Você gosta de conforto? Já pensou em ligar ou desligar as lâmpadas da sua casa apenas com um comando de voz? Sabia que isso já é possível de forma barata? Neste artigo vamos mostrar como automatizar as lâmpadas da sua casa com a voz. Então vamos lá pessoal!

A automatização de residência ou domótica é a integração de mecanismos automáticos em um espaço, simplificando o dia a dia das pessoas, atendendo as necessidades de comunicação, conforto e segurança. Normalmente, nas residências os sistemas de automação são feitos para controlar a temperatura ambiente, iluminação e som.

Interruptor Wi-Fi

Atualmente a automação já é uma realidade e está cada vez mais barata e acessível. No mercado já é possível encontrar sistema de automação para residência com um preço bem acessível como por exemplo, o interruptor Wi-Fi que é um dos componentes responsáveis pelo nosso sistema de automação de lâmpada.

O interruptor Wi-Fi funciona de uma forma bem simples! Ele tem dois bornes de entrada, dois bornes de saída e um botão. Nos bornes de entrada são conectados os cabos fase e neutro, mas isso pode variar de modelo para modelo. Os bornes de saída são ligados os cabos que vão para a lâmpada. Quando o interruptor Wi-Fi é energizado um LED azul acende e depois apaga, indicando que ele foi ligado. Ao apertar o botão do interruptor Wi-Fi a lâmpada acende e apertando o botão novamente a lâmpada apaga.

Quando interruptor Wi Fi é energizado um LED azul acende.

Ligação elétrica do interruptor Wi-Fi.

Automação de lâmpadas

Agora que já explicamos a ligação básica do interruptor Wi-Fi, vamos para a parte de automação, e para fazer a automação das lâmpadas com interruptor Wi-Fi é muito simples! A primeira automação possível é ligar e desligar as lâmpadas por um celular. Existem vários aplicativos de automação residencial que conseguimos baixar gratuitamente na loja de aplicativos do celular como por exemplo, o aplicativo Smart Life.

Com o aplicativo aberto podemos configurar vários tipos de dispositivos, mas vamos selecionar o dispositivo de iluminação. Na próxima tela do aplicativo de automação residencial pede para sincronizar o dispositivo, que no caso é o interruptor Wi-Fi. Basta apertar o botão do interruptor Wi-Fi até o LED começar a piscar, depois clique na mensagem do aplicativo confirmando que o interruptor Wi-Fi está piscando.

Aplicativos de automação residencial.

Configuração do Smart Life como interruptor Wi-Fi.

Na primeira configuração do aplicativo de automação residencial vai pedir para conectar na sua rede Wi-Fi, é só digitar a sua senha e confirmar. Após isso o aplicativo de automação começa a sincronizar o interruptor com a rede Wi-Fi e o aplicativo, finalizando aparece uma tela para nomear o interruptor Wi-Fi, sendo assim coloque o nome de sua preferência. Em seguida clique no botão “concluído” e está pronto a configuração.

Primeira configuração o aplicativo de automação residencial pedir para conectar no Wi Fi.

Sincronização o interruptor com a rede Wi-Fi.

Continuando a configuração, na próxima tela do app aparece um botão de interruptor desligado, onde é possível testar se a configuração está funcionando corretamente. Para testar é só clicar no botão e ver se é possível controlar a lâmpada. Na tela inicial do aplicativo, o interruptor já está cadastrado e pronto para ser usado. O aplicativo de automação residencial permite cadastrar mais de um interruptor Wi-Fi, então caso for configurar mais de um dispositivo, recomendamos marcar com uma fita cada interruptor para não confundir na hora de passar para a instalação final.

Aplicativo de automação residencial permite cadastrar mais de um interruptor Wi Fi.

Teste de configuração do aplicativo.

Comando de voz

Para comandar as lâmpadas com voz é preciso de um google home, e a única coisa que ele precisa é um ponto de tomada e conexão com a mesma rede Wi-Fi dos interruptores Wi-Fi. O google home se conecta com a sua conta google através do aplicativo google home, e se comunica ao aplicativo Smart Life, e assim podemos controlar cada um dos interruptores Wi-Fi já configurados por comando de voz, falando apenas Ok google, acender lâmpada X (nome escolhido).

O google home se conecta com a sua conta google através do aplicativo google home.

Comando de voz com o google home.

Então se quiser uma automação simples, basta usar o celular para controlar toda a iluminação. Se quiser ainda mais comodidade e praticidade, aí você pode optar pelo google home!

Instalações dos Interruptores Wi-Fi

Para manter os pontos de iluminação com um interruptor físico nas instalações dos Interruptores, substituímos os interruptores basculantes por interruptores pulsadores. Para fazer essa substituição na placa do interruptor Wi-Fi foi soldado dois cabos para ligar o interruptor pulsador, desta forma o interruptor pulsador fica em paralelo com o botão do interruptor Wi-Fi. Com este tipo de ligação, tanto o interruptor pulsador e o aplicativo acionam a lâmpada, mas essa mudança é opcional, pois há riscos de danificar a placa do interruptor Wi-Fi, portanto é preciso de muito cuidado para fazer esta ligação.

Para manter os pontos de iluminação com um interruptor físico.

Substituição o interruptor basculante por interruptor pulsador.

Para facilitar as instalações dos interruptores recomendamos colocar os interruptores Wi-Fi nas caixas de teto de cada ponto de iluminação. Em alguns caso será preciso fazer modificações na instalação elétrica como por exemplo, acrescentar fios de fase e neutro para alimentação do interruptor Wi-Fi, ponto de tomada para google home, disjuntor para proteção do sistema de automação. Isso vai varia de instalação para instalação!

Alguns caso será preciso fazer modificações na instalação elétrica.

Instalação dos interruptores Wi-Fi nas caixas de teto.

Todo profissional eletricista precisa se capacitar e conhecer mais sobre automação, pois já está se tornando muito comum um eletricista ser chamado em uma residência para dar manutenção em casa automatizada. Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica mostrando outra opção de automação para a sua casa.

Esperamos ter ajudado você e fique à vontade para continuar aprendendo sobre elétrica e novidades do mercado aqui no site e canal do Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)