo de neutro que vai direto no motor.
Antes de iniciar a ligação sempre lembre de desligar o disjuntor e conferir se existe tensão elétrica no circuito, para realizar a instalação com segurança. A primeira coisa antes de ligar o interruptor vai unir os dois cabos de neutro. Para isso utilizamos um conector de torção, basta decapar os dois fios azul, unir e colocar o conector de torção.
O cabo preto de fase vai ligado no contato central de um dos conjuntos de contatos do interruptor. Os dois cabos cinza de retorno são ligados nos contatos da extremidade do interruptor no mesmo conjunto de contatos que foi ligado o cabo fase.
Agora basta ligar os cabos que vem do interruptor e o cabo neutro aos cabos do motor, para isso vamos usar conector sindal. O cabo azul de neutro que vem da caixa de passagem, deve ser conectado no cabo azul do borne central do conector sindal do motor.
Agora os cabos cinza que vem do interruptor para o motor devem ser conectados nos fios preto e branco do motor. Primeiro conecte um cabo cinza no cabo preto do borne inferior do conector sindal do motor e o outro cabo cinza no cabo branco do borne superior do conector sindal do motor.
Após fazer todas conexões podemos colocar o interruptor na caixa de passagem. O interruptor é modular então o encaixe do interruptor no suporte é por pressão, basta posicionar e empurrar. No espaço vago vamos colocar uma tampa, basta posicionar, empurrar e por fim basta colocar a tampa de acabamento.
Agora que já finalizamos todas ligações necessárias, podemos religar o disjuntor para testar o circuito. Primeiro vamos ligar o motor para um lado, em seguida usando a parada central desligamos o motor, para depois ligar o motor no outro sentido. Recomendamos desligar o motor para mudar o sentido de rotação, pois inverter o sentido de rotação pode forçar ainda mais o motor, assim reduzindo a vida útil do motor.
Você sabe como identificar cada cabo do motor usando um multímetro? Se não, abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica, mostrando como identificar os três fios de um motor monofásico 127V/ 220V.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
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