Existem várias maneiras de realizar a ligação ou partida de um motor elétrico trifásico, mas definir qual é a melhor ou a mais adequada para cada tipo de aplicação nem sempre é uma tarefa muito fácil. Uma das maneiras de dar partida em um motor é utilizando a partida direta, pensando nisso resolvemos falar sobre a partida direta, como por exemplo o que é uma partida direta, qual a aplicação para partida direta, e o passo a passo de como acionar um motor trifásico utilizando a partida direta, além de apresentar as suas principais características. Vamos lá pessoal!

Há muitas maneiras de dar a partida em um motor trifásico, seja a partida estrela triângulo, partida estrela triângulo com reversão, partida por autotransformador (chave compensadora), partida por autotransformador com reversão, partidas indiretas, partidas indiretas com reversão e as que iremos ver, que são partida direta e partida direta com reversão.

Partida direta de motores trifásicos:

A partida direta para motores trifásicos é relativamente a ligação mais simples dentre todas as partidas usadas para acionar os motores trifásicos, pois o motor recebe a alimentação diretamente da fonte de energia trifásica, e dependem apenas de dispositivos de seccionamento para interferirem diretamente no seu funcionamento, como por exemplo os disjuntores, relés térmicos ou contatores.

Embora a partida direta seja  simples e fácil de ser realizada, ela possui algumas características que devem  ser  observadas. A partida direta interfere diretamente no desempenho do motor trifásico e principalmente na rede elétrica onde o motor está instalado.

O uso da partida direta é mais interessante em situações em que deseja obter o desempenho máximo do motor logo no momento da partida, uma das principais características a ser aproveitada é o torque de partida, mas dependendo da situação, é recomendado a aplicação da partida indireta.

Restrições para a utilização da partida direta:

Existem algumas restrições em relação a utilização da partida direta nos motores, que são:

  • Só pode ocorrer este tipo de partida em motores com potência de no máximo 7,5 CV,
  • As instalações elétricas devem ter capacidade de conduzir a corrente de pico do motor, que acontece por um curto tempo, e suportar a corrente nominal do motor, que é a corrente permanente no circuito.
  • Os motores devem dar a partida sem carga, ou seja, a vazio, para somente depois de se ter atingido a rotação nominal ter a carga deve ser aplicada.

Características da partida direta

Como já sabemos que a partida direta implica diretamente na infraestrutura da rede de alimentação onde este motor será instalado, podemos destacar algumas características deste tipo de ligação, como por exemplo no momento da partida o torque do motor é nominal, sua corrente de partida é até 8 vezes a corrente nominal, ela necessita de dispositivos de acionamento mais robustos e o custo de manutenção é elevado.

Diagramas de comandos:

O circuito de comandos é o responsável por conter as ligações de todos os seus componentes e condutores, mas o diagrama de comandos tem a principalmente função de representar a lógica de acionamento dos contatos, que serão responsáveis por acionar as cargas ou componentes, que neste caso será o motor elétrico trifásico e os sinaleiros.

Acionamento de um motor por partida direta.

Diagrama de comandos para acionamento de um motor trifásico.

De acordo com o diagrama representado abaixo, o motor trifásico só irá entrar em funcionamento quando dois botões forem acionados ao mesmo tempo, como uma medida de proteção, além de dois sinaleiros indicando seus estados de operação, sendo verde para motor ligado e vermelho para o motor desligado.

Diagrama de carga ou potência:

Como podemos ver, no diagrama de potência temos um motor sendo acionado através de um contator, pois o circuito de cargas é o responsável por suportar as maiores intensidades de corrente elétrica, mas que são acionados de acordo com o circuito de comandos. No circuito abaixo está representado o motor trifásico, os contatos (NA) do contator, e os demais dispositivos de proteção, que são os fusíveis e o relé térmico.

Partida direta de um motor elétrico trifásico.

Diagrama de carga para o acionamento de um motor trifásico.

Descrição do funcionamento:

Ao acionarmos os botões S1 e S2 a corrente elétrica irá passar pelos botões e chegar até a bobina do contator K1, que será energizada. Dessa forma eles comutam imediatamente, então os contatos de carga (K1) e de comandos se fecham, permitindo a passagem da corrente elétrica e a energização constante da bobina, do motor trifásico e do sinaleiro verde. Além disso o contato normalmente fechado se comuta, impedindo a passagem de energia elétrica para o sinaleiro vermelho.

Passo a passo para a partida direta de um motor.

Diagrama completo mostrando o acionamento do motor trifásico.

No diagrama acima está indicado o funcionamento do circuito com os botões e contatos, que estão indicados com uma seta verde, mas para que o circuito seja desligado completamente basta acionar o botão S0, como indicado com a seta vermelha.

Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter ajudado a tirar todas as dúvidas sobre a partida direta de motores trifásicos! Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder, obrigado!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Partida direta para motores! O que é e qual sua aplicação?”

  1. Marçal Bracht

    Muito bom henrique gostei

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Marçal!

      Responder
  2. Ailton

    Gostei imenso, sou entusiasta do mundo da eletrica. Espero receber mais artigos da eletrica com a mesma qualidade.gostei mesmo um abraço
    Ailton.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar Ailton!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)