Você sabe o que é um LED e como ele funciona? Existe apenas um tipo de LED ou são vários? Se existem vários, quais são as diferenças entre eles? Porque não enxergamos o LED infravermelho? Bom, são muitas as dúvidas envolvendo este assunto e vamos falar de todas elas ao longo deste artigo, vamos lá pessoal!

O que é LED?

LED é uma sigla para Light Emitting Diode, que traduzindo significa: diodo emissor de luz! O LED é formado por dois semicondutores especiais montados juntos e quando uma tensão elétrica é aplicada sobre eles, emitem luz em um processo chamado eletroluminescência!

Pra que serve o LED?

Os LEDs podem ser usados em lâmpadas, luminárias, semáforos, faróis e lanternas! Aquela luz que acende no seu celular quando você recebe alguma mensagem também é um LED. O display do microondas que mostra o tempo também é formado por LEDs! Podemos afirmar que são muitas as funcionalidades do LED, principalmente analisando o avanço da tecnologia.

Características do LED?

Por ser um diodo, o LED conduz eletricidade apenas em um sentido. Se você observar a imagem abaixo, poderá notar que até o símbolo do LED é parecido com o do diodo, sendo que a única alteração é que o do LED tem algumas setas que indicam a luminosidade saindo dele.

O que é LED?

O símbolo do diodo e do LED são bem parecidos, diferenciando pela representação da luz emitida.

Outra diferença é que os LEDs tem uma tensão reversa muito mais baixa que os diodos. Para você ter uma ideia, existem LEDs que não suportam nem 7V de tensão reversa, ou seja, ao atingir esta tensão, eles já se queimam! É preciso compreender que como existem LEDs de várias cores, também há uma diferença no gasto de energia para que cada LED funcione. Sendo assim, a queda de tensão pode variar bastante, dependendo da cor do LED.

Talvez você não saiba, mas existem LEDs de várias cores como por exemplo, amarelo, azul, branco, laranja, roxo, violeta e até rosa, mas os mais comuns são: vermelho e verde. Também existem os LEDs com mais de uma cor no mesmo componente. Os LEDs RGB podem ser controlados utilizando cada cor individualmente, permitindo então a criação de efeito de cor.

Existem também os LEDs que emitem luz invisível ao olho humano! Neste grupo, estão os LEDs de luz ultravioleta e os LEDs infravermelho. Este tipo de LED é o que geralmente é usado nos controles remotos. Mas embora não seja possível visualizá-lo a olho nu, existe uma técnica bem simples para poder enxergar este LED do controle remoto, vamos falar disso no final do artigo.

O que significa LED?

Os LEDs são utilizados em diversos dispositivos e suas características são muito interessantes!

Existem LEDs de vários formatos e tamanhos, desde miniatura até SMD para soldar em placas, podendo ser um LED de potência e alto brilho, laser ou até mesmo dispostos para formar os displays de 7 segmentos. Porém, por mais eficientes que os LEDs sejam, eles também produzem calor!

Sendo assim, os LEDs de alto brilho e de maior potência precisam ter dissipadores de calor ou serem refrigerados com ventoinhas! Mesmo assim, as lâmpadas de LED são muito mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, isso sem falar na durabilidade que também é muito maior.

Como funciona o LED?

Cada LED tem uma corrente máxima de funcionamento que pode ser de poucos mA até muitos amperes, dependendo da potência. Um LED dos mais comuns tem uma corrente de trabalho na ordem de 20 a 30mA, ou seja, se queimam rapidamente quando uma corrente muito alta passa por ele. Portanto, os LEDs devem ser ligados com alguma limitação de corrente para evitar que eles se queimem facilmente!

Como o LED é um diodo, ele tem polaridade, ou seja, há um lado certo para ligá-lo! Quando observamos os LEDs mais comuns de 3mm e 5mm que encontramos facilmente no mercado, podemos identificar a polaridade destes LEDs de várias formas são elas:

Se você olhar o LED bem de perto, será possível visualizar que ele tem um pequeno chanfro em um dos lados, assim como mostra na imagem abaixo. Este lado cortado é o catodo, que representa o lado negativo do LED.

Como funciona o LED?

Veja como identificar a polaridade de um LED pelo chanfro!

Outra maneira de identificar a polaridade do LED é através do tamanho dos terminais, se você observá-los, notará que um é maior que o outro, neste caso o maior é o positivo do LED, assim como mostra na imagem abaixo. Mas para isso, é necessário que você esteja com os terminais originais!

O que e como funciona o LED?

Veja como identificar a polaridade do LED pelo tamanho dos terminais!

A terceira forma de identificar a polaridade do LED é usando um multímetro! Para isso, coloque o multímetro na escala de medição de diodos e depois coloque cada terminal do LED em uma ponta de prova do multímetro. Quando o LED acender, significa que a ponta positiva do multímetro está no terminal positivo do LED, bem simples não é mesmo?

Se você quiser ficar ainda mais bem informado sobre os LEDs, indicamos este vídeo do Mundo da Elétrica que fala detalhadamente e mostra os exemplos práticos de tudo que falamos aqui neste artigo.

Antes de finalizar, vamos explicar como fazer para ver o LED do controle remoto acender? Lembrando que a maioria dos LEDs dos controles remotos emitem luz no espectro infravermelho, ou seja, invisível ao olho humano! Mas se você apontar o controle remoto para a câmera do celular por exemplo e pressionar qualquer botão, você conseguirá ver o LED acender perfeitamente na tela da câmera.

Bom, então é isso que a gente tinha para falar sobre LED! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para “LED! O que é e como utilizar?”

  1. Beto

    Gostei da pagina

    Responder
  2. José Maria Sales

    Muito bom, obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição José!

      Responder
  3. Moacir de Jesus Godinho

    Excelente informação.Muito bem explicado.Muito útil!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Moacir!

      Responder
  4. José Alberto Pereira da Silva

    Para quem não sabe é uma boa dica tudo isso é muito bom valeu

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)