Você sabia que o tipo de circuito elétrico mais utilizado em instalações residenciais e comerciais é o circuito elétrico em paralelo? Esse tipo de circuito é muito vantajoso para as pessoas devido às suas características. E é sobre este circuito que o Mundo da Elétrica vai falar no artigo de hoje, vamos te explicar o que é circuito/associação de resistores e vamos te falar tudo sobre circuito em paralelo. Vamos lá pessoal!

Circuito Elétrico: O que é?

Um circuito elétrico básico é formado por três elementos e pode ser caracterizado como um ou mais caminhos que possibilitam a passagem da corrente elétrica. Esses três elementos são: Fonte, Condutor e Carga.

Fonte de Tensão

Uma fonte de tensão é formada por dois pontos que fazem parte da alimentação do circuito e possuem uma diferença de potencial elétrico (DDP) entre si. Esses pontos com DDP podem ser tomadas, pilhas, baterias ou qualquer outro elemento que possua tensão elétrica.

Condutor Elétrico

Um condutor elétrico é um elemento formado por materiais condutores de energia elétrica. Esses materiais são os meios para transportar a corrente elétrica impulsionada pela tensão até o terceiro elemento que é a carga. Geralmente os condutores são feitos com o formato de cabo.

Carga Elétrica

A carga é o ponto final do circuito! É o lugar onde a corrente elétrica que vem da fonte é consumida e transformada em um tipo de energia utilizável como por exemplo, a luz, o calor, o vento e outros tipos de utilização.

Há também elementos chamados de elementos adicionais do circuito. Eles podem exercer influência sobre o circuito e até alterar o desempenho da carga. Os mais conhecidos são os interruptores, relés, comandos e outros.

Associação de Resistores em Paralelo

Como algumas pessoas sabem, existem muitos tipos de circuitos elétricos, e os principais são o circuito em série e paralelo. Há também o circuito misto, que é a junção dos circuitos anteriores. Mas como foi dito no início do artigo, nós falaremos apenas sobre o circuito elétrico paralelo. Se quiser saber mais detalhes dos outros tipos de circuitos, já fizemos artigos sobre o tema!

O circuito elétrico paralelo é o circuito que oferece mais de um caminho para a passagem de corrente elétrica. Ele possui duas ou mais cargas, onde todas são ligadas em paralelo uma com as outras, assim como o próprio nome indica.

Veja como é um circuito paralelo.

Diagrama de um Circuito Paralelo!

Neste circuito em paralelo, quando uma carga é desativada, desligada ou para de funcionar, o restante do circuito funcionará normalmente.

Neste circuito a tensão elétrica fornecida é a mesma para todas as cargas, porém a corrente elétrica que passa é dividida para cada carga, de acordo com a respectiva resistência.

Circuito Elétrico Paralelo: Como Identificar?

Existem algumas maneiras de identificar um circuito em paralelo, nós citamos abaixo duas facílimas de se fazer.

A primeira maneira é usando um multímetro! Como foi dito anteriormente, a tensão em um circuito paralelo é a mesma para todas as cargas, então basta medir a tensão de uma das cargas com um multímetro. Se a tensão medida for igual à tensão de alimentação, o seu circuito é paralelo.

A segunda maneira é testando as cargas. Ao desligar ou seccionar uma carga em um circuito em série, o restante do circuito para de funcionar, então para identificar o seu circuito basta retirar, seccionar ou desligar uma das cargas. Se o circuito continuar funcionando depois da carga ser retirada, é um circuito em paralelo.

Circuito Paralelo: Como Calcular?

Um dos fatores que determinam qual será a corrente elétrica gasta em uns circuitos e a tensão em outros são os resistores! Saber calcular a total resistência em paralelo do seu circuito é de suma importância para o correto dimensionamento do mesmo.

Caso não saiba o valor de todas as resistências do seu circuito, você precisará usar esta fórmula da lei de Ohm para calcular a resistência de cada carga. Para esta fórmula, você precisará saber qual é a tensão e a corrente da carga que deseja calcular, ambas as medidas você pode obter com um multímetro!

Fórmula para achar a resistência.

Lei de Ohm: Resistência Elétrica!

Com o valor de todas as resistências do seu circuito em mãos, agora basta usar esta fórmula para calcular a resistência total ou equivalente do seu circuito.

Como calcular resistência equivalente paralela?

Fórmula para calcular Resistência Total em Paralelo!

Viu como é fácil identificar e calcular o circuito em paralelo? Agora que você conhece tudo sobre esse circuito, você deve se preparar para possíveis imprevistos ou acidentes que podem acontecer em um circuito. Para isso, indicamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica sobre curto-circuito e aumente seu conhecimento ainda mais! Não se esqueça de deixar o gostei no vídeo e de se inscrever no canal.

O que achou deste artigo? Se tiver gostado, compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude na divulgação. Se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários e te responderemos com prazer! Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica para aprender sempre mais e nos siga nas nossas redes sociais.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)