Você sabe o que é partida estrela triângulo e para que serve? Iremos esclarecer de uma forma muito fácil qual a aplicação da partida estrela triângulo, o que é fechamento estrela, fechamento triângulo, comandos elétricos e muito mais, vamos lá pessoal!

O sistema estrela triângulo, como o próprio nome já diz, realiza a partida de motores trifásico com fechamento estrela e logo após alguns segundos de ser acionado, o sistema irá mudar para o fechamento triângulo. O intuito desta e de qualquer uma outra partida compensada é reduzir o valor da corrente de pico no instante da partida dos motores trifásicos.

A partida estrela triângulo deve ser aplicada corretamente, em casos já previamente estudados, para que não ocorra problemas, já que reduzir a corrente de partida também causa a diminuição do torque no motor.

É importante salientar que para ser feito o fechamento estrela triângulo é fundamental que o motor utilizado possua no mínimo seis terminais de conexão em sua caixa de ligação, pois o fechamento das bobinas será realizado com o auxílio dos contatores.

Vale a pena lembrar que a ligação estrela não é presente apenas nos motores elétricos trifásicos, mas também em transformadores de alta tensão que é de onde surge o fio neutro. O vídeo abaixo mostra melhor como surgiu o fio neutro e ainda ajuda a compreender outros conceitos sobre a fechamento estrela.

Porque usar a partida estrela triângulo?

Este tipo de partida não é diferente dos demais tipos de partida indireta, pois ela também possui o intuito de reduzir o valor da corrente de pico no momento da partida do motor, isso faz a partida ser o mais suave possível, sendo viável para a maioria das aplicações.

Porém esta partida é feita em duas etapas, pois o motor está apto a receber até dois níveis de tensão, que normalmente são 220V e 380V, mas que podem variar de acordo com modelo do motor, aplicação e a rede pela qual o motor está sendo alimentado. O motor utilizado para este tipo de ligação, deve possuir no mínimo, dois tipos de fechamentos para suas bobinas, sendo um fechamento em estrela e outro em triângulo.

Ligação estrela ou fechamento estrela

Este tipo de ligação permite que o motor receba máxima tensão de alimentação para a qual foi projetado, em um motor que possui a tensão de alimentação 220/380V este fechamento em estrela permite que ele receba uma tensão no valor de 380V.

Fechamento estrela em um motor de seis pontas.

Esquema de fechamento estrela.

Ligação triângulo ou fechamento triângulo.

Já a ligação triângulo funciona de maneira contrária a ligação estrela, pois o motor recebe o menor valor da tensão de alimentação para a qual ele foi projetado. Seguindo o exemplo anterior, o motor com tensão de alimentação 220/380V com o fechamento em triângulo permite que seja inserido a tensão no valor de 220V.

Fechamento triângulo em um motor de seis pontas.

Esquema de fechamento triângulo.

Funcionamento

O funcionamento da partida estrela triângulo é bem simples. Como já sabemos a sua principal função é reduzir o valor de sua corrente de pico no momento da partida, fazendo com que neste exato momento da partida o motor esteja em fechamento estrela e após um pequeno tempo os contatos irão comutar para o fechamento triângulo. Porém, só existe apenas uma maneira de fazer esta redução e a melhor forma de reduzir essa corrente, é também reduzindo o valor da tensão em cima de cada bobina, funcionando da seguinte maneira:

Usando um motor com alimentação 220/380 de seis pontas, inicialmente é realizado o fechamento do motor em estrela, dessa forma ele está preparado para receber uma tensão de 380V, mas quando na verdade ele recebe uma tensão de 220V e consequentemente sua corrente diminui. Com a diminuição da corrente de partida inevitavelmente também existe a redução no torque do motor.

É possível afirmar que a corrente de partida será reduzida para 1/3 da corrente nominal e respectivamente a redução de torque é na mesma proporção. Porém o motor não pode permanecer longos períodos funcionando com a tensão reduzida e com o fechamento em estrela, por isso após alguns segundos a partida deve assumir o fechamento triângulo, permitindo ao motor elétrico que receba uma tensão elétrica nominal de 220V em cada uma de suas bobinas. É importante destacar que o tempo de mudança para o fechamento triângulo é estabelecido pelo fabricante do motor.

Podemos concluir que a partida estrela-triângulo é uma das partidas indiretas ou compensadas mais usadas, pois além de possibilitar uma partida mais suave do motor, ela também proporciona um baixo custo e a redução de 33% da corrente nominal.

Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre partida estrela triângulo! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “Aprendendo partida estrela triângulo passo a passo!”

  1. Thiago

    Vocês estão de Parabéns. Obrigado por compartilharem conhecimentos

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Thiago!

      Responder
  2. Wellington

    Show…mt boa explicação.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Welinton!

      Responder
  3. Samuel Dantas

    Vocês estão de parabéns obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Samuel!

      Responder
  4. Gustavo Lemos

    Muito boa a explicação e me ajudou bastante em meu trabalho! Estão de parabéns, obrigado!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Fico muito contente por isso Gustavo!

      Responder
  5. Gabriel Fortes dos Santos

    Obrigado pela explicação

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)