A área da instrumentação é ampla e complexa e também envolve a eletricidade, setor esse que é muito confundida com o da automação industrial. Saiba qual a diferença entre a instrumentação e a automação, o que faz o técnico em instrumentação, qual o mercado de trabalho e quando ganha em média o técnico em instrumentação.

O que é instrumentação?

Por definição a instrumentação é a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição, sendo eles de grandezas físicas ou químicas.

É importante destacar que é uma área única e exclusiva da indústria, ou seja, não iremos encontrar dentro de uma instalação residencial.

A instrumentação está diretamente ligada aos processos industriais e seus sistemas de automação, onde o técnico desenvolve e aplica instrumentos para medir, transmitir, indicar, registrar e controlar variáveis de processos industriais, aumentando a segurança das máquinas e dos indivíduos.

O técnico em instrumentação trabalha basicamente com sistemas de medição, controle de processos produtivos e monitoramentos de equipamentos em diversos segmentos da indústria, ou seja, ele é o responsável pelo bom funcionamento de todo este sistema.

Diferença entre instrumentação e automação:

Instrumentação e automação são áreas distintas e com objetivos diferentes, porém áreas próximas, ambas possuem pontos de intercessão e se complementam, devido à automação também depender desses instrumentos de medição, monitoramento e controle.

O que é instrumentação?

O que faz o técnico em instrumentação?

A área da automação estuda dispositivos e técnicas que possuem o intuito de diminuir ou otimizar o uso da mão de obra em qualquer processo dentro da indústria, além de deixar os processos o mais automáticos possível, aumentar a segurança e reduzir custos e as possibilidades de erros durante os diversos processos de produção.

Já a instrumentação estuda, desenvolve e aplica dispositivos e técnicas de controle e processos, com o objetivo de manter e otimizar o desempenho dos processos industriais, além de proporcionar o aumento de segurança dos equipamentos e das pessoas.

É através da instrumentação que é feito o controle e a medição de todas as variáveis nos processos de produção, pois a instrumentação inclui dispositivos e outras ferramentas que são capazes de modificar parâmetros de controle e fornecer outros recursos automatizados de controle e monitoramento.

Mercado de trabalho e média salarial:

A área de atuação para o técnico em instrumentação é bastante ampla, podendo atuar em diversos segmentos da indústria, trabalhando nos setores da indústria petroquímica, automobilística, alimentícias, farmacêutica, têxtil, papel e celulose, geração de energia, saneamento básico entre outras.

A média de salário para o técnico em instrumentação varia muito, podendo mudar de uma região para a outra e empresa, sendo assim, o salário varia aproximadamente entre dois salários e meio e cinco salários mínimos.

Função do técnico em instrumentação:

O técnico em instrumentação será responsável pela execução de testes e procedimentos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos industriais e instrumentos de medição, além de realizar o controle de diversas variáveis, tais como: pressão, temperatura, nível, corrente, tensão e vazão.

O instrumentador é um profissional indispensável dentro da indústria, principalmente quando o especialista deseja ter alguns resultados em suas máquinas, com a incrementação e o controle do produto, o fornecimento de dados, quantidade de produção e da economia dos processos, aumento da produção e do rendimento, simplificação de projetos de pesquisa e execução de funções de inspeção e ensaios com maior velocidade e eficiência.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)