Com certeza você já ouviu falar em bobina elétrica, e talvez saiba algum conceito em relação às bobinas elétricas, mas caso você tenha a curiosidade de aprender tudo sobre as bobinas elétricas está no lugar certo! Neste artigo iremos explicar o que são as bobinas elétricas, como funcionam as bobinas elétricas, características das bobinas, constituição e aplicações das bobinas. Vamos lá pessoal!

Bobina elétrica: O que é?

As bobinas elétricas, também conhecidas como indutores ou solenoides, são dispositivos passivos capaz de armazenar energia elétrica criada em um campo magnético, sendo que este campo é formado por uma corrente alternada, que passa por um fio condutor enrolado em si mesmo, ou ainda em volta de uma superfície que também é condutora.

Como funciona as bobinas elétricas?

O que são e para que servem as bobinas?

Bobina elétrica: Funcionamento

Quando a corrente elétrica passa por um determinado fio, é gerado um campo magnético ao seu redor, e quando este mesmo fio é enrolado várias vezes são formadas diversas espiras, de forma com que este campo magnético seja ampliado, ou seja, quanto maior o número de voltas deste fio, maior será a bobina e a intensidade do campo magnético. É importante destacar que quanto mais forte este campo magnético, maior será a capacidade dele atrair materiais magnéticos, como por exemplo o ferro e o aço.

Bobina elétrica: Características

Os indutores e capacitores têm em comum a capacidade de armazenar energia, assim como os capacitores, os indutores se opõem à corrente alternada, oferecendo uma reatância indutiva, podemos destacar que só há tensão nos terminais de um indutor ou uma bobina, se a corrente através dele variar no tempo, ou seja, indutor é um curto circuito em corrente contínua, além disso podemos relacionar as bobinas e indutores uma outra grandeza física, que é a indutância, representada pela letra L e medida em Henry (H).

Bobina elétrica: Constituição

As bobinas elétricas, na maioria das vezes, são feitas de um material condutor, o cobre. As bobinas possuem um núcleo ferromagnético, que aumenta a sua indutância, concentrando as linhas e força do campo magnético que fluem pelo interior das espiras condutoras.

Também existem as bobinas toroidais, onde o núcleo toroidal geralmente é feito de ferrite, e tem um formato de rosca. Graças a este formato, é criado um caminho pelo qual o campo magnético circula. Este tipo de núcleo é usado em bobinas que tem formato de bastão. Neste caso o campo magnético sofre perdas à circular de uma extremidade a outra, devido o contato com o ar. Por isso este núcleo foi projetado para fazer um caminho para este campo, evitando o número de perdas.

Bobina elétrica: Aplicações

Como sabemos as bobinas também são consideradas indutores,  possuindo diversas aplicações, dentre elas evitar variações de corrente elétrica, para formar um transformador, construção de filtros passivos, constituídos de resistores e/ou capacitores, formando filtros passa faixa, filtro rejeita faixa, filtro passa alta e filtro passa baixa, ou seja, este filtro permitem a passagem de um sinal em função de frequências altas, baixas ou em uma determinada faixa de frequência.

Se pararmos para pensar um pouco mais, as bobinas ou indutores estão muito próximo do eletricista que você nem imagina, como por exemplo dentro dos disjuntores, relés, contatores, entre outros componentes elétricos.

As bobinas também são encontradas nos carros, pois elas auxiliam na partida do motor, e é conhecida como bobina de ignição, além disso, também podemos encontrar as bobinas em diversos aparelhos eletrônicos.

Podemos mencionar que na maioria dos alto-falantes são encontradas uma bobina, eletroímã. As bobinas também são encontradas em máquinas elétricas, como por exemplo os transformadores, motores de indução e até os motores de corrente contínua. O vídeo abaixo mostra exatamente como funciona um transformador, para que fique mais fácil de compreender.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre as bobinas elétricas. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)