Tudo que está em nossa volta envolve eletricidade, seja em casa, na rua, escola, trabalho, nos meios de transporte, dentro da indústria ou seja praticamente em todos lugares, como por exemplo ao ligar um equipamento elétrico, o acionamento dos portões eletrônicos, elevadores, sensores de presença, postes de iluminação da cidade, sinais de transito, máquinas e motores elétricos e por ai vai! Mas, você já parou para pensar como tudo isso funciona? Alguns desses que foram citados são acionados por comandos elétricos. Iremos esclarecer o que é comandos elétricos, qual a aplicação de comandos elétricos, algumas simbologias de comandos elétricos e seus componentes, vamos lá pessoal!

Claro que todos os equipamentos, aparelhos e máquinas que foram citados acima funcionam com a eletricidade, mas como alguns deles são acionados? As aplicações para comandos elétricos vão muito além da indústria, mas para compreender melhor vamos entender o que é comandos elétricos.

O que é e quais as aplicações de comandos elétricos:

Comandos elétricos são os circuitos de ligação de máquinas elétricas e cargas e graças as suas lógicas de comandos, acionamentos e com o avanço da tecnologia hoje temos processos de produção ainda mais rápidos e eficientes e com certeza avanços que facilitam e agilizam no nosso cotidiano.

É compreensível que com o avanço da tecnologia os comandos elétricos perderam espaço em certas áreas, mas não podemos pensar em comandos elétricos apenas dentro da indústria, podemos talvez ter comandos elétricos mais perto do que possamos imaginar, como por exemplo alguns modelos de elevadores, que utilizam de comandos elétricos para o acionamento dos motores ou em certos hotéis, quando o quarto só tem energia quando é inserido um cartão.

A principal função dos comandos elétricos é realizar o acionamento de máquinas elétricas e equipamentos elétricos, através de seus acionamentos e lógicas de comando, como por exemplo os motores trifásicos, tornos, fresa, esteiras rolantes e infinitos processos de produção dentro e fora das indústrias.

Para você ver que comandos elétricos tem uma infinidade possibilidades de aplicações, podemos realizar partidas de motores, sendo partida estrela, triângulo, reversão do motor, fazer um elevador, semáforos, processos de produção através de eletropneumática e hidropneumática entre outras atividades, o que vai depender da aplicação.

Mas que fique bem claro, estas são possíveis aplicações, como o semáforo por exemplo, não é nem um pouco viável construir um semáforo com comandos elétricos, devido ao espaço para comportar os componentes e a quantidade, custos, manutenção e entre outros motivos.

Circuito de cargas:

Comandos elétricos é dividido basicamente em dois módulos ou circuitos, que são definidos como circuitos de cargas e circuitos de comandos. O circuito de cargas é o responsável por comportar os equipamentos que possuem maior potência, como por exemplo os motores elétricos. Este circuito pode ser monofásico, bifásicas ou trifásicas, que vai depender da carga ligada nele. É importante destacar que como o circuito de cargas é o que dissipa maior potência, é nele que passa a maior quantidade de corrente elétrica.

Circuito de comandos:

Já o circuito de comandos ou de controle, é onde os dispositivos de acionamento e sinalização são encontrados, este local é onde possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica dos elementos deste circuito, ou seja em comandos elétricos o circuito de comandos ou de controle é onde passa e suporta a menor corrente elétrica do circuito.

Aqui no site temos artigos que mostra e explica detalhadamente os componentes e dispositivos de comandos elétricos, como por exemplo os contatores, fusíveis, relés e sinalizadores, por exemplo.

Diagrama de comandos para ascender duas lâmpadas.

Circuito de comandos para ligação de dois sinaleiro.

Iremos mostrar e explicar de maneira simples uma lógica de acionamento para dois sinaleiros ou lâmpada, de maneira que ambas não possam ficar ligadas ao mesmo tempo, que tenha um botão que apague as duas lâmpadas, e que seja usado as duas mãos para acioná-las, como mostra o diagrama abaixo. Mas, lembre-se que este é um projeto simples, mas que a lógica pode ser utilizada para outros fins, como métodos de segurança para os operadores de uma máquina por exemplo.

Este circuito contém dois contatores (K1 e K2) com contatos normalmente fechado (NF) e normalmente aberto (NA), dois sinaleiros, um verde e um vermelho e quatro botões (S0,S1,S2 e S3), de formas que S0 seja responsável por desligar o circuito, S1 seja o botão de segurança, ou seja, para acionar qualquer um dos sinaleiros deve-se apertá-lo juntamente com um dos demais botões, que são S2 e S3 responsáveis por acionar os contatores K1, K2 respectivamente, ou seja, são estes contatores que serão os responsáveis por manter as lâmpadas verde (H1) e vermelho (H2) ligadas ou desligadas.

Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter ajudado a retirar as dúvidas sobre sobre comandos elétricos e circuitos de comandos! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder, obrigado!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)