Você sabe quais tipos de lâmpadas podem ser dimerizadas? Existe lâmpada LED dimerizável? Neste artigo vamos responder suas principais dúvidas sobre dimerização de lâmpadas e mostrar uma lâmpada LED que pode ser dimerizada.

Dimerizar é regular a quantidade de luz que a lâmpada emite. O dimmer é um componente elétrico utilizado para fazer a dimerização de lâmpadas, e tem a função de controlar a quantidade de tensão média que chega na lâmpada por exemplo, usando um potenciômetro, que é um resistor variável.

O potenciômetro consegue determinar o valor da resistência elétrica, dessa forma oferecendo oposição à passagem da corrente elétrica, assim mudando o brilho da lâmpada incandescente ou da lâmpada dicroica.

O dimmer geralmente tem uma chave seletora que ao girá-la aumenta ou diminui o brilho da lâmpada. O dimmer pode ser utilizado para variar a luminosidade de acordo com a necessidade do local ou para decoração de determinados ambientes como por exemplo, jardins, corredores, salas e etc.

Todo mundo sabe que a lâmpada incandescente pode ser dimerizada, porém não é qualquer lâmpada que pode ser dimerizada, e a grande dúvida é se a lâmpada de LED pode ou não ser dimerizada? Existe sim lâmpada de LED dimerizável, mas já fique sabendo que não são todas as lâmpadas de LED que são dimerizadas.

Lâmpadas de LED

Por muito anos as lâmpadas incandescentes comuns dominaram o mercado mundial, porém menos de 10% da energia consumida pela lâmpada incandescente é transformada em luz e outros 90% de eletricidade são perdidos na forma de calor.

Pensando na economia de energia, criaram as lâmpadas fluorescentes, que são mais eficazes que as lâmpadas incandescentes, mas possuem mercúrio em sua composição. O LED surgiu como uma alternativa razoável para substituir a lâmpada fluorescente.

Quem criou a lâmpada de LED?

Criada por Nick Holonyac em 1963, a lâmpada de LED inicialmente era vermelha, utilizada para indicar se o aparelho estava ligado ou desligado. Com o passar dos anos as cores amarela, verde, azul e branca, foram criadas. O diodo emissor de luz (Light Emitting Diode), simplificado para sigla LED é um componente eletrônico semicondutor, responsável por transformar energia elétrica em luz. O LED possui uma boa taxa de luminosidade e um tamanho reduzido em relação às demais lâmpadas.

Lâmpadas de LED dimerizável

Olhando rápido as lâmpadas de LED são iguais, mas é possível identificar escrito se a lâmpada LED é dimerizável na embalagem e no corpo da lâmpada. Encontramos também na embalagem muitas vezes a palavra DIM, isso significa que a lâmpada é dimerizável. Observe na imagem abaixo as informações de um modelo de lâmpada LED dimerizável.

Informações de um modelo de lâmpada LED dimerizável.

Na embalagem e no corpo da lâmpada, mostra se a lâmpada LED é dimerizável.

Para esclarecer de vez essa dúvida resolvemos testar duas lâmpadas LED, uma comum e outra dimerizável, sendo ligada por um dimmer e vamos ver o que acontece. Primeiro vamos testar a lâmpada que não é dimerizável, à medida que diminuímos o brilho da lâmpada pelo dimmer, a lâmpada de LED comum começa a piscar e fazer um chiado interno. Um erro comum dos eletricistas é colocar uma lâmpada de LED comum para ser dimerizada, apesar da lâmpada não parar de funcionar imediatamente, isso vai diminuir a vida útil da lâmpada que pode se queimar em poucos dias.

Agora vamos fazer o teste com a lâmpada de LED dimerizável. O dimmer reduz o brilho de forma normal e a lâmpada de LED dimerizável não emite chiado interno, assim podendo ser usada com o dimmer.

Não é possível instalar dimmer em qualquer lâmpada LED.

Teste pratico com lâmpada de LED comum e dimerizável.

As lâmpadas são essenciais para nosso dia-dia, seja incandescente, fluorescente, dicroica, LED e etc. Diariamente as lâmpadas estão iluminando nossa casa, rua, fabrica e etc. Mas você sabe quem criou a primeira lâmpada? Engana-se quem pensa que foi Thomas Edison, neste vídeo do Mundo da Elétrica recriamos e falamos sobre a história da primeira lâmpada é seu verdadeiro criador.

Bem esperamos ter respondido mais esta dúvida, agora nada de errar a lâmpada de LED que vai ser instalada com dimmer, qualquer dúvida deixe nos comentários.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)