Presentes em nosso dia a dia os cabos são responsáveis por conduzir a corrente elétrica, através dos circuitos elétricos nos mais variados tipos de instalações elétricas. Existem no mercado uma grande variedade de cabos elétricos, que são condutores elétricos geralmente feitos de cobre ou alumínio, por causa da baixa resistividade destes materiais.

É comum as pessoas fazerem confusão ao pensarem que cabos e fios elétricos são iguais, porém que pensa assim está errado, pois o que difere os cabos elétricos dos fios  é a composição interna de cada um, porque os fios são formados por um único condutor, enquanto que os cabos são compostos por vários micro condutores (filamentos), mas que possuem a mesma finalidade e características que é a condução de corrente elétrica e oferecerem baixa resistência a corrente elétrica. Vamos conhecer as características dos cabos e fios elétricos e como realizar o dimensionamento dos cabos e fios elétricos. Vamos lá!

Diferença entre fio e cabo.

Único filamento e multipolos filamentos.

Cabos e Fios

Os cabos e fios elétricos são extremamente importantes dentro das instalações elétricas, pois eles são responsáveis pela condução da corrente elétrica de forma segura e eficiente até o ponto de demanda nas instalações elétricas. Sem estes itens não existiria geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, ou seja, os cabos e fios elétricos são fundamentais para a eletricidade.

Os cabos e fios elétricos têm a mesma finalidade, pois são utilizados para a condução de corrente elétrica, porém são fabricados de formas diferentes. Internamente os fios condutores de eletricidade são fabricados com apenas um fio, desta forma os fios têm a característica de serem rígidos devido a sua forma construtiva, sendo conhecidos como cabos sólidos.

Os cabos elétricos condutores, por sua vez, são fabricados internamente por vários fios condutores elétricos entrelaçados, o que os tornam mais flexíveis em comparação aos cabos sólidos. Nas imagens abaixo teremos uma percepção melhor sobre a diferença entre os cabos elétricos e fios elétricos:

Diferença entre cabos e fios.

Cabo elétrica com múltiplos filamentos.

Nota-se que o cabo, diferentemente do fio, possui diversos filamentos, logo o cabos é bem mais flexível. Já o fio, é rígido, não possuindo a mesma flexibilidade que os cabos. Todavia, ambos são necessários, possuem diferentes aplicações, vantagens e desvantagens.

Diferença entre cabos e fios.

Fio elétricos possuem um único filamento.

Como dimensionar os cabos?

Devido a necessidade de manter a segurança tanto do profissional que trabalha com energia elétrica, como dos usuários da instalação a NBR5410 estipula uma série de medidas que devem ser consideradas.

Vale ressaltar que a norma disserta sobre condutores de potência, ou seja, a seleção e instalação destes condutores em linhas elétricas estão voltadas para linhas de energia, portanto, não se aplicam a condutores de controle ou de instrumentação.

No que diz respeito a cabos de potência, todos os condutores devem ser providos, no mínimo, de isolação, a não ser quando o uso de condutores nus ou providos apenas de cobertura forem expressamente permitidos. Os cabos uni e multipolares devem atender às seguintes normas:

  • Cabos com isolação de EPR, à ABNT NBR 7286;
  • Cabos com isolação de XLPE, à ABNT NBR 7287;
  • Cabos com isolação de PVC, à ABNT NBR 7288 ou à ABNT NBR 8661.

A norma estipula através de tabelas quais condutores devem ser utilizados levando em consideração diversos fatores como por exemplo, temperatura, quantidade de cabos por eletroduto, tipos de isolação, métodos de instalação, dentre vários outros fatores.

O dimensionamento dos cabos deve respeitar não só as necessidades da instalação, como também, a norma que regulamenta as instalações elétricas no brasil.

Complicações que podem surgir

Um problema recorrente nas instalações é quanto se torna necessário realizar a emenda de fios rígidos com fios flexíveis, para isso é necessário utilizar luvas de emenda, ou dispositivos próprios para evitar o mal contado e aquecimento das emendas.

Estes fios são bem aplicados em redes aéreas, onde é necessário que o condutor tenha uma alta resistência, para evitar que o mesmo venha se romper entre um poste e outro, onde existe o esforço do próprio peso do fio elétrico.

Os fios são conhecidos no mercado como fios sólidos ou rígido, compostos por apenas um condutor, estes dispositivos ainda são muito utilizados em aplicações telefônicas e em áreas abrasivas, onde o condutor elétrico precisa ser enterrado ou submetido à alta pressão.

Abaixo temos o vídeo do canal Mundo da Elétrica, onde é explicado passo a passo como realizar o dimensionamento correto dos cabos elétricos.

Finalizamos aqui mais um artigo e esperamos ter ajudado a tirar as dúvidas sobre as características e dimensionamento de cabos elétricos! Se após a leitura e ao término do vídeo, ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)