Você já ouviu falar em contato de selo? Caso você seja um profissional que atua com comandos elétricos, com certeza já ouviu falar em contato de selo! Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos explicar o que é um contato de selo e como ele funciona. Mostraremos também alguns circuitos de comando onde o contato de selo é empregado. Vamos lá pessoal!

O que é contato de selo?

O termo contato de selo é bastante usado quando estamos falando de comandos elétricos. O contato de selo é um contato auxiliar normalmente aberto de um contator, que é responsável por selar o circuito, mantendo-o em funcionamento.

A imagem a seguir trata-se de uma parte de um diagrama de controle, nele o contato de selo é representado por Km, repare que ele fica ao lado do botão S1 que é responsável por ligar o circuito elétrico.

Contato de selo em uma partida direta.

Diagrama de comando de uma partida direta.

Funcionamento do contato de selo

O botão que é usado para ligar o circuito é um botão pulsador sem trava, por motivos de segurança. Deste modo, quando o operador do circuito pressiona o botão para ligar o circuito, o botão fecha os seus contatos somente enquanto está pressionado.

Quando o operador solta o botão, os contatos se abrem e interrompem o caminho por onde a corrente elétrica estava passando, ou seja, para um funcionamento contínuo do circuito, seria necessário que o operador ficasse pressionando o botão sem interrupções.

Para resolver este problema é que o contato de selo é usado. No momento em que o botão é pressionado energizando o circuito, a bobina do contator é energizada e o contato auxiliar normalmente aberto deste mesmo contator se fecha, formando o caminho paralelo para que a corrente elétrica continue circulando.

Deste modo é criado um novo caminho para que a corrente elétrica chegue até o restante do circuito, fazendo-o funcionar continuamente.

Aplicações do contato de selo

O contato de selo é utilizado em praticamente toda partida de motor, seja ela uma partida direta, partida estrela-triângulo e etc.

A seguir, mostramos o circuito de comando de uma partida direta de um motor. A partida direta é bastante aplicada por ser bastante simples! Neste diagrama, podemos ver o contato de selo Km da bobina do contator Km. Ele está fazendo um caminho paralelo ao botão S1 para que haja a passagem da corrente elétrica.

Circuito de comando de uma partida direta.

Diagrama de controle de uma partida direta.

Mostraremos agora um diagrama de controle de uma partida estrela-triângulo. Essa partida é usada para partir motores elétricos sem que haja um pico de corrente elétrica, uma vez que o motor se encontra em estado de repouso. Neste caso, o contato de selo está fazendo a sua função logo ao lado do botão S1 que é responsável por ligar o circuito.

Contato de selo estrela-triângulo.

Diagrama de controle de uma partida estrela-triângulo.

A próxima imagem ilustra parte do diagrama de comando de uma partida direta com reversão. Nessa partida o motor elétrico pode ser ligado em dois sentidos de rotação, e podemos ver o contato de selo K1 da bobina K1 ao lado do botão B1, que é responsável por ligar o circuito elétrico.

Circuito de comando de uma partida direta.

Diagrama de comando de uma partida direta com reversão.

Para entender melhor a ligação na prática de um contato de selo, veja o vídeo a seguir do Mundo da Elétrica. Vale a pena conferir porque mostraremos como ligar um contato de selo utilizando um relé!

Gostou de aprender mais sobre o contato de selo? Caso tenha alguma dúvida, deixe para nós nos comentários. Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das nossas atualizações!

Para aprender mais com outros artigos do Mundo da Elétrica, continue acessando o nosso site!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)