A lâmpada de LED é sem dúvidas a melhor opção em relação aos demais modelos de lâmpadas, como por exemplo as lâmpadas fluorescentes, halógenas e incandescentes, pois além de ter um consumo de energia relativamente menor, possui maior vida útil, eficiência entre outras vantagens. Iremos mostrar algumas características das lâmpadas de LED, e principalmente como substituir as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED. Vamos lá pessoal!

Lâmpada de LED

As lâmpadas de LED são lâmpadas feitas por um componente eletrônico capaz de gerar luz, que exige uma potência extremamente baixa, este componente é o LED (Light Emitting Diode), que traduzindo é diodo emissor de luz.

Devido a característica de baixo consumo, as lâmpadas de LED exigem uma quantidade de potência elétrica menor para gerar o mesmo fluxo luminoso de uma lâmpada incandescente, as lâmpadas de LED não utilizam reator, a qualidade da luz visivelmente é confortável, tem baixa geração de calor; permite a troca de lâmpada incandescente por uma de LED, devido às bases das lâmpadas serem do mesmo tamanho, maior durabilidade em comparação com as demais lâmpadas, além de ser de fácil descarte e reciclagem.

Como trocar lâmpadas.

Como substituir lâmpada fluorescente por led.

Lâmpada de Led: Como trocar?

Trocar lâmpada fluorescente por uma lâmpada de LED talvez parece ser complicada, mas na verdade é o contrário, é ainda mais simples do que você imagina, basta ficar atento ao esquema de ligação de cada lâmpada, para que não ocorram eventuais problemas.

Antes de iniciar o processo para realizar a troca da lâmpada fluorescente pela de LED, devemos ficar atentos com determinados detalhes, principalmente em relação à segurança. Desligue o disjuntor que pertence ao circuito que será realizado a troca das lâmpadas e certifique-se de que ninguém irá ligar o disjuntor.

Para este tipo de serviço tome cuidado com os olhos e com a boca, porque é muito comum possuir muita sujeira acumulada dentro da caixa da lâmpada, que é prejudicial para sua saúde, por isso recomendamos o uso de máscara e óculos de proteção.

Outro detalhe extremamente importante é ficar atento ao esquema de ligação de cada modelo da lâmpada de LED, pois existem lâmpadas que mudam a sua forma correta de instalar, e caso esta instalação seja feita de forma inadequada, certamente a lâmpada irá queimar.

O primeiro passo para realizar a substituição da lâmpada é retirar a lâmpada fluorescente, portanto removemos a grade de proteção, a lâmpada, os parafusos de fixação no teto e com muito cuidado retire a luminária.

Devemos retirar o reator da lâmpada fluorescente, porque a lâmpada de LED não necessita de reator para funcionar, sendo esta outra vantagem, a economia de espaço. Caso queira economizar cabos e eles estejam ainda conservados, você pode cortar os cabos que saem do reator, use um alicate de corte.

Existem basicamente duas configurações distintas de ligação para as lâmpadas de LED, por isso devemos ficar atentos ao tipo de lâmpada que será instalada. Veja as duas configurações.

Instalar lâmpada de LED: Configuração 1

Nesta configuração a alimentação da lâmpada é feita apenas em um dos lados, então no soquete da outra extremidade da lâmpada devemos deixar com nenhum cabo conectado, ou seja sem alimentação, pois este soquete servirá apenas para sustentação da lâmpada.

Portanto do outro lado devemos fazer alimentação normal, em um borne ligamos o cabo de retorno e no borne que restar devemos ligar o cabo de retorno que vem do interruptor. Veja o esquema de ligação na imagem abaixo:

Dicas para substituir lâmpada fluorescente.

Instalação da lâmpada de LED tubular.

Instalar lâmpada de LED: Configuração 2

Nesta segunda configuração a instalação também é simples, pois a alimentação da lâmpada de LED é feita por ambos os lados, assim como na lâmpada fluorescente. A única diferença é que para a maioria das lâmpadas de LED nesta configuração, basta ligar apenas um dos bornes do soquete, pois internamente já existe uma ligação entre os bornes.

Outra maneira de fazer esta instalação é interligar os bornes do mesmo soquete, que não haverá problema algum. O esquema da imagem abaixo apresenta exatamente as duas maneiras de realizar esta instalação.

Dicas de como substituir lâmpada fluorescente.

Instalação da lâmpada de LED tubular.

Para facilitar o entendimento, o vídeo abaixo mostra passo a passo como trocar a lâmpada fluorescente tubular por uma lâmpada de LED tubular.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas relacionadas à como substituir a lâmpada fluorescente por uma lâmpada de LED. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)