E se você pudesse calcular a corrente elétrica ou a tensão elétrica de um circuito fazendo apenas um cálculo! Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra um macete incrível para calcular a corrente e a tensão elétrica de um circuito elétrico, então vamos lá pessoal!

É importante frisar que vamos mostrar as duas formas de fazer o cálculo. Isso é importante para você compreender porque o macete vai deixar a conta muito mais simples e rápida.

Tensão elétrica, como calcular?

Neste primeiro circuito, o cálculo é para encontrar a tensão do resistor 2. Para encontrar essa tensão vamos precisar do valor da corrente que ainda não temos. Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω.

Circuito elétrico, tensão e corrente elétrica

Exemplo de circuito elétrico com cálculo da tensão no resistor

Realizando o cálculo, o resultado mostra que a corrente do nosso circuito é de 3A. Depois de obter o valor da corrente, basta usar novamente a lei de ohm para encontrar a tensão da resistência 2. Então é só usar a fórmula: VR2 é igual a resistência 2, vezes a corrente, e o resultado do cálculo mostra que a tensão do nosso resistor 2 é 6V.

Cálculo da tensão elétrica

Fórmula para calcular a tensão do resistor de um circuito elétrico

Usando o nosso macete é possível encontrar o VR2 fazendo apenas um cálculo assim como mostra a imagem a seguir! Para isso vamos usar a seguinte fórmula: VR2 é igual a resistência 2, dívida pela soma das resistências, vezes a tensão total. Realizando o cálculo podemos ver que o resultado mostra que a tensão do nosso resistor 2 é 6V.

Circuito elétrico, tensão e corrente elétrica

Macete rápido para calcular a tensão do resistor de um circuito elétrico

Corrente elétrica, como calcular?

Neste segundo circuito, o cálculo é para encontrar a corrente que passa pelo resistor 2. Para encontrar essa corrente vamos precisar do valor da tensão que ainda não temos. Então vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Tensão é igual a corrente, vezes as resistências em paralelo. Observe que a tensão é o que estamos buscando, a corrente é de 9A, a resistência 1 – 8Ω e a resistência 2 – 4Ω.

Cálculo da corrente elétrica

Exemplo de circuito elétrico com cálculo da tensão e corrente no resistor

Primeiro vamos calcular as resistências em paralelo com a fórmula: Resistência 1 vezes Resistência 2, divido pela soma das resistências. Realizando o cálculo, o resultado mostra que o valor das resistências em paralelo é de aproximadamente 2,66Ω. Pegando este valor e multiplicando por 9A temos 24V, que é a tensão do circuito. Agora já podemos encontrar o valor que passa pelo resistor 2, basta dividir a tensão pelo valor do resistor 2, e o resultado mostra que a corrente que passa no resistor 2 é de 6A, assim como mostra abaixo.

Cálculo da corrente elétrica

Fórmula para calcular a corrente do resistor de um circuito elétrico

Com o nosso macete não é preciso fazer a conta das resistências em paralelo, e por isso podemos encontrar a corrente que passa pelo resistor 2 fazendo apenas um cálculo! Para isso vamos usar a seguinte fórmula: Corrente I2 é igual a resistência 1, dívida pela soma das resistências, vezes a corrente total. Realizando o cálculo o resultado mostra que a corrente I2 é 6A.

Cálculo da corrente elétrica

Macete rápido para calcular a corrente do resistor de um circuito elétrico

Cálculo elétrico, qual a importância?

Se você observou bem as duas formas de fazer a conta, certamente notou que com o macete fica muito mais simples e rápido não é mesmo? Talvez você esteja se perguntando, mas para que eu vou querer aprender isso? Antes de responder isso veja essa imagem a seguir que mostra uma associação de resistores em paralelo!

Como calcular resistores em paralelo?

Exemplo de circuito com associação de resistores em paralelo

Agora imagine o tempo que vai gastar para calcular todos estes resistores que estão em paralelo. E aí, qual conta vai querer usar? Tenho certeza que com este macete você pode gastar cerca de 3 minutos ou mais em cada questão!

Para quem está prestes a fazer o ENEM ou concursos que tem muitas questões na prova, quanto menos tempo você gastar em cada questão melhor! Desta forma você vai ter mais tempo para revisar as questões, e vai ser muito mais tranquilo na hora de passar as respostas para o gabarito!

Gostou deste tipo de dicas? Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica você pode aprender outro macete que pode te ajudar demais a resolver um problema rapidamente, vale muito a pena assistir.

E aí, você acha que este macete pode te ajudar? Você já conhecia este macete? Deixe nos comentários a sua resposta porque eu quero saber a opinião de vocês! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe também nos comentários.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)