Os resistores são componentes essenciais dentro da elétrica como um todo, com certeza todos os circuitos eletrônicos possuem resistores, seja do equipamento eletrônico mais simples possível até os mais complexos. Antes de executar qualquer projeto eletrônico é necessário fazer o cálculo de resistores antes, o que pode gerar muitas dúvidas. Pensando nisso resolvemos mostrar como realizar o cálculo de resistores para um simples circuito com LED`s.

Para fazer o cálculo de resistores iremos usar como base circuitos simples, que possuem LED`s, pois além de ser mais fácil de compreender como se faz é comum nas montagens dos circuitos eletrônicos a utilização de LED`s, seja para indicar o estado de operação, ou funcionamento do circuito ou até mesmo na construção de uma lanterna por exemplo, onde o LED passa a ser o principal componente do circuito e deixa de ser o componente secundário.

Para que possamos entender melhor como fazer o cálculo de resistores é necessário entender um pouco sobre eles, como por exemplo o que é um resistor, para que serve um resistor e como é associação de resistores.

O que são os resistores e suas aplicações.

Os resistores são componentes eletrônicos que possuem a capacidade de regular a passagem da corrente elétrica, além de realizar a transformação da energia elétrica em energia térmica, ou seja, uma parte dessa energia elétrica é dissipada pelo resistor em forma de calor, este fenômeno é denominado efeito joule.

Existem vários tipos de resistores, sejam eles fixos ou variáveis, eles podem ser classificados de acordo com o tipo de material, e também pelo tipo construtivo, sendo os mais comuns: resistores de carvão, resistores de fio, resistores de filme de carbono e de resistores filme metálico.

É importante destacar que existem duas maneiras de identificar o valor dos resistores, fazendo medição com um multímetro ou identificá-los através de um código de cores.

Os valores de resistores são tabelados e por isso são chamados de  valores comerciais, ou seja, após ter feito o cálculo e ter encontrado o valor do resistor pode acontecer desse valor não ser comercial, neste caso escolha sempre um resistor de valor comercial acima do calculado o mais próximo possível, ou realize a associação de resistores.

Os resistores de valores comerciais estão representados na tabela abaixo, para que possa ser encontrado os demais valores basta multiplicar por 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 ou 1.000.000.

Resistores comerciais:

Como saber quias são os valores de resistores comerciais.

Tabela como os valores comerciais de resistores.

Dimensionamento de resistores:

Existem alguns métodos que já são de costume para os hobistas, para encontrar o valor correto do resistor para os LED`s, métodos estes que são genéricos, que aparentam dar certo, como por exemplo usar um resistor de 1K para um LED qualquer sobre determinada tensão.

Estas dicas permitem o LED acender e protege o mesmo de contra certos danos. Mas certamente o LED terá a sua intensidade luminosa afetada, devido ao excesso de resistência imposto pelo resistor. Estamos falando de uma área de exatas, onde todo detalhe pode fazer total diferença, por isso a necessidade de fazer os devidos cálculos dos resistores!

Pensando desta maneira, para aproveitar ao máximo a intensidade de brilho do LED, sem que haja perigo de causar certos danos ao LED, demais componente e ao mesmo tempo manter o circuito bem equilibrado e dimensionado, sem excessos ou falta de resistência, tensão ou corrente, iremos fazer alguns exemplos a seguir.

Para poder realizar o cálculo dos resistores é necessário ter algumas informações importantes dos componentes, como a tensão de alimentação, tensão que os componentes suportam, corrente máxima que eles podem suportar e a tensão necessária que cada um dos componentes necessitam para funcionar, ou seja a queda de tensão em cima de cada um deles, como por exemplo os diodos. Neste caso será utilizado um tipo de diodo, que são os diodos emissores de luz, mais conhecidos como LED`s.

Dicas de como dimensionar os resistores.

Como realizar o cálculo de resistores?

Os componentes eletrônicos possuem datasheets, sendo que os datasheets são documentos técnicos sobre cada dispositivo, portanto basta conferir no corpo de cada um dos componentes para então procurar seu respectivo datasheet.

Como já sabemos, os LED`s não possuem algo escrito em seu corpo, ou alguma informação sobre o mesmo, por isso há uma certa dificuldade em identificar devidas informações sobre os LED`s.

Sabendo sobre a dificuldade em identificar o LED correto e suas respectivas características técnicas, disponibilizamos uma tabela, que consta o valor de tensão e corrente nominal para o LED. Esta tabela abaixo é para resistores de 5mm, portanto basta identificar o LED de acordo com a sua cor.

Qual a tensão e corrente que cada LED suporta?

Tabela de tensão e corrente para os LED`s.

Calculando:

A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é R = (Vcc – VL) / IL, onde:

  • R: resistência do resistor adequado para o LED.
  • Vcc: Tensão da fonte de alimentação.
  • VL:  tensão do LED.
  • IL:   corrente do LED.

Exemplo 1:

Dimensionar um resistor para construir um circuito que acenda um LED de 5mm da cor verde, com uma bateria de 9V.

A resolução é simples, basta identificar na tabela qual a tensão e corrente máxima para o LED da cor verde, em seguida substitua os valores encontrados na fórmula, como mostra abaixo. Lembrando que 20mA é a mesma coisa que 0,02A.

R = (9 -2) / 0,02

R = 7 / 0,02

R = 350 ohms

Neste caso não existe resistor de 350 ohms, então iremos utilizar o que está com o valor mais próxima, mas que esteja acima do valor calculado, portanto iremos usar o de 360 ohms.

Como ligar um led na bateria de 9V?

Esquema de ligação para resistor e LED em série.

Exemplo 2:

Acender um LED vermelho, em uma fonte de alimentação no valor de 6v, usando três pilhas de 1,5V cada. Aplicando os valores na fórmula fica assim:

R = (6 – 2) / 0,02

R = 2,5 / 0,02

R = 200 ohms

Agora basta conferir na tabela de resistores com valores comerciais qual é o mais próximo do resistor calculado, neste caso ambos serão do mesmo valor.

Calculando o resistor para LED`s ligados em série:

Agora são dois LED`s vermelhos e um azul ligados em série, sendo alimentados uma bateria de 9v.

Neste exemplo, como a corrente no circuito em série é a mesa iremos usar apenas uma vez o 20mA, mas somamos as tensões dos LED`s, totalizando 7V. Aplicando os valores na fórmula:

R = (9 – 7) / 0,02

R = 2 / 0,02

R = 100 ohms

Logo para esse três LED`s em série um resistor de 100 ohms seria o mais adequado.

Como fazer um ligação de três LED´s em série?

Esquema de ligação para três LED`s ligados em série.

Calculando o resistor adequado para LED`s ligados em paralelo

Ao fazer a ligação de LED`s em paralelo é recomendado que você use um resistor para cada um. Não é recomendo utilizar um resistor para todos os LED`s, pois corre o risco de haver danos aos componentes.

No caso temos dois LED`s vermelhos e um verde sendo alimentados por um fonte de 9V. Sendo assim o correto é calcular individualmente um resistor para cada um dos LED`s. Como são dois LED`s vermelhos apenas um cálculo é necessário para os dois.

Para o LED vermelho

R = (9 – 2) / 0,02

R = 7 / 0,02

R = 350 ohms

Neste caso não existe resistor de 350 ohms, então iremos utilizar o que está com o valor mais próxima, mas que esteja acima do valor calculado, portanto iremos usar o de 360 ohms.

Para o LED verde

R = (9 – 2,5) / 0,02

R = 6,5 / 0,02

R = 325 ohms

Como não encontramos um resistor de 325 ohms temos que usar um usar um de 330 ohms.

Como fazer a ligação de três LED`s em paralelo?

Esquema de ligação para três LED`s ligados em paralelo.

Calculando o resistor para led`s ligados em série e em paralelo.

Temos três LED`s vermelhos ligados em série e um LED azul ligados em paralelo ao demais LED`s e a fonte de alimentação, que no caso é uma bateria de 9v.
Assim como nos exemplos anteriores, basta somar as tensões dos LED`s e dimensionar um resistor para eles e um dimensionar o resistor para o LED azul.

Para os LED`s vermelhos ligados em série:

R = (9 – 6) / 0,02

R = 3 / 0,02

R = 150 ohms

Então, para esses três LED`s em série basta um resistor de 150 ohms.

Para o LED azul

R = (9 – 3) / 0,02

R = 6 / 0,02

R = 300 ohms

Logo, neste caso o resistor mais adequado para o LED é de 300 ohms.

Como fazer uma ligação série paralelo com LED`s?

Esquema de ligação série paralelo.

O vídeo abaixo é uma aula completa sobre resistores, pois aborda perfeitamente o que é um resistor, seus efeitos no circuito, os principais tipos de resistores e suas respectivas características, além de mostrar como calcular e o resistor ideal para um LED.

Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter ajudado a tirar todas as dúvidas sobre como fazer o cálculo de resistores! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “Cálculo de resistores. Dicas de como fazer!”

  1. Jorge Castilho Bastos

    Gostei, muito bom quero aprender mais. Muito obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Jorge! Sempre a disposição!

      Responder
  2. Jorge

    Gostei!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que ótimo!

      Responder
  3. Jose Machado

    Estou com 74 anos. Aposentado. Meu hobby é buscar conhecimentos. Tenho Junior e Senior High School pelo Departamento de Educação do Estado de Ohio, primeiro ano de Medicina na Universidade de Cincinnati, Court Report e Junior Accounting pela Campbell Commercial College, Licenciatura plena em Letras- Inglês e Literatua de Lingua inglêsa pela Universidade federal de Santa Maria RS. Atualmento estudo Eletrônica e Espanhol, e ensino inglês-conversação, e reviso e/ou traduzo trabalhos e artigos acadêmicos. Esta contribuição de vocês sobre Eletricidade/Eletrônica é muito bem vinda; estou me enriquecendo muito com estes conhecimentos. Obrigado!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Sr. José por nos prestigiar!

      Responder
  4. Joao

    Muito bom, simples de entender, obrigado por estar sempre me ajudando a tirar minhas duvidas.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado João! Sempre a disposição!

      Responder
  5. Muito Bom.

    Gostei muito.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)