O Mundo da Elétrica vai explicar neste artigo as vantagens e desvantagens das casas automatizadas! Vamos falar sobre casa automatizada e como essa tecnologia vem sendo usada. Descubra como automatizar a sua residência, e conheça sobre casas inteligentes.

Saiba como funciona, como automatizar casa, se isso já pode ser uma realidade e como as casas inteligentes estão expandindo o mercado da automação. Então vamos lá pessoal!

Casas inteligentes

Ter casas inteligentes significa aplicar o uso de tecnologias para facilitar as tarefas do dia a dia, que antes eram executadas manualmente. Podemos citar exemplos de automatização como por exemplo, fechaduras eletrônicas, janelas automáticas, interruptores wi-fi, etc.

As casas inteligentes já são uma realidade em nossas vidas! A automação residencial vem ganhando mercado a cada dia, tornando-se acessível para praticamente todo mundo ter uma casa com bons recursos automáticos sem grandes custos.

Imagine que você está voltando para casa e por meio do GPS do carro, a sua casa vai identificar que você está chegando, regular a temperatura do ambiente em que você deseja ser recebido, acender as luzes, abrir janelas, cortinas e ainda, a sua cafeteira elétrica irá preparar um café para recepcionar a sua chegada.

Esse é o conceito de casa inteligente! Trazer conforto sem que a pessoa faça muito esforço, além de proporcionar segurança, conforto e praticidade em suas rotinas.

Casa automatizada, automatizar casa, casas inteligentes.

Como automatizar a sua residência.

Casa automatizada

Em uma casa automatizada, todos os sistemas eletrônicos devem funcionar interligados como um só, com total controle de uma central em que são programados de acordo com os hábitos, necessidades e gostos pessoais.

Esse conceito foi desenvolvido na medida em que a tecnologia se consolidou pelo mundo, ganhando espaço em aplicações residenciais na década de 2010. O termo domótica surgiu na década de 1980, com a ideia de controlar a iluminação, climatização, segurança e ser possível ter uma casa automatizada com os recursos da época. Hoje em dia, esses moldes são baseados em controlar e conectar todas as tarefas através da internet, usando tablets ou smartphones.

No Brasil apenas 2% das residências usam esse tipo de sistema! Apesar disso, essa tecnologia vem ganhando espaço no mercado e com ótima aceitação. Os principais meios de automação usados no país são sistemas para gerenciamento de energia ou de vigilância.

Mas as aplicações são diversas, por exemplo, sistemas para gerenciamento de energia, gerenciamento de câmeras, mecanismo de comunicação integrado, além de tarefas domésticas. Os custos variam conforme o projeto desejado, você pode começar a automatizar a sua residência com valores mínimos de até 30 reais, instalando interruptores wi-fi, e tem outros sistemas de iluminação podem ser instalados na faixa de até 2 mil reais!

Já alguns projetos como de plataformas de segurança, que incluem iluminação, ar condicionado, cortinas, sistema de som, TV e outros circuito de câmeras, podem ser instalados na faixa de preço entre 18 mil a 400 mil reais, dependendo da demanda de recursos.

Casas inteligentes, como funciona?

Criamos uma lista com algumas opções de como automatizar a sua residência, confira!

  • Programar a iluminação para acender em configurações por comando de voz, com diferentes configurações, como para filmes, festas ou ambiente pré-configuradas que desejar.
  • Controlar a iluminação à distância com o seu smartphone ou tablet, apagando e acendendo as luzes antes de chegar ou ao sair.
  • Controle de temperatura, através do smartphone ou tablet, configurar à distância a temperatura ambiente antes mesmo de chegar em casa, com acesso ao ar-condicionado através de um aplicativo.
  • Controlar o sistema de som, mudar o volume dos ambientes em que deseja distribuir músicas ou vídeos.
  • Sistema de segurança, monitoramento de câmeras de segurança pela internet ou por aplicativos, com comunicação com empresas de segurança de forma direta.
  • Detectores de incêndio, como sensores de fumaça e acionamento das autoridades em caso de incêndio de forma remota.
  • Biometria para proteger a entrada de pessoas não autorizadas, o mercado já possui várias fechaduras elétricas com biometria.
  • Controle automatizado de cortinas e janelas, com sensores de luz e controle do sistema de iluminação, possibilitando aproveitar a luz natural e evitando que as luzes sejam acesas sem necessidade.
  • Sistema de irrigação, com os sensores de umidade e temporizadores é possível manter as plantas do jardim sempre irrigadas nos momentos certos.

Automatizar casa, vantagens e desvantagens

Listamos algumas vantagens das casas inteligentes, confira!

  • Valorização dos imóveis antigos ou de aluguel, porque a procura por casas automatizadas está crescendo e as pessoas estão buscando cada vez mais locais de moradia sofisticados.
  • A segurança talvez seja um dos maiores benefícios, pois sair de casa com tranquilidade e mesmo de longe saber o que está acontecendo por meios de aplicativos é ótimo.
  • Conforto e comodidade, porque diminui tarefas domésticas e ganha tempo, trazendo praticidade para a nossa rotina diária.
  • Economia de energia elétrica e água. Usando um dispositivo de gerenciamento de consumo elétrico e de água, é possível detectar onde está concentrada a maior demanda e reduzir de forma equilibrada os gastos desnecessários, que proporcionam uma redução de até 30% do total gasto.

Vejam quais são as desvantagens de automatizar uma casa!

  • A principal desvantagem é o custo financeiro, já que alguns projetos de alto padrão podem ser considerados caros. Porém, é um grande mito que a automatização de casas não está acessível à todos, pois com o desenvolvimento da tecnologia, os valores para comprar recursos de automação estão cada vez mais atrativos.
  • Outra desvantagem é a preocupação sobre as questões de segurança de ataques cibernéticos, onde hackers podem acessar dados digitais ligados aos sistemas de automação. Pois com a instalação de novos recursos, a casa se torna cada vez mais conectada a internet, ou seja, com o uso de aplicativos e interfaces comuns, esse cuidado vem sendo estudado para que o usuário não fique vulnerável.

Agora que você aprendeu sobre casas automatizadas, separamos esse vídeo do canal Mundo da Elétrica falando um pouco mais sobre automação residencial, vale a pena conferir!

Aproveite os materiais que disponibilizamos em nosso canal e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários que nós iremos responder. Acesse e se inscreva no canal do Mundo da Elétrica para continuar aprendendo sobre elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)