Com a evolução da tecnologia, a cada dia que passa os dispositivos ficam mais eficientes e inteligentes. Seja da área mecânica, elétrica, pneumática, eletrônica ou qualquer outra área, a automação industrial faz com que dispositivos consigam fazer processos bem específicos. Porém, como esses dispositivos e máquinas ainda não têm consciência, eles precisam de alguma interação externa para monitorá-los ou para a conferir o correto cumprimento das suas funções.

A interface IHM é exatamente o que resolve essa necessidade de interação, mas o que significa a sigla IHM? Nós do Mundo da Elétrica trouxemos este artigo para falar justamente da IHM. Então, vamos lá pessoal!

O que significa IHM?

Como falamos anteriormente, IHM é uma sigla, que significa Interface Homem-Máquina ou Interação Homem-Máquina. A interface homem-máquina é um software ou componente que é utilizado em ampla escala nas indústrias como forma de facilitar a automação industrial.

Aprenda o que é IHM!

Veja o que é a Interface Homem-Máquina, como ela funciona e exemplo de uso!

A IHM permite que o usuário, as máquinas e as plantas de produção se comuniquem de uma forma muito eficiente. Ela traduz uma imensa quantidade de dados bem complexos, tornando-os mais descomplicados e fornecendo ao operador ou operadora, a possibilidade de comandar as máquinas e controlar toda a produção remotamente!

Ela basicamente é uma tela de touch ou não, que oferece diversas ferramentas como por exemplo:

  • Acompanhar o tempo das produções
  • Monitorar processos
  • Visualizar tendências, tags e dados
  • Monitorar entradas
  • Traduzir dados
  • Revisar processos
  • Monitorar Saídas
  • Dar diagnóstico de problemas
  • Supervisionar KPI’s

Funcionamento e Uso da IHM

Como a IHM é uma forma de facilitar a interação dos operadores com as máquinas, ela precisa que alguns processos sejam feitos para funcionar. No setor industrial, a combinação mais vista é o uso da IHM juntamente com o CLP, que é o Controlador Lógico Programável.

A IHM funciona de maneira semelhante ao computador de uso comum, pois ela reúne programações e processos antes feitos manualmente e os exibe na tela.

Um exemplo disso são os caixas eletrônicos, ou até mesmo um processo de impressão. Nesse processo, você não faz toda a programação que o computador utiliza para imprimir o seu arquivo, e sim interage com ícones pré programados que já fornecem o mesmo resultado.

Da mesma forma funciona a IHM! Antigamente o controle dos sistemas e máquinas era feito manualmente através de painéis com botoeiras, chaves ou sinalizadores LEDs. Porém, com a chegada do CLP e da IHM, esse processo está mais automatizado.

Isso porque a IHM reúne todos os processos que o CLP realiza e envia para as máquinas, exibindo-os na tela. Para conseguir simplificar a interface, a IHM precisa anteriormente de uma programação comum, assim como os computadores de uso comum, que são configurados antes de começarem a realizar as suas funções.

Exemplos de Uso da IHM

Com o intuito de exemplificar ainda mais o funcionamento da IHM e facilitar o seu entendimento, citaremos aqui uma programação residencial feita com um CLP e a IHM.

Os Controladores Lógicos Programáveis instalados em uma residência podem automatizar vários processos como por exemplo:

  • A abertura de cortinas
  • O acionamento do ar condicionado
  • O monitoramento de ambientes internos e externos
  • A visualização de imagens das câmeras

Para fazer isso, uma programação projetada para esses processos é inserida na memória dos CLPs, de forma que apertando um botão você consiga comandar algum determinado processo.

Usando uma IHM você consegue comandar todos os pontos e processos por um só ponto. Você poderá ver as imagens das câmeras, controlar o ar condicionado, abrir as cortinas em muitas posições e monitorar outros cômodos da sua residência por meio de uma única tela!

Se você quiser entender ainda mais sobre a IHM, nada melhor do que vê-la na prática. Assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica para ver como é uma IHM, e não se esqueça de se inscrever e deixar o like.

Você gostaria de ter essa automação em casa? Compartilhe este artigo falando o que você gostaria de automatizar e se tiver ficado alguma dúvida, pode comentar aqui sem medo, porque te responderemos ou faremos um artigo sobre o tema!

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais do Mundo da Elétrica e continuar acessando o nosso site, porque sempre estamos postando conteúdos exclusivos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)