Uma dúvida muito comum entre os profissionais do Mundo da Elétrica é sobre o esquema de ligação de motores elétricos. Neste artigo mostramos como fazer o fechamento de motores trifásicos, explicando o detalhe das bobinas e dos polos. Então vamos lá pessoal!

Ligação de motor elétrico

Se você é um eletricista certamente já ouviu falar sobre ligação estrela e ligação triângulo, afinal estes dois temas tem tudo a ver com o esquema de ligação de motores trifásicos.

Para entender melhor a alimentação dos motores elétricos, o primeiro passo é compreender que na verdade estamos falando do esquema de ligação das bobinas dos motores. Portanto, é indispensável saber como funciona o estator de um motor trifásico.

Estator de motor elétrico

O estator é feito de aço laminado, que são pequenas chapas unidas umas às outras. Na imagem abaixo podemos ver todas as chapas sobrepostas deste estator, e também as boninas que são estes enrolamentos de cobre!

Como fazer ligação estrela e ligação triângulo?

Conheça o estator de um motor elétrico, com detalhes nos terminais das bobinas!

Em um motor elétrico cada bobina cria dois polos magnéticos, um polo sul e um polo norte, e isso acontece em cada uma das fases. Então um motor trifásico com 3 bobinas vai ter dois polos por bobina, sendo conhecido como motor de dois polos. Portanto, os motores trifásicos podem ter 2, 4, 6, 8 ou mais polos, mas sempre em números pares e dependendo da quantidade de bobinas enroladas.

Caso você não saiba, a quantidade de polos em um motor e a frequência elétrica da rede é o que faz a velocidade do motor variar, ou seja, quanto mais polos tiver mais devagar o motor gira.

Na tabela abaixo você pode ver e relacionar a frequência, número de polos e a velocidade dos motores trifásicos. Veja que um motor de 2 polos em 60hz tem uma velocidade de 3.600 RPM, enquanto um motor de 4 polos na mesma frequência de 60hz tem uma velocidade de apenas 1.800 RPM.

Como ligar motor elétrico?

Entenda a relação da frequência, número de polos e a velocidade dos motores trifásicos!

Ciclo senoidal trifásico

Agora você vai poder ver a comparação de um motor de 2 polos e um de 4 polos, observando cada instante de um ciclo senoidal trifásico. Veja como o motor de quatro polos gira com metade da velocidade do motor de dois polos.

No instante T1, o motor de dois polos tem o polo norte em cima e o sul embaixo. O motor de 4 polos tem um polo norte em cima e um polo norte embaixo, além de um polo sul à direita e outro à esquerda.

No instante T2 é possível ver que no motor de dois polos há um deslocamento de 90 graus, enquanto no motor de quatro polos o deslocamento foi de apenas 45 graus. Observe que nos tempos seguintes este deslocamento continua constante.

Como ligar motor elétrico?

Veja o ciclo senoidal trifásico de um motor de 2 e 4 polos!

Acompanhando as mudanças de direção dos polos, podemos perceber que o deslocamento do motor de dois polos ao final dos cinco tempos é de 360 graus, ou seja, uma volta completa. Já no motor de 4 tempos, a volta é de apenas 180 graus.

Bobinas do motor elétrico

A quantidade de ranhuras de um motor é uma informação extremamente relevante para o profissional do mundo da elétrica que trabalha com rebobinamento de motores. A bobina fica presa ao estator dentro destas ranhuras, e a quantidade de terminais de um motor indica as possibilidades de ligação deste motor.

Os mais comuns são motores de 6 pontas e motores de 12 pontas. Este que temos aqui é um motor de 12, porque que ele possui 12 terminais para alimentar o motor. Outra informação importante é que as pontas dos terminais são numeradas de acordo com as bobinas, assim como mostra a imagem abaixo.

Como fazer ligação estrela e ligação triângulo?

Veja como são os terminais das bobinas dos motores elétricos!

A bobina 1 tem os terminais 1 e 4, a bobina 2 tem os terminais 2 e 5, a bobina 3 tem os terminais 3 e 6, a bobina 4 tem os terminais 7 e 10, a bobina 5 tem os terminais 8 e 11 e a bobina 6 tem os terminais 9 e 12. O eletricista que trabalha com motores elétricos, precisa saber que qualquer motor trifásico com 3 bobinas no estator ou seis terminais, oferece a opção de poder trabalhar com duas tensões diferentes. Isso acontece através de ligações diferentes entre as bobinas, que são as famosas ligações triângulo e estrela.

Como ligar motor elétrico?

Motor trifásico com 3 bobinas no estator ou seis terminais!

Motor elétrico: Ligação estrela

A ligação estrela é realizada ligando os terminais 4, 5 e 6 entre si. Cada uma das pontas 1, 2 e 3 é ligada às fases de um sistema trifásico formando uma estrela, assim como mostra a imagem abaixo. O ponto de união entre os terminais 4, 5 e 6 formam um ponto neutro.

Veja como fazer ligação estrela e ligação triângulo

Exemplo de uma ligação estrela de motor trifásico

Na ligação estrela cada bobina está ligada entre uma fase e um neutro, e este tipo de ligação aceita a tensão de fase de um sistema trifásico. Se você não sabe o que é tensão de fase e linha, tem um artigo completo aqui no site explicando isso, vale a pena ler!

Motor elétrico: Ligação triângulo

A ligação triângulo é realizada ligando os terminais 1 com 6, 2 com 4 e 3 com 5, assim como mostra a imagem abaixo! Cada uma destas pontas é ligada em uma das fases de um sistema trifásico. Neste tipo de ligação não existe neutro e cada bobina está ligada à duas fases. A ligação triângulo aceita a tensão de linha de um sistema trifásico.

Como fazer ligação estrela e ligação triângulo?

Exemplo de uma ligação triângulo de motor trifásico

Tensão para motor elétrico

Na tabela a seguir você pode ver quais são as tensões que podem ser empregadas em motores trifásicos de seis pontas. Note que em uma rede 380/220V, o motor ligado em triângulo vai suportar uma tensão de 220V em cada bobina. Já o motor ligado em estrela nesta mesma rede, vai suportar uma tensão de 380V em cada bobina.

Como fazer ligação estrela e ligação triângulo?

Tabela de tensão para motor trifásicos de seis pontas!

O estator que citamos de exemplo no artigo tem 12 terminais e 6 bobinas. Portanto, este motor oferece 4 opções de ligação, e a tabela abaixo mostra as quatro ligações e as suas respectivas tensões. Usando o exemplo de um motor bem comum que é dimensionado para 220V, a tabela indica que ele aceita a tensão de 220V na ligação duplo triângulo ou triângulo paralelo, 380V na ligação dupla estrela ou estrela em paralelo, 440V na ligação triângulo em série e 760V na ligação estrela em série.

Ligação de motor elétrico trifásico

Tabela de tensão para motor trifásicos de doze pontas!

O eletricista que trabalha com motores elétricos precisa conhecer cada detalhe do motor. Na maioria dos motores tem uma placa que mostra cada uma das possíveis ligações para este determinado motor, e na imagem abaixo temos a placa do nosso motor, onde é possível ver as 4 ligações para este motor.

Como fazer ligação estrela e ligação triângulo?

Exemplo de uma placa de ligação de motor elétrico trifásico!

Por exemplo, se quiser fazer uma ligação para utilizar o motor na tensão de 380V, o certo é usar o diagrama da ligação estrela em paralelo. Seguindo a identificação de cabos basta unir os terminais V4, U4 e W4, em seguida unir os terminais V2, U2 e W2, depois os terminais V1 e V3, na sequência os terminais W1 e W3 e por último, os terminais U1 e U3. As três fases vão ser ligadas nos terminais U1, V1 e W1.

Ligação de motor elétrico trifásico

Ligações possíveis para este motor elétrico!

Poucos profissionais do Mundo da Elétrica conseguem realizar o esquema de ligação de motores! Por isso é tão importante entender melhor sobre os motores elétricos e os seus fechamentos, porque isso certamente vai aumentar a sua área de atuação e o número de clientes.

Para conhecer outras partes de um motor trifásico e entender melhor sobre o seu funcionamento, é só assistir o vídeo a seguir. Você vai poder ver os detalhes de praticamente todas as peças do motor, vale a muito a pena assistir!

Aqui no site tem muita informação gratuita apenas esperando a sua visita. Continue lendo os artigos e assistindo os vídeos do Mundo da Elétrica, a sua capacitação depende apenas do tempo que você dedica para isso!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)