Em comparação com as lâmpadas incandescentes, lâmpadas halógenas e lâmpadas fluorescentes, a lâmpada de LED oferece alguns benefícios que a faz ser escolhida no lugar das outras. Mas o que é lâmpada de LED e como a lâmpada de LED funciona? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai responder essas dúvidas e citar alguns exemplos de LED, além de ensinar como instalar a lâmpada tubular de LED. Vamos lá pessoal.

Lâmpadas de LED: O que são?

Lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) são aparelhos elétricos constituídos por um componente eletrônico chamado LED, que é um pequeno diodo emissor de luz. Este componente apresenta alta eficiência, ou seja, ele produz muita luz com pouca energia.

A sua potência luminosa é alta e a potência elétrica é baixa, ele não precisa de um reator para funcionar, porém necessita de um drive. A Sua produção de um fluxo luminoso mesmo com baixa potência, é igualada à produção de luz da lâmpada incandescente.

Lâmpadas de LED: Como Funcionam?

A lâmpada tubular de Led funciona de um jeito muito mais simples do que pensamos! Em sua estrutura ela possui um circuito eletrônico que é responsável por ajustar a tensão que chega na lâmpada para 12V, que é a tensão que a lâmpada precisa para fazer funcionar o drive.

Além do circuito eletrônico, a lâmpada de Led possui uma fita de Led que percorre toda a extensão de vidro da lâmpada, E possui também um soquete com dois pinos de cada lado para sua instalação.

Com esta estrutura, a lâmpada de Led funciona quando o circuito eletrônico recebe e ajusta a tensão da lâmpada, distribuindo essa tensão para a fita de Led de modo que cada Led recebe a tensão necessária para funcionar.

Tipos de LED

Tipos de LED, veja quais são.

Quais são os tipos de LED?

Entre os tipos de lâmpadas de LED e de LEDs em si, podemos citar alguns exemplos:

  • Lâmpada de LED PAR
  • Fitas de LED
  • Lâmpada de LED bulbo
  • LEDs bicolores
  • LEDs difusos comuns
  • Lâmpada de LED tubular
  • Matriz de LEDs
  • LEDs RGB ou tricolores
  • Lâmpada de LED spot dicroica
  • LEDs de alto brilho e outros

Como instalar uma Lâmpada Tubular de LED?

Nesta parte do artigo vamos ensinar como instalar uma lâmpada tubular de LED e como substituir uma lâmpada fluorescente por uma de LED.

Antes de mexer com eletricidade é sempre recomendável desligar o disjuntor do local onde vai ser feita a instalação ou o disjuntor geral caso não haja circuitos separados.

Fique bem atento ao esquema de instalação da lâmpada de LED, pois existem dois esquemas! Um deles tem a ligação do retorno e do neutro do mesmo lado da lâmpada e o outro tem a ligação do retorno em um lado e do neutro no outro.

Como ligar a lâmpada de LED.

Veja os esquemas de ligação da Lâmpada tubular de LED!

Troca de uma lâmpada fluorescente por LED

Na troca dessas lâmpadas, você vai precisar retirar o reator da lâmpada fluorescente, pois a lâmpada de LED não precisa de um reator para funcionar.

É aconselhável o uso de máscaras de proteção e óculos, pois além da sujeira que geralmente se acumula dentro da luminária, também há o risco de algum animal ou inseto sair de lá!

Retire a grade de proteção se houver, retire a lâmpada e os parafusos de fixação da luminária, após isso retire a luminária e o reator aparecerá. Desconecte os cabos que alimentam o reator e o retire, marque o cabo do retorno e o do neutro para que não os confunda.

Após observar e saber o esquema de ligação da lâmpada, pegue os fios de alimentação e os conecte diretamente no soquete da luminária. Prenda a luminária novamente apertando os parafusos para que não fique instável.

Após isso encaixe a lâmpada de LED nos soquetes da luminária, respeitando o esquema para não encaixar errado, e religue o disjuntor para verificar o funcionamento, caso esteja funcionando corretamente sua troca foi um sucesso!

Instalação da Lâmpada de LED

O processo de instalação é muito parecido com o processo de troca! Com o ponto de iluminação definido, identifique o cabo do retorno e o cabo do neutro e marque-os para não os confundir. Em seguida desligue o disjuntor do circuito de lâmpadas ou o disjuntor geral se não houver separação de circuitos. Observe o esquema de ligação da lâmpada de LED e faça a ligação dos cabos de alimentação no soquete da luminária respeitando esse esquema.

Após isso, você deve fixar a luminária no ponto de iluminação apertando bem os parafusos para quem ela não fique instável. Agora é só encaixar a lâmpada de LED nos soquetes da luminária, respeitando sempre o esquema de ligação para não encaixar errado. Religue o disjuntor e verifique o funcionamento, se estiver funcionando corretamente a sua instalação foi um sucesso!

Agora que você sabe fazer esta instalação, veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que ensina como instalar um painel de LED, pois isso certamente vai servir para aumentar ainda mais o seu conhecimento no assunto!

Esperamos que você tenha entendido como instalar este tipo de lâmpada, mas caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para saber mais sobre elétrica e nos acompanhe nas nossas redes sociais!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)