Como Calcular a bitola do fio!
Todos os eletricistas deveriam saber realizar o dimensionamento correto dos condutores elétricos, mas na realidade não são todos. Seja por não possuir conhecimento suficiente ou ainda por existirem muitas dúvidas em relação a bitola dos cabos elétricos.
As dúvidas são varias, como por exemplo, como calcular bitola do fio, qual fio usar para a tomada, quantos amperes suporta um determinado fio e como interpretar a tabela de queda de tensão? Iremos esclarecer todas essas dúvidas e semelhantes de forma simples, vamos lá pessoal!
Um dos principais fatores para obter uma instalação elétrica de boa qualidade é determinar a bitola correta dos condutores de acordo com cada circuito. O mau dimensionamento dos condutores além de interferir diretamente na eficiência da instalação, gera um aumento no risco de incêndios, justamente por causa dos aquecimentos dos cabos e eletrodutos.
Leia também
O primeiro passo para fazer um dimensionamento correto é determinar a quantidade total de cargas e os respectivos circuitos, além saber qual a potência total dissipada pela instalação, de cada circuito e suas respectivas cargas.
Os fatores que determinam qual deve ser a bitola do condutor são muitos, como a distância do QDC até onde é ligado a carga, a temperatura e principalmente a corrente que passa por aquele condutor.
Para saber qual a corrente que vai passar pelo condutor é simples, cada equipamento elétrico e eletrônico dissipa uma determinada potência, que é a relação entre esta potência e sua tensão de alimentação que irá estabelecer o valor da corrente elétrica.
A norma NBR-5410 estipula alguns critérios que devem ser levados em consideração ao se dimensionar um condutor elétrico. A norma estipula seções mínimas dos condutores para cada circuito da instalação, sendo que para circuitos de iluminação exige um condutor de no mínimo 1,5, circuito de cargas com condutor de no mínimo 2,5 e circuitos de sinalização e controle de no mínimo 0,5. É importante destacar que estes valores são exigências mínimas, ou seja, para determinadas funções não podem ser utilizados cabos com bitolas inferiores.
O primeiro passo para determinar qual cabo deverá ser utilizado é somar todas as potências na instalação, como das lâmpadas e dos possíveis equipamentos que serão usados, essa potência total que vai determinar sobre o valor da tensão de sua instalação que vai determinar a corrente total do circuito. A bitola deste condutor será a maior, pois este é o cabo que sai do medidor indo direto para o QDC.
A corrente elétrica é sim um fator determinante ao escolher o condutor correto, mas além disso devemos calcular a queda de tensão que ocorre nos cabos. A queda de tensão é uma anomalia causada pela distância que a corrente elétrica percorre em um determinado circuito, quanto maior for o comprimento do condutor maior será a queda de tensão, isso devido ao aumento de resistência elétrica e a quantidade de material utilizado para fazer condutores maiores.
Outro fator que influencia a queda de tensão é a reatância indutiva, causado por cargas não resistivas. Porém, considera-se para pequenos consumidores e pequenas cargas que a corrente elétrica distribui-se de forma homogênea pelos condutores apesar do campo magnético gerado.
Para facilitar, disponibilizamos algumas tabelas a seguir que basta analisá-la para saber qual condutor usar, sem a necessidade de realizar cálculos para queda de tensão.
Exemplo:
Vamos determinar qual a bitola de um condutor da saída do medidor até a entrada do QDC, cuja a tensão é de 127V. Basta saber qual é a distância entre o medidor e o quadro de distribuição. Supondo que esta instalação a corrente seja de 60A com a distância entre o medidor e o QDC seja de 20 metros, com os cabos passando por um eletroduto, ao analisar de forma simples a tabela vemos que a seção do condutor é de 16mm, como mostra a tabela abaixo.
Caso queira saber mais sobre como dimensionar condutores elétrico, segue abaixo um vídeo sobre como dimensionar cabos em 5 passos:
Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre como calcular a bitola do fio! Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Circuito elétrico em paralelo! Como identificar e calcular?
Aprenda como fazer instalação elétrica!
Como calcular queda de tensão nos condutores?
Realizando o dimensionamento elétrico residencial – passo a passo!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
31 comentários para: “Como Calcular a bitola do fio!”
Jesus de Abreu Neto
Gostei
Zulamar de Souza Machado
Gostei e muito! Gostaria de receber videos de comandos elétricos! Ainda sou fraco nessa área. Pode me ajudar?
Equipe Mundo da Elétrica
Zulamar, teremos uma aula ao vivo sobre este tema hoje! Participe conosco!
Alex Costa
Muito bom!
Equipe Mundo da Elétrica
OBrigado Alex!
Everaldino Reis
Como técnico em mecânica com enfase em eletrotécnica e eletrônica, tenho realizado algumas instalações em baixa tensão e só agora que passei a gostar do ramo, tenho aprendido muito mas muito mesmo através deste site.Parabéns aos organizadores, em especial ao professor Henrique Mattede com quem iniciei minhas pesquisas.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado Everaldino por nos prestigiar!
Adair
Gosto muito mesmo estou sempre consultando e aprendendo.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Adair!
Mateus
Ótimo artigo! Mas a visualização das tabelas está sofrível!
Abraço!
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado pelo retorno Mateus, vamos tentar melhorar!
Valdir Gomes da Costa
Gostei de ter o site o mundo da ELÉTRICA ELÉTRICA, MUITO BOM, GOSTARIA DE RECEBER NOTIFICAÇÃO DE COMANDO ATUALIZADO
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado por nos prestigiar Valdir!
Vagner
Muito bom
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado!
Amateus
Se precisar fazer uma ligacão onde o fio e de 1.5 posso usar 2 de 0.75 na falta de 1.5
Bruno
Claro que não…
Fábio
Boa noite show gostei muito da explicação
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Fábio!
Adersson Michell
Excelente.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Anderson!
Renato
Vou colocar uma máquina de 125A a uma distancia de 60 metros do dijuntor principal, qual seria a bitola dos cabos
José Sebastião Schuenck
Gostei da matéria, parabéns!
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado José~
Marcos
Existe algum app pra isso?
Pedro
Existe, vamos fazer um artigo sobre isso.
Orlando
Boa noite, gostaria de saber qual a bitola de cabo elétrico devo usar para ligar uma bomba de 1, 5 CV com voltagem 220 a uma distância de 80metros.
Pedro
Orlando, para fazer o dimensionamento é preciso converter CV em watt, para então fazer o dimensionamento correto dos cabos. Aqui no site tem um artigo com o título “Motor elétrico, como dimensionar? “, ele vai te ajudar.
Fabio
Gostei da explicação, mas tenho uma dúvida; e se for trifásico? Tem uma tabela específica? Para uma instalação residencial mesmo!
Equipe Mundo da Elétrica
Esta é uma tabela simplificada para sistemas monofásico, para sistemas trifásico é necessário usar o dimensionamento de acordo com a norma.
Jair José Pina
Excelente conteúdo, de muita utilidade, agradeço as orientações