Se você estuda ou trabalha na área da eletricidade provavelmente você já ouviu falar de comandos elétricos, mas ainda existem muitas dúvidas sobre comandos elétricos, principalmente em relação ao curso de comandos elétricos, como por exemplo: como é o curso de comandos elétricos? Curso de comandos elétricos vale a pena? Quem pode fazer o curso de comandos elétricos? O que é ensinado no curso de comandos elétricos? Pensando nisso resolvemos falar sobre o curso de comandos elétricos, respondendo a todas essas dúvidas, vamos lá pessoal!

O que são comandos elétricos:

Comandos elétricos foi o princípio da automação, devido as suas lógicas de comandos e acionamentos, sendo que a sua principal função é realizar o acionamento de máquinas elétricas e equipamentos elétricos, como os motores trifásicos por exemplo, que são comuns de serem encontrados dentro das indústrias.

As aplicações para comandos elétricos são para diversas finalidades, como por exemplo em elevadores, tornos, fresas, esteiras rolantes e infinitos processos de produção dentro das indústrias. Para ficar um pouco mais claro, os comandos elétricos dividem-se basicamente em circuito de força ou de cargas, onde são ligados os motores e equipamentos.

Circuito de carga pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, onde a quantidade de cargas elétricas utilizadas representa sua potência total.

O circuito de comandos ou de controle é onde os dispositivos de acionamento e sinalização são encontrados, este local possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica de elementos desse circuito.

Curso de comandos elétricos: Objetivos.

Ainda existem profissionais na área da elétrica que possuem uma certa dificuldade para compreender o funcionamento de algumas máquinas elétricas, principalmente por causa da parte de comandos elétricos.

Curso de comando elétricos vale a pena?

Curso de comandos elétricos.

O curso de comandos elétricos é voltado principalmente para a área da indústria, seu objetivo é ensinar os principais conceitos sobre manutenção elétrica, identificar componentes utilizados nos painéis de Comandos Elétricos; Projetar quadros de comandos elétricos para acionamentos industriais; Justificar a utilização de um quadro de comandos; Elaborar e analisar orçamentos; Elaborar plano de manutenção preventiva e corretiva; Analisar diagramas elétricos de comandos e proteção em baixa tensão; Dimensionar quadro de comandos elétricos para partida de motores;
Montar quadro de comandos elétricos conforme diagrama e executar manutenção preventiva e corretiva em painéis de comandos elétricos.

Curso de comandos elétricos: Conteúdo.

O curso de comandos elétricos é muito completo, sendo que nele você irá estudar motores elétricos, suas especificações técnicas, identificação dos terminais, fechamento e teste do motor, dispositivos de comandos e proteção, fusíveis e disjuntores, contatores de potência e auxiliar, relés de sobrecarga e falta de fase, botões de comando e sinalizadores, além disso você irá aprender no curso de comandos elétricos sobre sistemas de partidas de motores elétricos, como por exemplo partida direta simples e com reversão, partida estrela triângulo simples e com reversão, Soft-Starter entre outros sistemas de partida. É importante destacar que pode mudar de acordo com a instituição de ensino.

Curso de comandos elétricos: Quem pode fazer?

Pelo fato dos riscos que a eletricidade proporciona e por exigir alguns cálculos, muitas instituições de ensino possuem alguns pré-requisitos para que a pessoa possa fazer este curso de comandos elétricos, principalmente por questão de segurança.
Podemos citar como algumas dessas exigências para fazer o curso de comandos elétricos a idade mínima, estar cursando um determinado ano do ensino fundamental ou já ter se formado e  ter concluído algum curso que esteja relacionado com está área ou comprovar experiências anteriores. Lembrando que cada instituição de ensino, possui a sua própria metodologia, sendo assim estas exigências podem alterar ou serem ainda mais detalhadas.

O curso de comandos elétricos é indicado tanto para quem trabalha com elétrica a nível industrial quanto residencial, também indicado para pessoas que possuem o interesse de trabalhar na área, já tenha algum curso na área da eletricidade.

Aqui no site ou no canal já falamos sobre diversos profissionais da área da eletricidade, como por exemplo o técnico em eletromecânica, técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica, técnico em instrumentação, engenheiro de instalação e engenheiro de segurança, caso tenha algum interesse saber um pouco mais sobre estes cursos, inclusive muitos deles possuem uma relação com comandos elétricos, vale a pena conferir. Sendo assim, finalizamos aqui mais um artigo e esperamos ter ajudado a retirar todas as suas dúvidas em relação ao curso de comando elétricos! Caso ainda tenha restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)