As luminárias que também são conhecidas como placa de LED ou painel de LED, são tecnologias relativamente novas! Elas vieram para trazer não apenas economia de energia, mas também estética para as instalações elétricas. Por mais que a placa e o painel de LED sejam parecidos, eles são diferentes. O Mundo da Elétrica fez este artigo para mostrar as diferenças entre placas de LED e painéis de LED, além de explicar quais são os seus benefícios e como prolongar a sua vida útil. Então vamos lá pessoal!

Tanto o painel de LED quanto a placa de LED usam um difusor de acrílico para proporcionar uma iluminação uniforme e melhor designer da placa. As placas de LED geralmente possuem um driver (fonte), que normalmente possui uma tensão de saída com o valor de 12 volts e são alimentadas com 127V ou 220V.

Placas de LED

As placas de LED iluminam muito bem! Para você ter noção, uma peça 20×20 é capaz de emitir a mesma quantidade de lúmens que um painel de LED 40×40. A tecnologia das placas de LED vieram para substituir as luminárias atuais, justamente por causa da sua eficiência energética, maior vida útil e uma ótima capacidade de iluminação, ou seja, acaba se tornando um bom investimento a longo prazo.

Tipos de luminárias, placa de LED.

Luminária feita com placas de LED.

Uma diferença muito importante entre a placa de LED e o painel de LED é a maneira com que os LEDs estão distribuídos na luminária. Este modelo de luminária é feito com placas de LED, que são distribuídas de forma uniforme por toda a placa. Enquanto isso, os painel de LED na verdade possuem fitas de LED.

Painéis de LED

É muito comum que as pessoas confundam painel de LED com placa de LED, inclusive alguns pensam que as fitas de LED instaladas nos painéis são como as placas de LED, mas na verdade não é assim!

Os painéis de LED costumam ter uma luminosidade menor se comparados com as placas de LED de mesma potência. Outra diferença é que eles geralmente têm uma qualidade e durabilidade relativamente menor, pois podem perder o fluxo luminoso conforme o tempo.

Tipos de luminárias, placa de LED.

Luminária feita com fitas de LED.

Os painéis de LED oferecem uma boa iluminação no local, e na sua fabricação é utilizada uma quantidade menor de materiais. Isso faz com que haja menos necessidade da manutenção no painel LED, além de torná-lo mais econômico porque consegue converter boa parte da sua energia elétrica em luz.

Painel de LED e Placa de LED: Vantagens

O painel de LED e placa de LED podem emitir luz branca fria, que acaba se tornando muito eficiente para ambientes que necessitam de uma iluminação intensa como por exemplo, hospitais, laboratórios, locais de trabalho e outros. Existem vários painéis e placas que emitem luz quente, produzindo uma sensação de conforto muito melhor.

Outra vantagem dos painéis e placas de LED é a sua eficiência energética, que por consequência acaba gerando um consumo de energia elétrica muito menor. Esta característica é considerada uma das suas maiores vantagens.

Temperatura da luz branca: Frio

A iluminação com luz branca de temperatura fria é a ideal para facilitar a percepção de sujeiras no ambiente, por isso é usada em locais onde são realizadas atividades que necessitam de atenção, tais como laboratórios e hospitais.

Temperatura da luz branca: Neutro

A luz que é intermediária entre o branco frio e o branco quente, é o branco neutro. Ela também é conhecida como luz do dia,e este tipo de iluminação é muito utilizada em shoppings e restaurantes.

Temperatura da luz branca: Quente

A luz branca de temperatura quente é a ideal para ambientes de descanso. Portanto, é uma ótima opção para locais onde queremos criar um ambiente mais descontraído e aconchegante.

Tipos de luminárias, placa de LED.

Temperaturas para luz branca.

Dicas de como prolongar a vida útil da luminária de LED

Alguns cuidados no modo de instalar e utilizar as luminárias faz toda a diferença na vida útil do produto! Abaixo temos algumas dicas para que a vida útil dos sistemas de iluminação não seja reduzida:

  • Não instale o produto em local com temperatura inferior ou superior à recomendação da marca
  • Não instale dimerizador em um produto não dimerizável
  • Não utilize driver de marcas diferentes da original do produto

Abaixo tem um vídeo do Mundo da Elétrica que ensina um passo a passo de como fazer a instalação de um painel de LED.

Encerramos mais um artigo e caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder! Visite também o canal Mundo da Elétrica, lá você encontra vídeo aulas completas sobre diversos temas relacionados à eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)