Você já se perguntou por que o fio no chuveiro é fino e na instalação é grosso? Essa é aquela dúvida que tira o sono de muitos eletricistas, porque no corpo do chuveiro os fabricantes nos instruem sobre a fiação mínima exigida e no próprio chuveiro os cabos de conexão são mais finos? O artigo de hoje vai explicar tudo sobre este assunto e trazer a resposta para esta dúvida que é bem comum.

Primeiros vamos entender melhor esta fiação, os 3 fios do chuveiro são cabo fase, cabo neutro e cabo terra. O chuveiro é fabricado com fio mais fino que o fio da instalação, isso é normal e não quer dizer que seu chuveiro esteja com defeito. O dimensionamento dos cabos internos depende da potência elétrica daquele chuveiro elétrico, ou seja, o chuveiro elétrico 110V e 220V são instalados com cabos diferentes.

Chuveiro elétrico: Informações técnicas

Quando analisamos o corpo de um chuveiro é possível ver gravado as informações técnicas daquele chuveiro, incluindo a seção mínima do cabo da instalação elétrica para ligação deste chuveiro. Estas informações devem estar escritas no corpo do chuveiro assim como exige a norma NBR 12483 que trata de chuveiro elétricos. O exemplo que vamos usar neste artigo é de um chuveiro de tensão 127V, potência 5400W, 43A de corrente elétrica e a frequência pode ser 50 ou 60Hz. Logo abaixo tem a seção mínima de cabo a ser usado para a instalação que no caso deste chuveiro é de 10mm², assim como mostra a imagem abaixo.

Método de instalação do chuveiro

Exemplo de informações técnicas gravadas no corpo do chuveiro

Chuveiro elétrico: Dimensionamento dos cabos

E aí surge a dúvida, por que eu tenho que usar um cabo de no mínimo 10mm² para instalar este chuveiro, sendo que o próprio cabo do chuveiro é 6mm². Quando o eletricista pensa em dimensionamento de cabo, logo ele recorre à norma NBR 5410 que trata de dimensionamento de cabos e fio para a instalação elétrica, mas um ponto que muitos não tem conhecimento, é que a norma NBR 5410 não trata de dimensionamento de cabos e fios para equipamentos de utilização que possuem norma própria, e o chuveiro é um destes equipamentos que possuem norma própria. A NBR 5410 deixa isso bem claro no item 1.2.2, na anilha c) que fala que esta norma se aplica a toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização.

Mesmo se pensarmos no dimensionamento seguindo a norma NBR 5410, o cabo mais fino no chuveiro se justifica, porque os cabos do corpo do chuveiro não estão dentro de um eletroduto, na verdade eles estão expostos e protegidos por um conduite de PVC. Portanto, se pensarmos no chuveiro do nosso exemplo, ele precisa de um cabo que suporte no mínimo 43A! Observando o método de instalação deste cabo pela tabela 33, ele pode ser classificado como cabo exposto e sem nenhuma proteção se enquadrando, portanto, no método 15. Seguindo na tabela 33, devemos observar os cabos unipolares ou cabo multipolar afastado(s) da parede mais de 0,3 vezes o diâmetro do cabo, que é o caso do nosso exemplo. Esse método de instalação nos leva ao método de referência F para cabos unipolares, assim como mostra a imagem a seguir.

Dimensionamento cabo do chuveiro

Exemplo de método de instalação elétrica

Agora vamos consultar a tabela 38 para cabos com isolação em PVC, temperatura no condutor de 70°C e temperatura ambiente de referência de 30°C. Devemos analisar a coluna do método F para dois cabos carregados, afinal o chuveiro é fase e neutro. Então podemos ver que o valor que mais se aproxima para mais é 53A, assim como mostra na imagem abaixo. Seguindo a linha, podemos ver que o cabo a ser usado é de 6mm², que bate com o cabo do fabricante.

Dimensionamento cabo do chuveiro

Exemplo de método de referência de instalação elétrica

Continuando com o método adequado de dimensionamento, não será aplicado nenhum fator de correção por não ter taxa de ocupação de eletroduto, e como a distância do trecho é curta, ela não provoca queda de tensão significativa. Também não há fator de correção pela temperatura considerando que o cabo exposto está refrigerado pelo ar.

Isso mostra que mesmo utilizando o dimensionamento da norma NBR5 410, o cabo mais fino é justificado e neste ponto ainda podemos pensar na economia de material para o fabricante, que querendo ou não, pode de alguma forma impactar no preço final deste produto para o cliente, mesmo que a diferença seja muito pequena.

Assim finalizamos este artigo com a explicação e a resposta do porque o cabo elétrico da fabricação do chuveiro tem seção menor que o cabo da instalação que liga o chuveiro. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para “Fio do chuveiro mais fino que o da instalação, por quê?”

  1. Jose Carlos Gomes

    Muito boa a matéria! Gostei!

    Responder
  2. Jovesi Inacio dos Santos

    Foi boa explicação!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Jovesi!

      Responder
  3. Devanir Moreno Sanchez

    O seu material e de primeira muito bem detalhado fiz recentemente uma palestra em uma empresa sobre segurança elétrica principalmente sobre aterramento, foi um sucesso parabéns continue nos ajudando. Deus abençõe.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Devanir! Fico muito contente que esteja gostando!

      Responder
  4. Valdinar

    Prefeito o tira teima

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)