Sabemos que não são todas as pessoas que têm condições de comprar um painel de LED, mais querendo ou não os plafons E-27 estão cada vez mais obsoletos, assim perdendo espaço para os painéis de LED. Como o número de casas com plafons E-27 é muito grande, a mudança para painéis de LED acabou gerando oportunidades de trabalho.

Mas você sabe instalar um painel de LED? Não? Saiba que você está perdendo dinheiro! A instalação de painel de LED é bem simples, mas muita gente tem dúvidas de como fazer instalação de forma correta. Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como instalar painel de LED. Então vamos lá!

O que é LED?

Antes de realizar a instalação da luminária de LED, precisamos saber alguns conceitos básicos para não fazer a escolha errado do painel de LED. A primeira coisa é, você sabe o que é LED? Como assim não? Calma vamos explicar, a sigla LED vem de Light Emitting Diode que significa “diodo emissor de luz”, ou seja, o LED é um diodo emissor de luz. O diodo é um componente semicondutor eletrônico feito de germânio ou silício, que conduz corrente elétrica apenas em uma polarização chamada de retificação, sendo usado principalmente para converter corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC). Ainda existem outros tipos de diodos para determinadas funções.

O diodo é um componente semicondutor eletrônico feito de germânio ou silício.

Diodo componente semicondutor e simbologia.

O LED é feito com mesma tecnologia usada em chips de computadores, que tem a capacidade de transformar energia em luz. A transformação de energia elétrica em luz que os LEDs fazem, é diferente da transformação das lâmpadas incandescentes. Nos LEDs a transformação é feita em matéria de estado sólido, e nas lâmpadas incandescentes convencionais utilizam um filamento metálico.

Nas lâmpadas incandescentes o filamento de metal se aquece na passagem de corrente elétrica, já no LED a emissão de luz acontece quando a corrente elétrica percorre o material de junção PN (diodo semicondutor), emitindo radiação infravermelha. O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor, que é o responsável pela geração de luz.

O LED é um diodo emissor de luz.

Existem vários tipos de LEDs.

Instalação de painel de LED

A primeira dúvida que muita gente tem na hora instalar o painel de LED é se pode ser ligado direto na energia. O painel de LED tem duas partes, o drive que é ligado direto na energia, e a luminária de LED que é ligada ao drive. Sendo assim o painel de LED não é ligado diretamente na energia, mas sim no drive.

Quando compramos a luminária de LED o drive vem junto, mas é possível comprar o drive separado em caso de manutenção. O drive deve suportar a potência da luminária de LED como por exemplo, no caso de um painel de LED de 25W, o drive deve suportar a potência de 25W, se precisar trocar um drive danificado, ele tem que suportar uma potência igual ou maior que 25W.

Drive componentes eletrônicos mais sensíveis que o painel de LED.

Drive e luminária de LED.

Normalmente quando um painel de LED se apaga, a maioria das pessoas entende que é a luminária de LED que queimou, mas o que normalmente acontece é a queima do drive, porque ele é composto por vários componentes eletrônicos mais sensíveis. Uma dica que pode ajudar é andar com um drive de alta potência na caixa de ferramentas, assim é possível testar se o defeito é no painel de LED ou no drive.

Como instalar painel de LED?

A instalação da luminária de LED é simples! Ao comprar o painel de LED, o conjunto vem com um suporte de fixação, que tem furação para caixa de passagem no teto ou caixa de passagem 4×2, e outros furos usados para a fixação em outras estruturas. Para instalar o painel de LED de forma correta, primeiro fixamos o suporte na caixa de passagem do teto, caso a caixa esteja danificada pode-se utilizar os outros furos do suporte para fixar direto no teto utilizando bucha e parafuso.

O suporte tem furação para caixa de passagem.

Fixação do suporte na caixa de passagem do teto.

Agora com o suporte instalado é preciso desligar o disjuntor geral ou responsável pelo circuito de iluminação. Depois é só realizar a conexão do cabo de neutro e retorno no drive. A alimentação do drive deve ser feita nos fios de entrada onde não tem encaixe, em seguida ligue a luminária de LED no encaixe prático do drive, é só encaixar e girar está pronto.

Desligar o disjuntor responsável pelo circuito de iluminação ou geral.

Alimentação do drive e conexão da luminária de LED no drive.

Por último com o suporte já fixado no teto, é só arrumar o drive dentro do painel de LED e engatar a luminária de LED no suporte que tem um engate, que se encaixa no painel de LED quando se desliza a luminária sobre o encaixe. Pronto, agora ligue o disjuntor e faça um teste ligando e desligando a luminária de LED com interruptor.

Arrumar o drive dentro do painel de LED e engatar a luminária de LED no suporte.

Fixação do painel de LED no suporte.

É verdade que a instalação de painel de LED pode ser uma ótima fonte de dinheiro, mas para você que está pensando em entrar no mundo dos autônomos, confira esse vídeo do Mundo da Elétrica falando sobre os 5 erros que levam a falência dos autônomos.

Muito obrigado pela atenção! Esperamos ter ajudado e caso tenha gostado do tema deixe nos comentários. Continue acessando o nosso conteúdo no site e canal do Mundo da Elétrica para melhorar ainda mais o seu conhecimento sobre elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)