Você já usou interruptor para ligar motor elétrico? E interruptor com reversão? O Mundo da Elétrica, neste artigo ensinamos passo a passo como instalar um interruptor para acionar um motor de portão. Vamos lá!

Interruptor para Motor

Muitos eletricistas não sabem como ligar, desligar e inverter o sentido de rotação do motor elétrico usando interruptor para motor. Para ligar um motor com interruptor a ligação tem que ser feita com um interruptor adequado e próprio para uso em motores elétricos. A função principal de um interruptor é interrompe a passagem de uma corrente elétrica qual for preciso.

No mercado existem inúmeros tipos de interruptores para motores, mas no geral os interruptores para motores tem o objetivo de ligar, desligar e inverter o sentido de rotação de motor. O interruptor para motor é diferente do interruptor simples para lâmpada, pois a função de um interruptor simples é acender e apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas.

Abaixo temos um modelo de interruptor para motor que tem dois botões para escolher o sentido de rotação do motor. Os botões do interruptor têm intertravamento mecânico, ou seja, se apertar um botão o outro desliga instantaneamente, evitando o fechamento errado das bobinas do motor. Também tem a parada central para desligar o motor em qualquer direção que esteja.

Os botões do interruptor têm intertravamento mecânico, ou seja, se apertar um botão o outro desliga.

Modelo interruptor para motor, para escolher o sentido de rotação do motor.

Este interruptor é muito usado em motores de portão elétrico ou motores de persianas motorizadas.

Interruptor para Motor – Ligação

Fazer a ligação de um motor com interruptor para motor é muito simples. O interruptor para motor abaixo é bipolar, então na parte de trás do interruptor temos dois conjuntos com três contatos, um conjunto para cada fase no caso de motores bifásicos, mas também pode ser usado apenas um conjunto de contatos no caso de um motor monofásico.

Mas também pode ser usado para motor monofásico.

O interruptor para motor é bipolar, temos dois conjuntos com três contatos.

No nosso esquema vamos instalar este interruptor para acionar um motor de portão. O motor de portão vai ser ligado em 127v monofásico e o motor tem três cabos, um comum para o neutro e outros dois para cada sentido de rotação do motor, uma para esquerda e outro para a direita.

Motor com três fios para para conexões.

Cabos do motor para fazer as conexões.

Na caixa da passagem já temos instalado o suporte para o interruptor. Temos cinco cabos na caixa, o cabo preto é fase e o azul é o neutro da alimentação, mais dois cabos cinzas de retorno para o motor, além de outro cabo de neutro que vai direto no motor.

 E temos cinco cabos na caixa passagem.

Caixa da passagem com todos os cabos necessários para ligação do motor.

Antes de iniciar a ligação sempre lembre de desligar o disjuntor e conferir se existe tensão elétrica no circuito, para realizar a instalação com segurança. A primeira coisa antes de ligar o interruptor vai unir os dois cabos de neutro. Para isso utilizamos um conector de torção, basta decapar os dois fios azul, unir e colocar o conector de torção.

 A primeira coisa antes de ligar o interruptor vai ser unir os dois cabos de neutro.

Conexão entre os fios de neutro com conector de torção.

O cabo preto de fase vai ligado no contato central de um dos conjuntos de contatos do interruptor. Os dois cabos cinza de retorno são ligados nos contatos da extremidade do interruptor no mesmo conjunto de contatos que foi ligado o cabo fase.

O cabo preto de fase vai ligado no contato central.

Conexão dos cabos nos bornes do interruptor pata motor.

Agora basta ligar os cabos que vem do interruptor e o cabo neutro aos cabos do motor, para isso vamos usar conector sindal. O cabo azul de neutro que vem da caixa de passagem, deve ser conectado no cabo azul do borne central do conector sindal do motor.

Agora os cabos cinza que vem do interruptor para o motor devem ser conectados nos fios preto e branco do motor. Primeiro conecte um cabo cinza no cabo preto do borne inferior do conector sindal do motor e o outro cabo cinza no cabo branco do borne superior do conector sindal do motor.

Cabo azul no comum e os outro nos bornes restantes.

Conexões dos cabos no conector sindal do motor.

Após fazer todas conexões podemos colocar o interruptor na caixa de passagem. O interruptor é modular então o encaixe do interruptor no suporte é por pressão, basta posicionar e empurrar. No espaço vago vamos colocar uma tampa, basta posicionar, empurrar e por fim basta colocar a tampa de acabamento.

Sempre coloque o espelho para acabamento.

Colocação do interruptor para motor na caixa de passagem.

Agora que já finalizamos todas ligações necessárias, podemos religar o disjuntor para testar o circuito. Primeiro vamos ligar o motor para um lado, em seguida usando a parada central desligamos o motor, para depois ligar o motor no outro sentido. Recomendamos desligar o motor para mudar o sentido de rotação, pois inverter o sentido de rotação pode forçar ainda mais o motor, assim reduzindo a vida útil do motor.

Sempre deligue o motor para mudar a rotação do motor.

Teste do motor, certifique que a rotação está nos dois sentidos.

Você sabe como identificar cada cabo do motor usando um multímetro? Se não, abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica, mostrando como identificar os três fios de um motor monofásico 127V/ 220V.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)