Como sabemos, a eletricidade é extremamente perigosa e todo cuidado é pouco! Portanto quando nos referimos a eletricidade, devemos sempre levar em consideração a segurança em primeiro lugar.

Para os profissionais da eletricidade existem uma série de normas e recomendações, como por exemplo a NBR 5410, que é destinada às instalações elétricas de baixa tensão, pensando nisso iremos falar o que é a norma NBR 5410, onde a NBR 5410 se aplica e como podemos conseguir a NBR 5410. Vamos lá pessoal!

NBR 5410: O que é?

A norma brasileira NBR-5410 é que estabelece as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, tensões de até 1000V alternada e 1500V em contínua.

De forma geral, a NBR 5410 tem como principal objetivo estabelecer as condições ideais nas instalações elétricas de baixa tensão, de maneira a garantir o funcionamento adequado da instalação, tendo segurança para instalação, pessoas, animais, e a conservação dos bens.

A norma NBR 5410 é um guia para os profissionais da área da eletricidade, sendo essencial para os serviços que envolvem eletricidade, aplicada principalmente em instalações prediais, públicas e comerciais por exemplo.

Para quem nunca leu a NBR 5410, ela traz um texto diferenciado, explicando e inserindo regras para as instalações de baixa tensão, portanto conhecer a norma faz total diferença e acima de tudo aplicá-la.

Download da norma NBR-5410.

Como fazer o download da NBR-5410 atualizada.

Onde a NBR 5410 se aplica:

Como já sabemos, a NBR-5410 é uma normatização voltada às instalações prediais, porém quando falamos de instalação predial, é comum pensarmos na instalação residencial, portanto os tópicos abaixo mencionam exatamente onde norma NBR 5410 se aplica.

  • Áreas descobertas, externas às edificações;
  • Locais de acampamento, marinha e instalações análogas;
  • Instalações temporárias, como por exemplo os canteiros de obras, feiras e etc.;
  • Circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, frequência inferior a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua:
  • Fiações e redes elétricas que não estejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
  • Linhas elétricas fixas de sinal, com exceção dos circuitos internos dos equipamentos;
  • Instalações novas e já existentes, sobre reforma;

Onde a NBR 5410 não se aplica:

Dentre os itens que serão mencionados a seguir, alguns pertencem a normas próprias e específicas à instalação, embora estejam contidas nas instalações de baixa tensão, por isso a NBR-5410 não se aplica a estes itens.

  • Instalações de tração elétrica;
  • Instalações elétricas de veículos motores, carros elétricos, por exemplo;
  • Instalações de embarcações e aeronaves;
  • Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometa a segurança das instalações;
  • Iluminação pública;
  • Redes públicas de distribuição elétrica;
  • Instalações de proteção contra quedas diretas de raios, porém esta norma considera as consequências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações, por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobre tensão;
  • Instalações em minas;
  • Instalações em cercas elétricas;

É importante destacar que a aplicação da NBR-5410 não dispensa o seguimento de outras normas que são aplicadas em situações ou lugares específicos, ou seja também devemos seguir estes outros regulamentos para instalação.

O vídeo abaixo explica o que é a norma NBR 5410, comentamos toda a norma, fazendo um resumo de seus objetivos.

NBR 5410 atualizada: Como conseguir

Ter e compreender a NBR 5410 é extremamente importante para se tornar um profissional de boas referências, por efetuar serviços eficazes e seguros. Muitos profissionais sabem disso e buscam pela norma atualizada, mas como conseguir da maneira correta? Pois é importante destacar que NBR 5410 atualizada ou as anteriores não podem ser disponibilizadas para download, ou seja, só é possível adquiri-las no site da ABNT.

Para adquirir a norma é preciso entrar no site da ABNT e ir até a aba “loja” no canto superior direito, na janela seguinte escolha a opção “normas ABNT”, logo em seguida, clique na opção “pesquise e adquira a sua norma”.

Agora é só preencher NBR 5410 na aba “número” e depois clicar em que “buscar”. Aparecerá uma lista com todas as opções relacionadas à NBR 5410, então basta escolher a que mais lhe atende.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas sobre a NBR 5410. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “NBR 5410 atualizada: Como fazer o download?”

  1. Uelton Neves Flôr

    Olá amigos, sou discente de Eng Elétrica estando no décimo e ultimo período, venho por meu deste agradecer e parabenizar a vocês pelo ótimo trabalho que fazem. Me ajudam muito.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Uelton por nos prestigiar! Sucesso!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)