Existem vários tipos de diodos para as mais diversas aplicações, mas sem sombra de dúvida o diodo mais utilizado no mundo da eletrônica é o diodo retificador! Isso é facilmente explicado visto que ele atende a maioria das aplicações utilizadas em projetos eletrônicos. Vale lembrar que a principal característica de um diodo é permitir a passagem da corrente elétrica em apenas um sentido. Nos diodos a corrente flui do anodo(+) para o catodo(-).

O que é o diodo retificador?

O diodo retificador é um dispositivo semicondutor utilizado para converter sinais em corrente alternada para corrente contínua, mantendo apenas um semiciclo da onda senoidal que é a característica da corrente alternada, daí o seu nome “retificador”. Além disso, o diodo retificador pode ser utilizado normalmente como um diodo para qualquer aplicação que se necessite a passagem da corrente em apenas um sentido, por exemplo, ele pode ser utilizado para evitar a ligação invertida na alimentação de uma TV de 12 volts ligada na bateria de um automóvel.

Pra que serve o diodo retificador?

Veja a importância do uso do diodo nos eletroeletrônicos!

Neste caso a TV poderia queimar se fossem invertidas as polaridades de sua alimentação na bateria, mas com o diodo instalado corretamente, a TV não iria funcionar se os terminais fossem ligados de forma invertida. Portanto bastaria inverter a polaridade dos terminais para ela funcionar corretamente de forma segura.

Como funciona o diodo retificador

A figura abaixo demonstra como o diodo retificador elimina um dos semiciclos da forma de onda senoidal, repare que o sinal senoidal está sendo aplicado no anodo do diodo, consequentemente no anodo teremos uma forma de onda resultante com apenas o semiciclo positivo.

Qual a função do diodo retificador?

Veja como acontece a alteração da onda senoidal com o uso do diodo retificador?

Se invertermos a polaridade do diodo trocando o anodo pelo catodo veremos que a forma de onda resultante no anodo será apenas o semiciclo negativo.

Pra que serve o diodo retificador?

Alteração da onda com uso de diodo retificador quando a corrente está invertida!

A conversão de corrente alternada para corrente contínua é muito utilizada para alimentar adequadamente os circuitos eletrônicos que utilizam componentes como circuitos integrados, LEDs e transistores visto que eles geralmente trabalham alimentados em corrente contínua, os carregadores de bateria também requerem um circuito retificador pois as pilhas e baterias de todos os tipos são componentes que armazenam a energia exclusivamente na forma de corrente contínua e podem explodir caso sejam ligados a uma fonte de corrente alternada.

Tipos de diodo retificador

O diodo retificador pode ser apresentado de diversas formas ou encapsulamentos, isso varia conforme sua potência máxima. Na imagem a seguir você ver alguns dos diversos tipos de diodos retificadores que existem no mercado.

Pra que serve o diodo retificador?

Diversos tipos e modelos de diodos retificadores!

Ponte retificadora com diodos

Já foi visto que um diodo elimina um semiciclo da corrente alternada, porém a forma de onda resultante não é estável e sim formada por pulsos, que apesar de já ser corrente contínua não possui uma tensão constante, sendo necessário utilizar os dois semiciclos para formar uma fonte de corrente contínua com a tensão mais estável possível. Para resolver essa questão temos uma combinação de diodos retificadores chamada PONTE RETIFICADORA, essa combinação é formada por quatro diodos sendo que cada par de diodos é responsável por retificar um semiciclo da onda senoidal. Os diodos D1 e D2 conduzem no semiciclo positivo e os diodos D3 e D4 conduzem no semiciclo negativo, para tornar a tensão ainda mais estável podemos adicionar um capacitor após o circuito da ponte retificadora, o capacitor se carrega no topo da onda e quando a tensão diminui o capacitor se descarrega estabilizando a tensão do circuito.

O que é diodo retificador?

Como funciona a ponte retificadora com diodo retificador?

O circuito da ponte retificadora pode ser montado como na figura ou pode ser adquirido como forma de um único componente onde temos várias pontes retificadoras de diodo.

Conclusão

O diodo retificador é o principal componente do circuito que converte corrente alternada em corrente contínua, como esse circuito é muito utilizado na eletrônica o diodo retificador é largamente encontrado em aplicações de fontes de alimentação, além disso o diodo retificador também pode ser utilizado como um diodo de uso geral, principalmente quando se exige correntes elétricas elevadas. Também pode ser encontrado em diversos invólucros diferentes mediante a potência máxima requerida pelo circuito, também vale lembrar que as principais características do diodo retificador é a corrente máxima e a tensão máxima que ele pode suportar em seu terminais.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

16 comentários para “Diodo retificador! O que é? Pra que serve?”

  1. José Aparecido da Silva

    Obrigado pelo trabalho que são oferecido pois assim tem ajudado inúmeras pessoas sou grato pela dedicação do sete l

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder
  2. José Alberto Pereira da Silva

    Todos esses aprendizado são muitos bons eu gosto demais

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Excelente José!

      Responder
  3. Nilson Ribeiro

    Parabéns ao Mundo da Elétrica, melhor site de Elétrica, sempre com conteúdos interessantes.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Nilson!

      Responder
  4. Nilton

    Grande site, continuem assim que o mundo irá reconhecer-vos

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Nilton! Contamos com cada um de vocês para nos ajudar!

      Responder
  5. Aderito

    Meus comprimentos.

    Responder
  6. Marcelo

    Site interativo de conteudo muito bom!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Marcelo!

      Responder
  7. Reinaldo

    Quero parabenizar esses grandes profissionais que busca de uma forma ajudar os outros. Parabéns para todos aí da equipe!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Reinaldo!

      Responder
  8. Rogério

    Obrigado me ajudou bastante, está de parabéns!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu Rogério!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)