Você conhece os tipos de diodos e suas características? Aprenda neste artigo do Mundo da Elétrica o que é diodo, como ele funciona, os tipos de diodos existentes, as características construtivas e características de operação dos principais tipos de diodos. Vamos lá pessoal!

O que é diodo?

O diodo é um dispositivo eletrônico feito geralmente de silício ou germânio, que permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido, quando seus terminais estão polarizados de forma direta.

Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Na polarização direta, o anodo deve ser conectado ao positivo da fonte de tensão, enquanto o cátodo deve ser conectado ao negativo da fonte de tensão.

No corpo do diodo existe uma marcação para determinar qual dos terminais é o cátodo, evitando assim que a conexão no circuito seja feita de forma incorreta.

Os diodos são encontrados em vários equipamentos eletrônicos para fazer a retificação do circuito, tornando a corrente alternada, que é recebida da rede, em corrente contínua.

Para outras aplicações foram desenvolvidos outros tipos de diodos, cada um com a suas peculiaridades.

Tipos de diodos

Alguns diodos podem executar funções como a variação da capacitância em função da tensão elétrica, regulação de tensão, emissão de luz e outras funções especificas.

A seguir falaremos sobre os principais tipos de diodos, suas características construtivas e características de funcionamento.

Diodo Zener

O diodo zener é um tipo de diodo que funciona com a polarização reversa, ou seja, com o terminal cátodo no positivo da fonte e o terminal ânodo no negativo da fonte. Esse tipo de polarização permite que o diodo zener seja utilizado em circuitos reguladores de tensão, onde apenas um valor específico de tensão pode sair do circuito.

Tipos de diodos e suas características.

Diodo modelo zener, com polarização reversa.

Diodo emissor de luz

O diodo emissor de luz, chamado de LED ou fotodiodo, é encontrado em praticamente todo dispositivo eletrônico. A junção PN do diodo emissor de luz emite luz sob ação de uma corrente elétrica. O contrário também acontece, ou seja, sob ação da luz a junção PN pode gerar uma corrente elétrica. A camada P deste diodo é bastante fina, sua espessura tem relação com o comprimento de onda emitida.

Tipos de diodos e suas características.

Semicondutor diodo emissor de luz (LED).

Diodo schottky

O diodo schottky é feito de metal ao invés dos semicondutores diodo e germânio. Isso faz com que este tipo de diodo seja um componente de baixa capacitância e com comutação mais rápida.

A queda de tensão no diodo schottky é menor do que nos diodos comuns, entretanto, a corrente inversa é maior, o que pode impedir seu uso em alguns circuitos.

Tipos de diodos e suas características.

Semicondutor diodo modelo Schottky.

Diodo em ponte

O diodo semicondutor pode ser usado em circuitos retificadores, para fazer a corrente alternada, que é recebida da rede, tornar-se uma corrente contínua. O diodo em ponte trata-se de um componente que possui uma ponte retificadora de diodos, com geralmente quadro diodos retificadores comuns.

Diodo túnel

O diodo túnel possui elevadas concentrações de impurezas em suas camadas, fazendo com que sua região de depleção seja muito estreita, que é um efeito mecânico quântico, denominado de tunelamento. O resultado deste tunelamento no diodo túnel é a resistência nula. Esta característica permite a construção de osciladores simples.

O diodo túnel é pouco utilizado atualmente, por suportar baixa potência e ter um custo elevado em comparação aos outros tipos de diodos.

Tipos de diodos e suas características.

Semicondutor diodo modelo túnel.

Diodo varactor

O diodo varactor é bastante aplicado para o controle de frequência em circuitos osciladores. A capacitância deste diodo é variável, e é controlada pela tensão reversa, sendo projetado principalmente para explorar essa característica em altas frequências.

Tipos de diodos e suas características.

Semicondutor diodo modelo varactor.

Diodo gunn

O diodo gunn também é um diodo com resistência negativa, empregado em circuitos de altas frequências, como osciladores de micro-ondas e radares de velocidade. O diodo gunn é construído somente com um semicondutor tipo N. Este material pode ser arsenieto de gálio ou nitreto de gálio.

Tipos de diodos e suas características.

Semicondutor diodo modelo gunn.

Diodo pin

No diodo pin existe uma terceira camada entre a junção PN, essa camada de material intrínseco é inserida usando um material sem portadores de carga. Este tipo de diodo é empregado em circuitos atenuadores, fotodetectores e em circuitos de alta potência, entretanto, não é adequado para a função básica de retificação.

Tipos de diodos e suas características.

Semicondutor diodo modelo pin.

Diodo de sinal

O diodo de sinal é um tipo de diodo com comutação de alta velocidade, ele possui um baixo valor de capacitância, que permite ao diodo de sinal um baixo tempo de resposta.

Diodo retificador

Em comparação ao diodo de sinal, o diodo retificador suporta uma corrente elétrica mais alta. Esse diodo é aplicado em circuitos retificadores da maioria dos equipamentos eletrônicos, retificando o sinal alternado da rede, fazendo com que este sinal se torne contínuo.

Tipos de diodos e suas características.

Semicondutor diodo modelo retificador.

No vídeo a seguir mostramos um diodo diferenciado por seu tamanho, que tem aplicação em altas correntes, na faixa de 300 amperes. Explicamos também nesse vídeo a aplicação dos diodos retificadores e fazemos a medição do diodo com o multímetro. Não deixe de conferir!

Gostou de aprender sobre os tipos de diodos e suas características? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários para a gente! Continue no mundo da elétrica para conferir mais artigos relacionados à eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)