Cabo de rede, qual a sequência certa?

Você sabe como as informações são trocadas nas redes de internet? Quais as sequências de cores dos cabos de rede? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre cabos de rede. Então, vamos lá pessoal!

As redes passaram a ser bem populares devido ao avanço tecnológico que vem ocorrendo nos últimos anos. Dessa forma, o acesso à internet e a aparelhos eletrônicos ficou muito mais fácil, assim como o compartilhamento de dados e configurações de segurança.

Com isso, surge-se a necessidade de um cabeamento de rede para que os sistemas sejam mais eficientes.

O que é cabeamento de rede?

O cabeamento de rede consiste em uma conexão feita entre as redes de computadores, oferecendo mais estabilidade, organização no ambiente de trabalho e facilidade de manutenção dos equipamentos.

Os cabos de rede ou cabos de conexão são elementos físicos que permitem que diferentes computadores e outros dispositivos de computador sejam conectados uns aos outros. Os cabos de rede podem vincular dois equipamentos diretamente ou fazer a conexão entre um dispositivo e um roteador ou “switch”.

Quando o cabeamento é feito com um bom planejamento, traz ainda o benefício de facilitar na hora em que há a necessidade de inserir ou remover dispositivos de uma rede.

Tipos de cabos de rede

Existem algumas categorias de cabos de rede, elas são:

Os cabos de rede CAT5e e CAT6 são oferecidos em formatos de condutores flexíveis e rígidos.

Um condutor rígido usa um único fio sólido por condutor, ou seja, em um cabo padrão de 4 pares e 8 condutores CAT5e/CAT6, há um total de 8 fios rígidos. Já os condutores flexíveis, usam múltiplos fios em volta um dos outros em cada condutor, resultando em um total de 56 fios trançados em uma configuração típica de um rolo de 7 fios, cada qual consistindo de 4 pares ou 8 condutores.

Os cabos condutores rígidos são ideais para fiação estruturada dentro de um edifício. Eles podem ser facilmente perfurados em tomadas da parede e em painéis, pois consistem em um único condutor.

Os cabos flexíveis são muito menos úteis para perfurar as tomadas da parede porque os fios não mantêm a sua forma redonda perfeita quando empurrados em um conector de deslocamento de isolamento.

Ao usar os conectores RJ45, os cabos flexíveis têm uma conexão melhor e mais maleável quando comparados aos cabos rígidos.

Cores de cabo de rede

Dentro do cabo ethernet, existem 8 fios codificados por cores. Esses fios são torcidos em 4 pares, cada um com um tema de cor comum.

Um dos fios do par é um fio sólido, ou principalmente de cor sólida, e o outro é um fio branco com uma faixa colorida. Os trançados são extremamente importantes, pois eles neutralizam o ruído e a interferência!

Existem alguns padrões de sequência de cores para os trançados dos fios dos cabos de rede. É muito importante conectar os fios de acordo com um padrão para obter o desempenho mais adequado do cabo Ethernet!

O TIA / EIA-568-A especifica dois padrões de fiação para um conector modular de 8 posições, como o RJ45. Os dois padrões de fiação, T568A e T568B, variam apenas no arranjo dos pares coloridos.

A sua escolha pode ser definida de acordo com a necessidade de combinar a fiação, os conectores ou a preferência pessoal existente.

Padrão de cores cabo de rede

Existem dois tipos básicos para cabos Ethernet. Um cabo ethernet direto, que é usado para conectar a um hub ou switch, e um cabo Ethernet crossover, usado para operar de maneira ponto a ponto sem um hub ou switch.

Diagrama de cores para cabo RJ45

Existem dois diagramas de fiação padrões para cabo RJ45 dos fios dentro do conector: o TIA/ EIA 568B e o TIA/ EIA 568A. Em ambos os casos, estão dispostos 8 fios agrupados em pares e são retos (as duas extremidades são as mesmas).

Para o TIA/ EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte:

Já para o TIA/ EIA 568B, a ordem é:

Na imagem abaixo, vemos os padrões TIA/ EIA 568A e TIA/ EIA 568B.

Sequência de fios nos cabos de rede.

Padrões TIA/ EIA 568A e TIA/ EIA 568B.

Cabo RJ45 Crossover

Para o cabo RJ45 Crossover, a configuração muda para cada ponta. Para o cabo crossover padrão T568B, a ponta 1 possui a seguinte ordem:

  1. Laranja e branco
  2. Laranja
  3. Verde e branco
  4. Azul
  5. Azul e branco
  6. Verde
  7. Marrom e branco
  8. Marrom

Já para a ponta 2, a ordem é a seguinte:

  1. Verde e branco
  2. Verde
  3. Laranja e branco
  4. Azul
  5. Azul e branco
  6. Laranja
  7. Marrom e branco
  8. Marrom

Na imagem abaixo, vemos a ordem das cores dos fios para cabos crossovers.

Ordem de cabo de rede crossover.

Cores dos fios para cabos crossovers.

Para aprender na prática como instalar um conector RJ45, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! E não se esqueça de deixar um gostei!

Compartilhe esse vídeo com os seus amigos para que eles aprendam também! Nos acompanhe nas redes sociais pois estamos sempre postando assuntos como esse. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário