O que são instalações elétricas? Quais os tipos de instalações elétricas? Instalações elétrica prediais, comerciais e industriais, qual a diferença? Projeto de instalações elétricas, qual a importância? Estas são as principais dúvidas sobre instalações elétricas e vamos esclarecer cada um desses pontos, vamos lá pessoal!

Instalações elétricas, o que são?

A instalação elétrica compreende a implementação física dos componentes das ligações elétricas, a conexão entre a fonte geradora de energia elétrica e as cargas elétricas. Nas instalações elétricas em baixa tensão, a fonte geradora vem da concessionária e as cargas são os eletrodomésticas e eletroeletrônicos que conectamos nas tomadas.

Instalações elétricas residenciais, industriais e comerciais.

Características das instalações elétricas.

Uma instalação elétrica pode ser dividida nas seguintes partes:

  • Infraestrutura da instalação elétrica: compõem a infraestrutura os eletrodutos, caixas de passagem, caixa de medidores, fixadores para cabos, bandejas elétricas, leitos elétricos, eletrocalhas, suportes e etc.
  • Medição e proteção: Esta parte da instalação elétrica é composta por todos os medidores, disjuntores, fusíveis e relés que monitoram e protegem as instalações elétricas.
  • Cabeamento: São os condutores responsáveis por conectar a fontes às cargas elétricas, como equipamentos elétricos e eletrônicos, motores e etc.
  • Controle: A parte de controle numa residência por exemplo são interruptores para o sistema de iluminação, sensores para automatização ou sistemas para controle de uma bomba de piscina. Sua função é acionar e desacionar cargas.

Instalações elétrica prediais, comerciais e industriais, qual a diferença?

Os tipos de instalações elétricas são instalações elétricas prediais, comerciais e industriais. As principais diferenças entre elas são a complexidade das instalações e a potência instalada.

Em uma instalação elétrica predial ou residencial, o sistema de controle basicamente é composto por interruptores para as lâmpadas e provavelmente nenhum relé vai ser usados nesta instalação. Já em uma instalação elétrica industrial, serão usados vários sistemas de medição para controlar o consumo energético em cada fase de uma produção, diversos relés para controle de processo e proteção de máquinas e equipamentos, vários sistemas de controle utilizando comandos elétricos e automação elétrica.

A potência instalada de equipamentos em uma instalação é muito maior em caso de instalações elétrica industriais se comparada as instalações residências elétricas, esta diferença cria a necessidade de muitos sistemas de medição, proteção e controle e isto muda a complexidade dos sistemas.

Classificação das instalações elétricas!

As instalações elétricas podem ser classificadas em:

  • Instalação em tensão reduzida ou extra baixa tensão.

Instalação de tensão reduzida é a instalação que opera com tensão elétrica nominal menor ou igual à 75V em corrente contínua, ou menor ou igual à 50V em corrente alternada.

  • Instalação em baixa tensão (BT).

Instalação de baixa tensão é a instalação que opera com tensão elétrica nominal superior à 75V e menor ou igual à 1500V em corrente contínua, superior à 50V e menor ou igual à 1000V em corrente alternada.

  • Instalação em alta tensão (AT).

Instalação de alta tensão, é a instalação cuja tensão excede os valores definidos para baixa tensão, podendo atingir várias centenas de kV

Projetos de instalações elétricas, qual a importância?

O projeto elétrico é a reunião das informações das instalações elétricas, todo projeto de instalações elétricas é composto por tabelas de informações, diagramas elétricos e símbolos das instalações elétricos. Todo projeto deve seguir as normas de instalações elétricas como a NBR 5410 Instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5444 Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais e a NR 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Segurança em instalações elétrica é um ponto muito importante e o projeto colabora para que a segurança desta instalação elétrica seja garantida, o projeto de instalação elétrica contém todos os parâmetros de segurança que devem ser adotados.
Nos cursos de formação superior como engenharia elétrica, engenharia civil ou arquitetura existem muitas matérias específicas sobre instalações elétricas, onde são debatidos e explicados vários dos muitos termos que se relacionam com as instalações elétricas e suas características.

Abordamos aqui um pouco sobre instalações elétricas e podemos ver muitos outros assuntos sobre instalações elétricas sendo abordados no YouTube, como neste vídeo abaixo:

A mudança constante nas tecnologias cria a necessidade de buscar informações atualizadas sobre instalações elétricas. Os novos componentes, as técnicas usadas para instalações e muitos outros detalhes sobre novos estudos na área da eletricidade, por isso é tão importante sempre procurar informações com profissionais que se preocupam com conteúdo de qualidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Instalações elétricas, o que são?”

  1. Jose Heraldo Ferreira

    Essas explicações e orientações sobre os significados da instalação elétrica, e a demanda da concessionária até chegar ao ponto de carga de baixa tensão, isso é de grande importância para os profissionais tomar conhecimento, das distribuições de cada tipo de instalações elétrica, não só referente as instalações, mas também dos componentes de uso dos eletros de equipamentos e os componentes de proteção, nós saber de cada detalhes das instalações. Gostei muito bom. Obrigado Henrique.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)