As tomadas elétricas de 380V são três fases de 127V? O Mundo da Elétrica mostra neste vídeo os vários níveis de tensão nas tomadas pelo Brasil a fora. Entenda por que existem tomadas trifásicas 220V e outras 127V.

Níveis de Tensões

O Brasil é uma “salada de frutas” com relação aos níveis de tensão elétrica. Sabemos que tem tensão 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts. Às vezes na mesma cidade tem três níveis de tensão diferentes, e um exemplo disso é a cidade de São Geraldo do Araguaia no Pará.

Se entrarmos no site da Aneel que é a Agência Nacional de Energia Elétrica que elabora as regras para que toda a rede de fornecimento de energia funcione. É possível consultar os níveis de tensão de cada cidade do Brasil. Observe na imagem abaixo que na cidade de São Geraldo do Araguaia, existem três níveis de tensão nominal (254/127 volts), (230/115 volts) e (220/127 volts).

Vezes na mesma cidade tem três níveis de tensão diferentes.

São Geraldo do Araguaia, existem três níveis tensão nominal.

Com essa bagunça de níveis de tensão, muita gente acha que a tensão de 380 Volts na verdade é um somatório de três tensões de 127 Volts. Esse raciocínio é até natural, pois se multiplicarmos a tensão de 127 Volts por três temos 381 volts que é bem perto dos 380 volts, mas na verdade não é nada disso!

Vamos escolher outra cidade que tem tensão de 380V, no site da Aneel vamos selecionar o estado do Piauí e depois a cidade de Arraial. Em Arraial a tensão disponibilizada é 380/220 Volts. Estes dois valores de tensão é porque uma é tensão de linha e outra é tensão de fase.

380 Volts na verdade é um somatório de três tensões de 127 Volts.

Arraial a tensão disponibilizada é 380/220 Volts.

Onde tem tensão elétrica de 380 Volts a segunda tensão que é a de fase, que sempre será 220 Volts e não 127 Volts. Então pode esquecer essa ideia que é só somar a tensão das três fases de 127 Volts que você tem os 380 Volts.

Nos cálculos de sistemas elétricos, é importante considerar um fator raiz de três que é usado no cálculo. Esse valor é obtido depois de aplicar alguns cálculos matemáticos mais complexos que levam em consideração a defasagem angular e a tensão de pico do sistema elétrico.

No caso do 220 Volts que é a metade de 110 Volts, isso quer dizer que o sistema são duas fases de 110 Volts formando uma 220 volts. Nas cidades que olhamos no site da Aneel, não achamos a tensão 220 Volts/110 Volts, mas encontramos um caso bem curioso.

No site da Aneel selecionamos o estado de Minas gerais, depois a cidade de Além Paraíba. Essa cidade também é uma “salada de frutas” em relação a tensão elétrica, podemos observar os níveis de tensão elétrica na imagem abaixo. O primeiro fato para ser essa “bagunça” é porque Além Paraíba é atendida por duas concessionárias, a CEMIG e Energisa Minas Gerais.

Além Paraíba tem quatro níveis de tensão diferentes e em três destes níveis, a tensão de fase é exatamente a metade da tensão de linha, que é a tensão nominal de (440/220 volts), (240/120 volts) e (230/115 volts).

Em três destes níveis, a tensão de fase é exatamente a metade da tensão de linha.

Além Paraíba tem quatro níveis de tensão diferentes..

Nestes casos a tensão de linha é obtida por transformadores que tem uma configuração de tap, além do fechamento das bobinas do transformador de forma diferente das outras tensões. Todos estes sistemas de alimentação são trifásico, ou seja, existem três fases. E nesses casos a tensão de fase e fase é exatamente o dobro.

Existem muitas exceções no sistema elétrico Brasileiro, justamente por ser muito grande. A tabela a seguir indica os níveis de tensões secundárias fornecidas pelas concessionárias de energia elétrica conforme as normas da ANEEL.

Energia elétrica conforme as normas da ANEEL.

Os níveis de tensões elétrica secundárias.

Outro tema que é muito importante compreender é saber o que é tensão de linha e tensão de fase. Neste vídeo do canal do Mundo da Elétrica explicamos o que é tensão de linha e de fase.

Bem, esperamos que essas dicas tirem todas suas dúvidas sobre diferentes níveis de tensão. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)