Qual a cor do cabo de terra? Qual a cor do cabo de neutro? Qual a cor do cabo de fase? Essas dúvidas são bem comuns e mesmo com tanta orientação, ainda existem pessoas que não sabem como fazer corretamente a identificação dos cabos elétricos em uma instalação. Neste artigo vamos falar sobre o padrão de cor dos cabos elétricos, vamos lá pessoal!

Cabos elétricos: Retorno

Nós sabemos que o cabo de retorno é um cabo de fase que foi seccionado em um interruptor para proporcionar o controle de ligar e desligar a lâmpada. Segundo o item 6.1.5.3 da norma NBR 5410, que fala das cores de cabos de acordo com a sua utilização, em nenhum momento a norma fala especificamente da cor do cabo de retorno.

Porém, ela trata da cor do cabo de fase e como este cabo de retorno é um cabo de fase que está sendo seccionado, então podemos utilizar a regra do cabo de fase para o cabo de retorno.

Neste caso, a norma diz que pode ser usado qualquer cor para os cabos de fase com exceção do cabo azul que geralmente é usado para o neutro, e também do cabo verde que geralmente é usado para o cabo de terra.

É importante citar que a norma também não recomenda o uso do cabo amarelo, porque em alguns casos ele pode ser confundido com cabo verde e amarelo que também pode ser usado para o aterramento.

Padrão de cor dos cabos elétricos

Como saber a função do cabo de acordo com a sua cor?

Cabos elétricos: Terra

Eu já vi várias pessoas com dúvidas sobre a cor do cabo de aterramento, e existem relatos de pessoas que fizeram manutenções elétricas em instalações onde os cabos de terra não eram os cabos verdes, isso é errado mesmo?

Se você observar bem, vários eletrodomésticos tem um cabo verde ou verde com amarelo, que é justamente o cabo para ligar no terra. Nos cursos de elétrica é ensinado que o cabo de terra é verde, mas vamos consultar a norma NBR 5410 que fala disso em um capítulo inteiro sobre cabos elétricos e a sua identificação por cores.

O item 6.1.5.3.2 diz que qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde que são as cores exclusivas para a função de proteção).

Então qualquer cabo pode ser usado como condutor de aterramento, desde que seja respeitada as regras de dimensionamento, ou seja, estes cabos devem atender a espessura adequada para o circuito e sempre devem estar identificados com anilhas ou outro tipo de identificação. Nestes casos, é indispensável que o cabo seja identificado em todos os pontos onde ele fique visível ou acessível.

Entretanto, o mais recomendado é usar a identificação pela cor do cabo, que como foi dito na norma, deve ser usada a cor verde para o cabo de terra. Usar o padrão de cores dos cabos é a forma mais fácil e segura!

Cabos elétricos: Neutro

O cabo elétrico neutro possui corrente quando a carga está energizada, por isso deve ser corretamente dimensionado e identificado. O item 6.1.5.3.1 diz que qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro na isolação do condutor.

Portanto, assim como acontece com o cabo de terra, não há uma exigência de que a única forma de identificação é pela cor do cabo, ou seja, você pode usar um cabo de outra cor desde que ele respeite o dimensionamento e seja devidamente identificado com anilhas ou outras identificações. Porém, se optar pela identificação pela cor do cabo, a cor usada deve ser azul-claro.

Cabos elétricos: Fase

Para facilitar tanto a instalação quanto a manutenção, o uso de um cabo de cor diferente do cabo de fase é o mais recomendado! O item 6.1.5.3.4 diz que qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, pode ser usada qualquer cor respeitando as restrições dos itens 6.1.5.3.1, 6.1.5.3.2 e 6.1.5.3.3.

Estas cores das restrições são justamente azul-claro que é indicada para o neutro, verde ou verde com amarelo que é indicado para o cabo de terra. Normalmente as pessoas usam preto, branco ou vermelho para a fase.

O que pessoa precisa observar é que não se deve exagerar na variação das cores, senão fica difícil uma identificação futura até mesmo por um profissional que não tenha participado daquela instalação.

Depois que as cores estiverem definidas é fundamental manter este padrão em toda a instalação, sempre seguindo as normas para garantir o dimensionamento adequado. Apesar de muita gente não seguir, o uso do padrão de cores para identificação é sim a forma mais prática e segura.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)